Estão abertas as inscrições para a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) para os estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas.
As inscrições seguem até o dia 17 de março e são feitas exclusivamente pelas escolas, que devem preencher a ficha disponível no site da Obmep, informar o código MEC/Inep e criar uma senha. No regulamento, os representantes das escolas vão encontrar todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação na Obmep.
Clique aqui para acessar o regulamento.
“A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com todos os coordenadores da Obmep, vem gradativamente fazendo um trabalho de mobilização para que todas as escolas da rede estadual de ensino possam se inscrever. No decorrer de todo o ano, a secretaria potencializa o incentivo para a realização da olimpíada e também para que os professores façam um trabalho na sala de aula específico para que esses estudantes possam estar preparados para a prova”, declara a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta.
A Olimpíada é dividida em duas fases. A primeira etapa será realizada em 30 de maio, com 20 questões objetivas. Já a segunda fase será realizada no dia 7 de outubro para os participantes classificados na primeira etapa, contando com seis questões discursivas.
As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (ensino médio).
A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 2 de agosto e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro.
Proporcionando um aumento no número de medalhas, a competição distribuirá, além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata ou bronze, oferecidas em todo o país, outras 20,5 mil medalhas em caráter regional, com o objetivo de incentivar a participação de mais instituições.
Sobre a Obmep
Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em 2005 e realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
A Obmep contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil e tem como objetivo identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a competição busca melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.