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Seduc inicia ciclo de webinários sobre Gestão da Educação Piauiense

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Seduc inicia ciclo de webinários sobre Gestão da Educação Piauiense

 

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) e o Instituto Unibanco realizam um ciclo de sete webinários com o tema “Gestão da Educação Piauiense” que serão exibidos pelo Canal Educação. O primeiro episódio do ciclo foi realizado nesta quinta-feira (29) e teve como tema Avaliação Educacional em tempos de pandemia.

A diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem da Seduc (UNEA), Mazé Mendes, representou o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, e destacou a importância da avaliação como ferramenta que analisa o aprendizado adquirido pelos alunos em 2020 e traça novas metas para 2021.  “Falar de avaliação já é tão complexo e nesse contexto de pandemia mais ainda. Mas dado isso, temos que ver como oportunidade, com coragem, determinação e união em busca dos objetivos norteados pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Uma avaliação formativa que predomina os aspectos qualitativos é primordial para mitigar o abandono escolar e garantir a aprendizagem. Então, finalizamos o ano letivo de 2020 e iniciamos 2021 com a fase 1 do programa Juntos pra Avançar, e nesse momento estamos na aplicação da AGI (Avaliação Diagnóstica do Juntos Para Avançar) com a intenção de ter nas mãos os dados para fazer o replanejamento e dar continuidade ao ano letivo com foco nas defasagens. Até o final de maio teremos os dados consolidados e entraremos na fase 2 do programa”, enfatizou a diretora da UNEA.

O superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, afirmou que trabalhar nesse contexto de pandemia com o foco que a rede do Piauí teve, mantendo a oferta da escola pública com qualidade, é um grande avanço. “Esse evento permite uma integração que traga as devolutivas pedagógicas e que aumentam as chances de apoiar os professores para viabilizar a manutenção dos estudantes na escola e mitigar as perdas de aprendizagem. Queremos deixar instrumentos nas mãos dos professores que facilitem o trabalho e apoiando para que deem o sentido ao processo, criando um ambiente de ensino-aprendizagem adequado ao contexto e que mire uma transição num salto de qualidade”, observou.

O diretor do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Hesíchia de Sousa Brito, de Piracuruca, representou todos os gestores escolares externando a importância da avaliação. “A avaliação é uma forma do professor mensurar sua ação no processo ensino-aprendizagem. Ela nos dá um feedback na relação com os alunos. A avaliação permite que o professor reflita suas ações e estratégias a fim de que os conhecimentos possam avançar. Passa a ter um caráter motivador, que deve transcender a sala de aula, pois em todas as ações de nossa vida devemos estar pautados em uma avaliação. Então não devemos nos prender apenas às práticas da sala de aula. Ela é um meio e não um fim, para que os alunos vivenciem melhor os conhecimentos”, concluiu o gestor.

A especialista em Educação e Gestão Pública, Valéria Marques, trouxe os aspectos e intencionalidades pedagógicas da avaliação. “Temos que seguir uma trilha formativa que envolve quem vou avaliar, para quê avaliar, o que avaliar, quando e como avaliar, com a avaliação como instrumento de aprendizagem”, dissertou introdutoriamente a palestrante em sua apresentação.

O episódio 1 do ciclo de webinários foi mediado pela Diretora do Canal Educação, Viviane Carvalhedo, que apresentou dados de pesquisas realizadas pelo Instituto Unibanco e PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua, do IBGE, sobre o ensino remoto no Brasil após a pandemia.

O webinário foi finalizado com a participação da professora Márcia Damasceno, coordenadora do Programa Mais Aprendizagem da Seduc. A palestrante focou na humanização da avaliação com um olhar desmistificado, sobre a ótica da sala de aula, da rede e dos profissionais da educação. Falou também da plataforma Foco na Aprendizagem. “Temos que olhar esse processo avaliativo do aspecto da humanização da avaliação. Precisamos pensar em condições que nos permitam a personalização do ensino e da aprendizagem, porque cada aluno tem seu próprio ritmo de aprender”, finalizou a professora.

O próximo episódio acontecerá no dia 27 de maio, às 15 horas, na página do Youtube do Canal Educação.

 

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Seduc convoca Organizações da Sociedade Civil para eleição do Conselho do Fundeb

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Seduc convoca Organizações da Sociedade Civil para eleição do Conselho do Fundeb

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publica o Edital da Comissão Especial Eleitoral Nº 01/2021 que tem como objetivo regulamentar a eleição de Organizações da Sociedade Civil (OSC) que terão representante na composição do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-Fundeb) do Estado do Piauí. As inscrições serão realizadas de 7 a 14 de maio e a assembleia de eleição no dia 24 de maio de 2021.

A Comissão Eleitoral é constituída por servidores da Seduc, que não possuem participação no CACS-Fundeb, e será responsável pela divulgação do edital, organização e realização da Assembleia de Eleição, até a divulgação final das Organizações da Sociedade Civil eleitas para indicarem representantes ao conselho.

A função de conselheiro do CACS-Fundeb não é remunerada, sendo considerada de relevante interesse social. Os representantes das OSCs interessados em exercê-la deverão atender aos requisitos de ter disponibilidade de tempo para participar das reuniões ordinárias e ter disponibilidade para participar dos encontros de formação.

Estão disponíveis duas vagas de titulares e duas vagas de suplentes para segmento de organizações da sociedade civil, para mandato de quatro anos.

A organização interessada em participar da eleição deverá imprimir e preencher o requerimento de inscrição e encaminhar juntamente com toda a documentação exigida no edital, em um único arquivo, por meio do endereço eletrônico ([email protected]).

A Assembleia de Eleição será realizada no dia 24 de maio de 2021, na modalidade de videoconferência, pela plataforma Zoom ou equivalente, cujo link de acesso será enviado antecipadamente às organizações habilitadas para o processo, no endereço eletrônico de envio da inscrição.

O resultado final da votação será divulgado e publicado no sítio eletrônico da Seduc. As organizações eleitas terão até o dia 25 de maio de 2021 para indicar o nome de seus representantes, titular e suplente.

Clique aqui e confira o edital

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Projeto da Residência Pedagógica realiza palestra sobre materiais didáticos no ensino remoto

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Projeto da Residência Pedagógica realiza palestra sobre materiais didáticos no ensino remoto

O subprojeto Letras Inglês, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) promoverá, nesta sexta-feira (7), de 10h às 12h, uma palestra como parte da Formação Continuada de Residentes e Preceptores, para alunos regulares do curso de Letras Inglês e demais interessados, por meio do Google Meet.

A palestra terá como tema “(Re)pensando matérias didáticos para ensino remoto: Entendendo os papéis das metodologias ativas”, e como palestrante, Patrícia Oliveira Lucas, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

As metodologias ativas são recursos necessários da aprendizagem e mecanismos didáticos que colocam o aluno direta e ativamente como protagonista no processo de aquisição do conhecimento, principalmente nos meses de pandemia, com o ensino remoto.

“A metodologia ativa apresenta e convida alunos, com auxílio da tecnologia, para aprendizagem colaborativa, aprendizagem híbrida, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, portfólios e gamificação. Essas promovem autonomia do aprendiz”, explica a professora Maria Eldelita, coordenadora de área pedagógica de Letras Inglês.

Inscrições

A palestra contará com 50 vagas e as inscrições estão abertas até esta sexta (7), e podem ser feitas por meio do e-mail da coordenação do curso: [email protected]

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