Política
Críticas a Bolsonaro fazem Ciro Gomes virar alvo da Polícia Federal
Entrevista à rádio Tupinambá, em Sobral (CE), deu origem a denúncia de crime contra honra do Presidente
Entrevista à rádio Tupinambá, em Sobral (CE), deu origem a denúncia de crime contra honra do Presidente
Publicado
4 semanas atrásem
Por
Fábio SérvioUm dos principais críticos de Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) agora é alvo de um inquérito da Polícia Federal que apura susposta prática de crime contra a honra do Presidente da República. O próprio Jair Bolsonaro assinou o pedido de abertura do inquérito através da Subchefia de Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Segundo o jornal Estadão, uma entrevista concedida à Rádio Tupinambá, em Sobral (CE), reduto político de Ciro Gomes, em novembro de 2020, foi o estopim para o pedido de inquérito. Nela, Ciro fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro e ao bolsonarismo.
“Repúdio ao bolsonarismo, à sua boçalidade, à sua incapacidade de administrar a economia do País e seu desrespeito à saúde pública”
Ciro Gomes, em entrevita à rádio tupinambá, em sobral
Na mesma entrevista, Ciro Gomes chamou Fabrício Queiroz, ex-assesor do senador Flávio Bolsonaro, de “ladrão” ao citar o inquérito da “rachadinha” que envolve membros da família do presidente.
“Qual foi o serviço do Moro no combate à corrupção? Passar pano e acobertar a ladroeira do Bolsonaro. Por exemplo, o Coaf, que descobriu a esculhambação dos filhos e da mulher do Bolsonaro, que recebeu R$ 89 mil desse (Fabrício) Queiroz, que foi preso e é ladrão, ladrão pra valer, ligado às milícias do Rio de Janeiro. E onde estava o senhor Sérgio Moro? Acobertando”, disse Ciro.
O Capítulo V do Código Penal brasileiro trata dos crimes contra a honra. É nele que se baseia o pedido de inquérito do Ministério da Justiça, que, segundo o artigo 145, é o único que pode requerer a abertura do inquérito Polícial quando o crime é cometido contra o Presidente da República.
O caso corre na Justiça Federal do DF.
“Fui informado da abertura desse inquérito há cerca de dez dias. Estou pouco me ligando”, disse Ciro nesta sexta-feira, 19.
Decepção Política
‘Preparem-se’, diz Jair Bolsonaro a apoiadores
Lula manda recado a Bolsonaro em entrevista: “deixe de ser ignorante, presidente”
Bolsonaro tosse 7 vezes ao lado de intéprete sem máscara em live desta quinta-feira
De qual Bolsonaro vamos lembrar em 2022?
Bolsonaro diz que Brasil será autossuficiente na produção de vacinas
Pingback: Sérgio Moro foi parcial ao julgar Lula, decide STF - Jornal Diário do Povo