Três barragens no Piauí atingiram seu volume máximo após as chuvas intensas do mês de janeiro. As barragens estão localizadas nos municípios de Piracura, São João do Piuaí e Padre Marcos. Outras barragens nos municípios de Valença do Piauí, São Francisco do Piauí e Paulistana já contabilizam um alto volume de armazenamento.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), não há risco de rompimento mesmo essas barragens atingindo o volume máximo.
A barragem de Estreito em Padre Marcos chegou a 75,7% de sua capacidade, em Piracuruca, a barragem alcançou 80,6% do volume máximo, e a Jenipapo, em São João do Piauí atingiu 87,4% de sua capacidade.
No mesmo período do ano passado, sete barragens no estado alcançaram seu volume máximo e sangraram pelo alto volume de água acumulada com as chuvas.
Tragégia de Algodões
Há quase 14 anos, em 27 de maio de 2019, ocorreu o rompimento da barragem de Algodões I, no município de Cocal, norte do Piauí. A força das águas promoveu ondas de até 80km/h a uma altura que chegou a 10m. Ao todo, residente de 11 localidades no entorno da barragem foram afetadas. Duas mil famílias foram desalojadas.