Conecte-se conosco

Saúde

Aplicativo ConecteSUS e site do Ministério da Saúde sofrem ataque e ficam fora do ar

Aplicativo e site do ConecteSus são usados para comprovantes de vacinação contra a covid-19

Publicado

em

Aplicativos e site do ConecteSUS foram invadidos e dados ficam indisponíveis

O aplicativo e sites do ConecteSUS e Ministério da Saúde ficaram foram do ar após um ataque hacker ocorrido na madrugada desta sexta-feira (10). O Ministério da Saúde informou que acinou a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional para investigarem a invação.

O ConecteSUS é a plataforma que disponibiliza os comprovantes de vacinação contra a covid-19. Ao todo, cinco serviços foram comprometidos: o e-SUS (sistema de notificação de casos de Covid), o Programa Nacional de Imunização (PNI), responsável pelas informações de vacinação da população, o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19 e a Carteira Nacional de Vacinação.

Todos os dados de vacinação contra a covid-19 desapareceram do sistema.

O acesso a informações como agenda de consultas, exames e retirada de medicamentos continua ativo no ConecteSUS, segundo o Ministério da Saúde. O que caracteriza que o foco do ataque dos hackers estava nas informações da covid-19.

ConecteSus hackeado

O grupo “Lapsus$ Group” assumiu a autoria do ataque cibernético às plataformas digitais do Ministério da Saúde. Na madrugada, quem acessava os sites se deparava com a mensagem “nos contate caso queiram o retorno dos dados”.

Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o ataque foi uma atitude criminosa. “Uma atitude criminosa, de um hacker, que tá sendo investigada pela Polícia Federal, pelo Gabinete de Segurança Institucional. Hoje, o empenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível. Está sendo investigado e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente punido”, concluiu.

Se se precisar do certificado de vacinação?

Caso tenha necessidade de comprar a vacinação, até o retorno do sistema, as pessoas podem apresentar o comprovante físico de que recebeu a vacina contra a covid-19.

Segundo o Ministério da Saúde, o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) está trabalhando na regularização dos sistema de informação das plataformas ConecteSUS e do Ministério da Saúde.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Câmbio

Propaganda

Capa

Tempo

Caro leitor,

Diariamente você recebe dezenas notícias no seu whatsapp. Algumas são verdadeiras, outras não.

Por isso, é tão importante poder contar com uma fonte de informação confiável – e independente.

É isso que nós fazemos. Produzimos conteúdo. De relevância e com qualidade. Nós checamos as informações antes de publicar para que você receba apenas a verdade.

Nós analisamos os fatos para que você construa sua opinião. Nós entrevistamos pessoas, confrontamos autoridades e cobramos resultados do setor público.

O Jornal Diário do Povo faz jornalismo. E para fazer bem feito, nós precisamos do seu apoio. Assine o jornal. Custa pouco, mas vale muito. 

Banca de Jornal

Propaganda

Popular