Conecte-se conosco

Política

Bolsonaro faz trocas em seis ministérios e Centrão avança no governo

Deputada Federal Flávia Arruda (PL) assume a Secretaria de Governo da PR

Publicado

em

O presidente Bolsonaro anunciou pelo twitter a mudança na titularidade de seis ministérios nesta segunda-feira (29). O anúncio ocorre após o meio político e militares terem sido surpreendedidos com a demissão do general Fernando Azevedo do Ministério da Defesa.

A demissão do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo já era esperada. Outra surpresa foi a exoneração, a pedido, do advogado-geral da União, José Levi Mello que também tem status de ministério.

Foram três saídas em um único dia, o que provocou a necessidade de uma reação do governo para demonstrar naturalidade nas mudanças e não um esvaziamento de cargos.

Com a saída de Azevedo da Defesa e José Levi, da AGU, o governo Bolsonaro procurou nomes dentro do próprio governo e iniciou uma dança das cadeiras que permitiu o avanço do Centrão num dos cargos mais cobiçados do Palácio do Planalto: a Secretaria de Governo da Presidência da República.

A pasta é a responsável direta pela liberação de emendas dos parlamentares junto ao Governo Federal. O posto era ocupado pelo general Luís Eduardo Ramos que agora substitui na Casa Civil outro general, o Braga Netto, que assuiu o lugar de Fernando Azevedo no Ministério da Defesa.

Para o cargo foi indicada a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF), esposa do ex-governador do Distrito Federal, José Arruda. Segundo fontes de Brasília, ela é ligada ao presidente da Câmara, Artur Lira (PP).

Anunciada mudanças em seis ministérios

CargoOcupante
Casa Civil da Presidência da RepúblicaGal Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira
Ministério da Justiça e Segurança PúbicaDelegado da PF Anderson Gustavo Torres
Ministério da DefesaGeneral Walter Souza Braga Netto
Ministério das Relações ExterioresEmbaixador Carlos Alberto Franco França
Secretaria de Governo da Presidência da RepúblicaDeputada Federal Flávia Arruda (PL)
Advocacia-Geral da União – AGUAndré Luiz de Almeida Mendonça
Dança das cadeiras no Ministério de Bolsonaro

Bolsonaro anuncia mudanças no twitter

O presidente Bolsonaro anunicou nas redes sociais as mudanças nos seis ministérios que ele classificou de alteração de titularidade. Nos últimos dias, Bolsonaro tem sido pressionado por empresários que foram até o Centrão para pressionar o governo por mudanças na condução do problema da pandemia de Covid-19.

Hoje, um dos líderes do Centrão, o senador e presidente do Progressistas Ciro Nogueira deu uma entrevista ao site UOL. “Eu acho que estamos num mais pelos administrativamente do que há dois ou três meses atrás”, disse Ciro Nogueira.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *