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CGE cria força-tarefa e zera processos em análise da saúde

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CGE cria força-tarefa e zera processos em análise da saúde

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) analisou em um período de quase sete meses (entre setembro de 2020 e abril de 2021), 318 processos de contratações de bens e serviços relacionados à saúde. Nesse período, em razão do grande volume de processos a serem analisados pela CGE junto à Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), a CGE criou uma força-tarefa e conseguiu, nesta semana, zerar os processos que estavam pendentes de análises.

Para a CGE, isso é resultado de um planejamento e esforço conjunto, com vistas à celeridade nas análises das despesas para que o Estado possa continuar investindo em saúde.

O auditor governamental Kilmer Távora, que coordena os Núcleos Setoriais, explica que a força-tarefa tem o propósito que vai além de reduzir volume de processos. “Esse resultado foi possível pois os auditores governamentais focaram não só em elaborar parecer. A partir da definição de uma metodologia de atuação dos auditores setoriais, passou-se a orientar o processo desde sua origem para que, ao chegar no controle, não gerasse retrabalho pela necessidade de retorno para correções. Assim, conseguimos promover a eficiência nos nossos trabalhos e orientar os setores para a regularidade nos processos”, explicou.

A auditora governamental Iluska Rolim é uma das integrantes da equipe do Núcleo Setorial da Sesapi e ressalta a importância do trabalho de assessoramento. “Fizemos todo um trabalho de visita aos setores do órgão, participamos de reuniões para tirar dúvidas dos servidores e orientamos a instrução processual com emissão de despachos orientativos antes da emissão de pareceres. Tudo isso visando mitigar os riscos dos processos da Sesapi.”, explicou.

Em razão da pandemia da Covid-19, o Governo do Estado aumentou seus investimentos em hospitais e aquisições de insumos para, assim, possibilitar o atendimento aos pacientes que necessitam do sistema público de saúde.

Em decorrência do grande volume e complexidade dos processos a serem analisados quanto à economicidade e eficiência nas diversas contratações de bens e serviços, as auditoras Iluska Rolim e Kennia Ferreira passaram a integrar o Núcleo na Secretaria, juntamente com o auditor Jarbas Souza. Os processos também foram distribuídos para outros auditores dos diversos setores da CGE para fazer frente à alta demanda do órgão.

“A Sesapi comporta grande parcela da estrutura administrativa do Estado e precisa desenvolver atividades diversas para solucionar as demandas da saúde. Desde junho de 2019, iniciamos o trabalho como setorial CGE/Sesapi com presença permanente de dois auditores emitindo manifestações para melhor executar as ações da Secretaria. Atualmente somos três auditores setoriais e estamos conseguindo atender as demandas com maior celeridade, mesmo com o aumento das carga de processos devido à pandemia Covid-19”, explicou o auditor governamental Jarbas Souza, que atua como setorial desde junho de 2019.

Para o secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto, a contribuição do controle interno feita pela CGE em conjunto com a Sesapi permite um maior nível de segurança e contribui para a economia. “Existe um esforço grande na Sesapi para que nós possamos executar com maior celeridade e resultados práticos, os procedimentos administrativos e financeiros em razão de estarmos num momento de pandemia. Para isso, contamos hoje com o apoio da CGE, que reforçou todo um trabalho de controle interno na Secretaria, instalando uma força-tarefa com três auditores governamentais, sob a coordenação de outro auditor, para que possamos, assim, ter um maior nível de auditagem e maior nível de controle nos processos que tramitam na Sesapi. Isso resulta em maior qualidade, efetividade e segurança nos procedimentos adotados nesta Secretaria”, assegurou.

A partir de agora, os trabalhos junto à Sesapi devem passar para uma nova etapa, que consistirá no acompanhamento dos contratos em execução, entre outras diretrizes.

 

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Seduc convoca Organizações da Sociedade Civil para eleição do Conselho do Fundeb

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Seduc convoca Organizações da Sociedade Civil para eleição do Conselho do Fundeb

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publica o Edital da Comissão Especial Eleitoral Nº 01/2021 que tem como objetivo regulamentar a eleição de Organizações da Sociedade Civil (OSC) que terão representante na composição do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-Fundeb) do Estado do Piauí. As inscrições serão realizadas de 7 a 14 de maio e a assembleia de eleição no dia 24 de maio de 2021.

A Comissão Eleitoral é constituída por servidores da Seduc, que não possuem participação no CACS-Fundeb, e será responsável pela divulgação do edital, organização e realização da Assembleia de Eleição, até a divulgação final das Organizações da Sociedade Civil eleitas para indicarem representantes ao conselho.

A função de conselheiro do CACS-Fundeb não é remunerada, sendo considerada de relevante interesse social. Os representantes das OSCs interessados em exercê-la deverão atender aos requisitos de ter disponibilidade de tempo para participar das reuniões ordinárias e ter disponibilidade para participar dos encontros de formação.

Estão disponíveis duas vagas de titulares e duas vagas de suplentes para segmento de organizações da sociedade civil, para mandato de quatro anos.

A organização interessada em participar da eleição deverá imprimir e preencher o requerimento de inscrição e encaminhar juntamente com toda a documentação exigida no edital, em um único arquivo, por meio do endereço eletrônico ([email protected]).

A Assembleia de Eleição será realizada no dia 24 de maio de 2021, na modalidade de videoconferência, pela plataforma Zoom ou equivalente, cujo link de acesso será enviado antecipadamente às organizações habilitadas para o processo, no endereço eletrônico de envio da inscrição.

O resultado final da votação será divulgado e publicado no sítio eletrônico da Seduc. As organizações eleitas terão até o dia 25 de maio de 2021 para indicar o nome de seus representantes, titular e suplente.

Clique aqui e confira o edital

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Projeto da Residência Pedagógica realiza palestra sobre materiais didáticos no ensino remoto

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Projeto da Residência Pedagógica realiza palestra sobre materiais didáticos no ensino remoto

O subprojeto Letras Inglês, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) promoverá, nesta sexta-feira (7), de 10h às 12h, uma palestra como parte da Formação Continuada de Residentes e Preceptores, para alunos regulares do curso de Letras Inglês e demais interessados, por meio do Google Meet.

A palestra terá como tema “(Re)pensando matérias didáticos para ensino remoto: Entendendo os papéis das metodologias ativas”, e como palestrante, Patrícia Oliveira Lucas, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

As metodologias ativas são recursos necessários da aprendizagem e mecanismos didáticos que colocam o aluno direta e ativamente como protagonista no processo de aquisição do conhecimento, principalmente nos meses de pandemia, com o ensino remoto.

“A metodologia ativa apresenta e convida alunos, com auxílio da tecnologia, para aprendizagem colaborativa, aprendizagem híbrida, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, portfólios e gamificação. Essas promovem autonomia do aprendiz”, explica a professora Maria Eldelita, coordenadora de área pedagógica de Letras Inglês.

Inscrições

A palestra contará com 50 vagas e as inscrições estão abertas até esta sexta (7), e podem ser feitas por meio do e-mail da coordenação do curso: [email protected]

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