Conecte-se conosco

Biografia

Biografia do Dr. Pessoa, prefeito de Teresina (2020-)

Publicado

em

Dr Pessoa, prefeito de Teresina

Prefeito José Pessoa Leal (Dr. Pessoa)

Natural de Água Branca (PI), 12 de agosto de 1946 – 74 anos
Profissão: Médico

Vida partidária

Partido atual: MDB
Partidos anteriores: Solidariedade, PSD, PDT, PPS, PPB, PPR, PDS, PMDB. 

Espectro político: centro-esquerda

História

Começou a carreira política em 1988 quando tentou a candidatura a Prefeito de sua cidade natal, Água Branca. Derrotado naquelas eleições, foi candidato a deputado estadual em 1990 e também não logrou êxito. Em 1996, tentou novamente o cargo de prefeito, daquela vez no município de Lagoinha do Piauí, também foi derrotado.

Quatro anos depois foi eleito vereador de Teresina (2000), tentou a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2002, mas foi derrotado nas urnas. Foi reeleito vereador de Teresina em 2004, 2008 e 2012. Em 2014, tentou novamente a vaga de deputado estadual, sendo eleito naquele ano para uma das 30 vagas na Assembleia Legislativa do Piauí. Dois anos depois, em 2016, tentou chegar ao Palácio da Cidade, numa candidatura a Prefeito de Teresina, foi derrotado por Firmino Filho (PSDB) que concorria à uma reeleição.

Concorreu em 2018 ao cargo de governador do Piauí, alcançando o segundo lugar na disputa e perdendo para o petista Wellington Dias. Nas eleições de 2020, tenta novamente o cargo de prefeito de Teresina (capital do Piauí), sendo eleito com uma votação expressiva.

Câmbio

Capa

Tempo

Caro leitor,

Diariamente você recebe dezenas notícias no seu whatsapp. Algumas são verdadeiras, outras não.

Por isso, é tão importante poder contar com uma fonte de informação confiável – e independente.

É isso que nós fazemos. Produzimos conteúdo. De relevância e com qualidade. Nós checamos as informações antes de publicar para que você receba apenas a verdade.

Nós analisamos os fatos para que você construa sua opinião. Nós entrevistamos pessoas, confrontamos autoridades e cobramos resultados do setor público.

O Jornal Diário do Povo faz jornalismo. E para fazer bem feito, nós precisamos do seu apoio. Assine o jornal. Custa pouco, mas vale muito. 

Banca de Jornal

Popular