Conecte-se conosco

Política

De cada 30 pessoas, 7 morrem por falta de UTI no Piauí, revela Wellington Dias

Governador Wellington Dias revelou dados em entrevista à Globo News.

Publicado

em

Em entrevista à Globo News o governador Wellington Dias revelou que taxa de ocupação de leitos de UTI no Piauí é maior que os números apresentados quando desconsiderados os leitos exclusivos para crianças e gestantes.

Segundo o próprio Wellington Dias, a ocupação passa de 100% e de cada 30 pessoas que morrem por Covid-19, sete vieram a óbito não pela doença em si, mas por falta de atendimento adequado por falta de vaga em Unidades de Terepia Intensiva.

A entrevista foi na noite deste domingo (4) ao jornal Globo News Edição das 18h. O governador ainda falou da queda no número de contamidados pelo novo coronavírus em todo o Brasil e disse “vencer essa fila, como já aconteu em Manaus, é a esperança para outros estados brasileiros”, concluiu.

O Piauí conta hoje com 456 leitos de UTI. Os dados do Painel Epidemiológico Covid-19 da Secretraria de Estado da Saúde (SESAPI), divulgados no domingo(4), mostram que 95,4%, desses leitos de UTI estão ocupados. Ontem, 435 leitos estavam ocupados e 21 disponíveis.

‘Na verdade’, não há vagas em UTI para os pacientes

Wellington Dias revelou à Globo News que de cada 30 pessoas que morrem por Covid-19 no Piauí, 7 são por falta de UTI.
Descontados os leitos exclusivo para gestantes e crianças, não há vaga em UTI no Piauí

Porém, quando são descontados os leitos exclusivos para crianças e gestantes do Hospital Infantil Lucídio Portela e da Maternidade Dona Evangelina Rosa, que são 21 ao todo, a taxa de ocupação é de 100%.

Para a maioria da população, essa é a realidade da rede hospitalar: não há vagas em UTI, como disse o próprio Wellington Dias na entrevista à Globo News.

“Aqui, na verdade, 96% de leitos porque nós temos leitos exclusivos infantil e leitos ‘exclusivo’ para gestante, para as mulheres, então basicamente são nas maternidades e hospitais infantis onde a gente tem vaga, que não é vaga adequada para recebimento de adultos, na verdade a gente está com filas”.

Governador wellington dias, em entrevista à globo news

‘Precisava de UTI e não tiveram atendimento’, reconhece Wellington Dias

Wellington Dias revelou que “23% dos óbitos são relacionados a pessoas que estão na fila. Ou seja, quando você tem, assim, 30 pessoas que vieram a óbito, aproximadamente sete foram pessoas que estavam na fila. Precisava na UTI e não tiveram o atendimento, ou já chegou na UTI numa situação muito grave por conta de estar num local inadequado”, afirmou o governador.

Para ele, “Vencer essa fila, como já aconteceu em Manaus, é a esperança para outros estados brasileiros e eu acredito que a gente agora nos próximos dez dias vai ter algum sinal nesta direção”, concluiu.

Foi a primeira vez que o govenador Wellington Dias reconheceu publicamente a mortes de pacientes de Covid-19 por falta de vagas em UTIs no Piauí.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereadora Thanandra pede suspensão da Expoapi

Protetora dos animais, a vereadora Thanandra Sarapatinhas após acidentes com cavalos durante queima de fogos em evento da Expoapi

Publicado

em

Vereadora Thanandra Sarapatinhas pede a suspensão da Expoapi depois de acidente com cavalos na BR 343
Thanandra Sarapatinhas | Foto: ASCOM / CMT

Teresina – A vereadora Thanadra Sapapatinhas afirmou nesta quinta-feira (9) que vai pedir a suspensão da Exposição Agropecutária do Piauí – Expoapi após os acidentes com cavalos durante a queima de fogos ocorrida na noite de ontem no evento.

Os animais se assustaram e correram em direção a BR 342 provocando vários acidentes com automóveis. Animais ficaram feridos e tiveram que ser sacrificados.

Segundo a vereadora de Teresina, a Expoapi deve ser suspensa até que todas as circunstâncias que levaram à tragédia sejam esclarecidas. Ela ressaltou que lançar fogos de artifícios é proibido por lei.

“Irei solicitar a suspensão da Expoapi até que todas as circunstâncias sejam esclarecidas envolvendo o acidente com animais seriamente machucados por conta de fogos de artifício usados indevidamente. Vale lembrar que fogos de artifício barulhentos são proibidos por Lei no Piauí. Precisamos de leis, mas precisamos mais ainda que elas sejam cumpridas”, disse Thanandra.

Continue lendo

Política

Jair Bolsonaro não ganhou ‘Personalidade do Ano’ da revista Time

Apesar de ter vencido a enquete, são os editores da revista quem define os vecedores do título de “Personalidade do Ano” da Time

Publicado

em

Bolsonaro não ganhou o título de personalidade do ano da Time

O presidente Jair Bolsonaro foi anunciado nas redes sociais por seus apoiadores como escolhido “Personalidade do Ano” da revista Time. Mas não é bem assim.

A votação online não define o vencedor. É a escolha dos editores da revista que determina quem vai ocupar a capa da publicação como personalidade do ano.

Aberta a todo mundo, a votação online foi amplamente divulgada em campanhas por apoioadores, páginas e políticos ligados ao presidente Bolsonaro. Segundo o Estadão, apenas uma publicação, da deputada federal Carol de Toni (PSL-SC) obteve mais intereções do que o convite da própria revista Time para que seus leitores votassem. A postagem de Carol obteve 17,9 mil intererações. O número é 12 vezes maior do que as interações do post da revista que teve 1,5 mil interações.

A Time possui 80 vezes mais seguidores que Carol de Toni.

Por contar com uma amostra majoritariamente bolsonarista, a enquete não serve como avaliação da popularidade do presidente.

Em live, Bolsonaro pede voto para ganhar o título de "Personalidade do Ano" da Revista Time.
Bolsonaro, durante em live do dia 25 de novembro, pediu voto para apoiadores

A vitória na votação online, incentivada pelo próprio presidente que pediu votos aos seus apoiadores no dia 25 de novembro, na sua tracional live de quinta-feira, pode influenciar os editores da revista Time, mas por si, não define a escolhda da “Personalidade do Ano” que vai estampar a capa da publicação.

No ano passado, a enquente da Time foi vencida pelos profissionais de saúde que atuaram na linha de frente do combate à covid-19, mas quem levou o título foi o presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden e a vice Kamala Harris.

Continue lendo

Câmbio

Capa

Tempo

Caro leitor,

Diariamente você recebe dezenas notícias no seu whatsapp. Algumas são verdadeiras, outras não.

Por isso, é tão importante poder contar com uma fonte de informação confiável – e independente.

É isso que nós fazemos. Produzimos conteúdo. De relevância e com qualidade. Nós checamos as informações antes de publicar para que você receba apenas a verdade.

Nós analisamos os fatos para que você construa sua opinião. Nós entrevistamos pessoas, confrontamos autoridades e cobramos resultados do setor público.

O Jornal Diário do Povo faz jornalismo. E para fazer bem feito, nós precisamos do seu apoio. Assine o jornal. Custa pouco, mas vale muito. 

Banca de Jornal

Popular