Conecte-se conosco

Cidades

Programa Abrace Nós oferece acompanhamento com intérprete de Libras para pessoas surdas

Publicado

em

Programa Abrace Nós oferece acompanhamento com intérprete de Libras para pessoas surdas

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio do Programa Abrace Nós, que além de encaminhar para cursos de capacitação e seleção de emprego, realiza acompanhamento com intérpretes de Libras para pessoas surdas em atendimento médicos e em órgãos públicos. Em seis meses, já foram realizados cerca de 321 acompanhamentos com intérpretes.

Entre os acompanhados está a Maria Rosália Alves, usuária do Programa Abrace Nós, que relatou ter dificuldades em tomar a vacina contra a Covid-19 e que com o acompanhamento da intérprete foi possível se imunizar. “Primeiramente, dizer que necessito deste apoio. Antes não tinha este apoio. Este trabalho faz a diferença em nossas vidas”, comentou.

Ricardo Oliveira, apoio técnico do Programa Abrace Nós, explica que esse acompanhamento com intérprete de Libras facilita o acesso e a comunicação do público com deficiência auditiva durante os atendimentos básicos.

“Nós temos essa vertente para além da questão do mercado de trabalho, das mediações para as seleções para as vagas de emprego, que é o acompanhamento das pessoas surdas aos serviços públicos, das mais variadas áreas, como: saúde, educação, sócio assistencial, Justiça, demandas trabalhistas. Muitos lugares não dispõe de intérpretes e o Abrace Nós faz essa mediação comunicacional da pessoa surda ao serviço que ela demanda.”, pontuou.

A coordenadora do Programa Abrace Nós, Janete Caminha, esclarece que a iniciativa é contribuir na vida das pessoas com deficiência dentro de suas especificidades. “Pode ser física, auditiva, intelectual, todas são capazes de desenvolver suas habilidades. Nós precisamos ter esse olhar e oportunizar às pessoas o acesso a cursos profissionalizantes e ao mercado de trabalho. A ideia é que elas se sintam participantes e incluídas na sociedade”, ressaltou.

MÃOS QUE COMUNICAM

O Programa Abrace Nós dispõe de três intérpretes de Libras que auxiliam as pessoas surdas em seus atendimentos. Érida Rúbia, intérprete de Libras do programa, fala da importância e das dificuldades que as pessoas surdas passam para conseguir atendimentos em órgãos públicos.

“É importante esse trabalho que a prefeitura faz de dar acesso aos usuários surdos. A gente vê o quanto o surdo tem dificuldades, diariamente, porque a principal barreira é a comunicação, não é nem a surdez. Ela não é uma barreira porque o surdo tem como se comunicar através das suas mãos, dos sinais. Hoje, muitas pessoas que trabalham em espaços públicos ainda não sabem nem o básico de Libras, que é essencial para acolher o surdo.”, destacou.

Alex Moreira, que também é intérprete do programa, ressalta a gratidão e o prazer que sente em colaborar com o programa, acompanhando pessoas com deficiência auditiva durante seus atendimentos.

“O trabalho é de suma importância, mas o mais importante é a gente poder somar, colaborar com as pessoas que realmente necessitam e estão em busca de oportunidade, de assistência, que nos dão credibilidade para fazer nosso trabalho, com a maior competência e responsabilidade possível. E nós do Abrace Nós fazemos isso diariamente, atendendo a essas realidades”, destacou.

CADASTRO DE USUÁRIOS

Para se cadastrar no Programa Abrace Nós, a pessoa com deficiência deve ir a sede da Semcaspi, na sala do programa, com a seguinte documentação: documentos de identificação pessoais; currículo; laudo da deficiência; e o laudo do Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Para mais informações, entrar em contato com: (86) 99499-6718; (86) 3131-4746; (86) 3131-4745.

Fotos: Ascom Semcaspi

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Câmbio

Propaganda

Capa

Tempo

Caro leitor,

Diariamente você recebe dezenas notícias no seu whatsapp. Algumas são verdadeiras, outras não.

Por isso, é tão importante poder contar com uma fonte de informação confiável – e independente.

É isso que nós fazemos. Produzimos conteúdo. De relevância e com qualidade. Nós checamos as informações antes de publicar para que você receba apenas a verdade.

Nós analisamos os fatos para que você construa sua opinião. Nós entrevistamos pessoas, confrontamos autoridades e cobramos resultados do setor público.

O Jornal Diário do Povo faz jornalismo. E para fazer bem feito, nós precisamos do seu apoio. Assine o jornal. Custa pouco, mas vale muito. 

Banca de Jornal

Propaganda

Popular