Conecte-se conosco

Cidades

HUT é referência no atendimento de urgência e oftalmologia no Piauí e Maranhão

Publicado

em

HUT é referência no atendimento de urgência e oftalmologia no Piauí e Maranhão

O Serviço de Oftalmologia do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) que integra a Fundação Municipal de Saúde  (FMS) é considerado como referência em trauma ocular no Piauí e meio norte do Maranhão sendo a única unidade hospitalar da rede pública na região que oferece atendimento 24 horas para casos que exijam assistência imediata.

Atualmente, na Clínica Oftalmológica são realizados cerca de 800 atendimentos ambulatoriais através do SUS. Os números de Novembro representam o recorde de atendimentos desse ano 07% a mais que o realizado no mesmo período em 2020.

A emergência conta oito oftalmologistas com atuação clínica e cirúrgica, com infraestrutura capacitada para atendimentos de urgência, em casos de necessidade de intervenção cirúrgica, o centro cirúrgico do HUT possui equipamentos modernos permitindo procedimentos de alta precisão, especialmente de trauma ocular.

Dados da Unidade de Estatística mostram que a terceira maior causa de entrada no pronto atendimento do HUT é corpo estranho e dor ocular, perdendo apenas para mal súbito e acidentes de trânsito envolvendo motocicletas.

O oftalmologista George Furtado alerta que o acidente mais comum na urgência ocular do HUT é a entrada de corpo estranho na conjuntiva, cerca de 60% dos casos, é preocupante dada à facilidade de prevenção desse tipo de ocorrência. “O uso de óculos de proteção pode diminuir bastante o risco de entrada de corpo estranho no olho. Os óculos são Equipamentos de Proteção Individuais (EPI) de uso obrigatório em funções que oferecem algum risco para a área dos olhos como soldador, carpinteiro, ou profissões que lidam com produtos químicos e biológicos”, destaca.

Fábio Marcos, diretor geral da unidade, lembra que para Oftalmologia o fluxo de atendimento nesses casos não exige a regulação pré-hospitalar, o paciente pode vir direto ao pronto atendimento do HUT.

Foto: Divulgação (HUT)

Com Informação da Prefeitura de Teresina

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Câmbio

Propaganda

Capa

Tempo

Caro leitor,

Diariamente você recebe dezenas notícias no seu whatsapp. Algumas são verdadeiras, outras não.

Por isso, é tão importante poder contar com uma fonte de informação confiável – e independente.

É isso que nós fazemos. Produzimos conteúdo. De relevância e com qualidade. Nós checamos as informações antes de publicar para que você receba apenas a verdade.

Nós analisamos os fatos para que você construa sua opinião. Nós entrevistamos pessoas, confrontamos autoridades e cobramos resultados do setor público.

O Jornal Diário do Povo faz jornalismo. E para fazer bem feito, nós precisamos do seu apoio. Assine o jornal. Custa pouco, mas vale muito. 

Banca de Jornal

Propaganda

Popular