Teresina, 23 de fevereiro de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Cidade francesa pede a Madonna que empreste quadro perdido em 1918

A prefeita de Amiens, no norte da França, pediu à cantora Madonna que empreste à cidade uma pintura do século 19 perdida durante a Primeira Guerra Mundial, que ela acredita ter sido comprada pela cantora, para aumentar suas chances de sucesso para se tornar a Capital Europeia da Cultura.

A pintura “Diana e Endymion” de Jerome-Martin Langlois, que retrata a deusa romana Diana olhando amorosamente para o belo Endymion, já esteve em exibição em um museu de Amiens, mas foi perdida depois que a Alemanha bombardeou a cidade em 1918.

O jornal francês Le Figaro informou que a pintura, ou uma quase idêntica, foi colocada à venda em um leilão em Nova York em 1989, no qual foi arrematada por Madonna por US$ 1,3 milhões.

Não houve resposta imediata de um porta-voz de Madonna a um pedido de comentário enviado por e-mail.

Amiens, cidade onde nasceu o presidente francês Emmanuel Macron, é candidata a Capital Europeia da Cultura em 2028. Em um vídeo postado no Facebook, a prefeita, Brigitte Foure, faz o pedido:

A pintura foi encomendada pelo rei francês Luís 18 para a sala Diana do Palácio de Versalhes e comprada pelo Estado em 1873.

Foure disse que a pintura foi provavelmente emprestada ao museu de Amiens pelo Louvre antes da Primeira Guerra Mundial, e, depois do conflito, a cidade a perdeu.

*Reuters

G1

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você