Conecte-se conosco

Política

Piauí Conectado levará banda larga para os 224 municípios do estado

Publicado

em

Piauí Conectado levará banda larga para os 224 municípios do estado

O Governo do Piauí, por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), está implantando a expansão do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) Piauí Conectado que levará acesso à internet banda larga para mais 123 municípios do estado, alcançando 12 mil quilômetros de rede de fibra óptica. Atualmente, a rede já está presente em 101 cidades, beneficiando cerca de 2,5 milhões de piauienses.

A lei 12.865 de 2014, conhecida como Marco Civil da Internet, diz no artigo 7º que “o acesso à internet é essencial ao exercício da cidadania”. A cobertura da PPP significa a viabilidade de serviços de telemedicina, telesegurança, tele-educação. Além disso, vai facilitar muitas ações do dia a dia como a realização de serviços bancários beneficiando a população e também o comércio, e aproximar as pessoas nesse contexto de isolamento social acarretado pela pandemia do novo coronavírus.

“A Piauí Conectado tem sido uma grande parceira no sentido de abrandar as dores causadas em decorrência da pandemia da Covid-19. As cidades contempladas no projeto demandam e dependem, para que vários serviços funcionem, de uma rede capaz de atender a várias frentes de atuação”, destaca a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura.

Um dos grandes desafios enfrentados pelo Brasil no processo de inclusão digital é que muitas localidades têm problemas para ter uma rede adequada de internet. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as regiões nordeste e norte apresentam taxas de acesso de 52,3% e 54,3%, respectivamente. Esses indicadores são ainda menores nas áreas rurais. Além disso, 47% da população com condições econômicas mais reduzidas (classes D e E) têm somente conexão móvel com franquias de dados extremamente limitadas.

O diretor-presidente da concessionária SPE Piauí Conectado, Emerson Silva, explica que a ampliação da cobertura de internet de qualidade colocou o Piauí na frente com relação aos demais estados da federação. “Em dois anos de implantação do nosso projeto, a cobertura de internet no Piauí cresceu 125%, um número bem acima da média brasileira que foi 22%”, destaca o gestor.

“A PPP não leva apenas o acesso à internet, mas também uma rede de qualidade. Um estudante que precisa acompanhar as aulas online, por exemplo, pode encontrar dificuldades em assistir aos vídeos com dados móveis de celular, e nesse contexto a banda larga gratuita ofertada pelo projeto Piauí Conectado vai fazer toda a diferença”, comenta Viviane Moura.

The post Piauí Conectado levará banda larga para os 224 municípios do estado appeared first on Governo do Piauí.

=
Com Informação do Governo do Piauí

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nacional

Fábio Wajngarten: o homem que pode eximir Bolsonaro ou condená-lo na CPI

Publicado

em

Por

Fábio Wajngarten depõe na CPI da Covid nesta quarta-feira(11)
Fábio Wajngarten | Foto Marcelo Camargo/Ag. Brasil
Sobre os ombros do ex-secretário de Comunicação da Presidência da República, advogado Fábio Wajngarten, pesa a responsabilidade de mudar os rumos da CPI da Covid no Senado Federal. Na primeira semana dos trabalhos da comissão, o governo Bolsonaro saiu derrotado em praticamente todos os depoimentos. Marcado para esta quarta-feira(12), o testemunho de Fábio Wajngarten pode […]
Continue lendo

Política

Wellington Dias trata sobre imunização em massa com Anvisa, governadores e senadores

Publicado

em

Por

Wellington Dias trata sobre imunização em massa com Anvisa, governadores e senadores
Reunião com Anvisa, governadores e senadores. Foto: Jorge Bastos

O presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias, reuniu-se, virtualmente, nesta segunda-feira (10), com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Comissão Temporária da Covid-19 e com governadores. Em pauta, as dificuldades enfrentadas pelos estados, o estágio da pandemia, o progresso do cronograma de vacinação e a compra de vacinas de maneira descentralizada por estados e municípios.

Wellington Dias pretende buscar junto ao Governo Federal a celeridade na imunização da população e manter o fomento da economia nacional. “Agradeço a abertura do diálogo com a Anvisa e faço um apelo para que possamos alcançar cerca de 100 milhões de doses de vacina para que o Brasil tenha condições de imunização em massa, pelo menos, até agosto deste ano, como vai ocorrer com os países mais desenvolvidos. Queremos garantir variadas vacinas e produção de IFA pelo Butantan, União Química e Fiocruz. Precisamos evitar uma terceira onda da Covid-19”, afirmou o governador.

Na reunião, alguns pontos destacados foram: a situação atual dos leitos de UTI e oxigênio medicinal; programa de testagem da população nos estados e municípios; compra e fabricação de vacinas; retorno das aulas presenciais; isolamento social e medidas restritivas.

Continue lendo

Câmbio

Capa

Tempo

Caro leitor,

Diariamente você recebe dezenas notícias no seu whatsapp. Algumas são verdadeiras, outras não.

Por isso, é tão importante poder contar com uma fonte de informação confiável – e independente.

É isso que nós fazemos. Produzimos conteúdo. De relevância e com qualidade. Nós checamos as informações antes de publicar para que você receba apenas a verdade.

Nós analisamos os fatos para que você construa sua opinião. Nós entrevistamos pessoas, confrontamos autoridades e cobramos resultados do setor público.

O Jornal Diário do Povo faz jornalismo. E para fazer bem feito, nós precisamos do seu apoio. Assine o jornal. Custa pouco, mas vale muito. 

Banca de Jornal

Popular