Teresina, 24 de abril de 2024
Logotipo do grupo DO POVO de Comunicação
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Pesquisar
Close this search box.
PUBLICIDADE

Distanciamento entre Wellington Dias e Rafael Fonteles pode ser medido nas redes sociais

Redes sociais de Wellington Dias e Rafael Fonteles demonstram um distanciamento entre os políticos do PT

Uma série de indicadores aponta para um estremecimento na relação política entre o ministro Wellington Dias e o governador Rafael Fonteles. Segundo duas fontes próximas, há um sentimento de decepção política por parte de Dias em relação a Fonteles, apesar de outros interlocutores ligados aos dois políticos negarem qualquer distanciamento.

Existem três motivos principais que estariam contribuindo para esse distanciamento: a falta de indicações do chamado “PT raiz” na montagem do primeiro escalão do governo, a remoção de indicados de Rejane Dias da Secretaria de Educação, e a maneira como Fonteles tem conduzido a eleição municipal em Teresina.

Falta de interação nas redes sociais

A análise das redes sociais de ambos nos últimos três meses também demonstra uma aparente falta de interação. De 13 de março a 9 de junho, Fonteles fez 462 postagens no Instagram, das quais Dias aparece em apenas três. O inverso também se mantém: das 123 postagens de Dias no mesmo período, Fonteles aparece em apenas uma.

Foi no dia do aniversário do governador, em 6 de maio, onde o perfil publicou : “Hoje é dia do governador @rafael.fonteles, a quem tive a honra de ver trilhar o caminho da Política e se eleger governador do Piauí. Uma pessoa que, mesmo muito jovem, é referência de inteligência, esforço e dedicação. Assumir a missão que hoje é sua não é fácil. E vê-lo exercer com zelo e sabedoria, me orgulha muito. Feliz aniversário, meu amigo.”

Rafael Fonteles respondeu com sete palavras: “Obrigado, meu amigo! Registro e legenda bastante especiais.” Foi a única interação entre os dois encontrada na análise das redes sociais.

Antes disso, a última vez que Wellington Dias havia postado algo sobre Rafael Fonteles foi em 19 de janeiro, a republicação de um vídeo que registrou a visita do governador do Piauí ao recém empossado ministro do Desenvolvimento Social.

Instagram do ministro Wellington Dias: em 90 dias, apenas uma menção a Rafael Fonteles.
Em 90 dias, a única menção a Rafael no instagram de Wellington foi no aniversário do governador

Este desencontro nas redes sociais é intrigante, considerando que ambos tiveram vários encontros durante esse período. Isso sugere que tanto Dias quanto Fonteles têm evitado a associação de suas imagens publicamente.

Disputa em Teresina distanciou ainda mais Wellington de Rafael

A relação entre os dois líderes políticos parece ter se agravado ainda mais com a disputa interna do PT pela prefeitura de Teresina. Ambos têm um grande interesse na eleição, embora evitem se envolver publicamente. Dias apoia Franzé Silva, enquanto, segundo uma das fontes, Fonteles aceitaria qualquer candidato, exceto Silva.

O motivo desse interesse na prefeitura de Teresina é simples: a capital é o colégio eleitoral mais importante do estado. Ter o prefeito ao seu lado significa contar com um forte apoio na eleição de 2026, além de ajudar a moldar o cenário para as eleições de deputados estaduais, federais e do Senado.

Se Fonteles conseguir eleger um candidato e vencer a eleição em Teresina, ele estará no controle tanto do governo do estado quanto da prefeitura. Tal cenário representaria um grande poder para seu grupo político, particularmente porque Fonteles tem demonstrado uma tendência de renovação política dentro do próprio PT.

A disputa interna entre os dois líderes será medida pela experiência política de Dias e será um teste para a habilidade de Fonteles em planejar o futuro político do estado. Este desafio sublinha a complexidade das negociações de poder no cenário político do Piauí e suas implicações nas próximas eleições municipais.

PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA TAMBÉM
ÚLTIMAS
PUBLICIDADE
CONTEÚDO RELACIONADO
PUBLICIDADE
VEJA +

Notícias

Institucional

Para você

Notícias

Institucional

Para você