Conecte-se conosco

Cidades

III Drive Thru da Coleta Seletiva recolhe mais de 500 quilos de material reciclável em troca de brindes

Publicado

em

III Drive Thru da Coleta Seletiva recolhe mais de 500 quilos de material reciclável em troca de brindes

Foram recebidos 150 quilos de papel, 40 quilos de plástico, 320 quilos de vidro e cinco quilos de metal Fotos(Ascom/Semduh)

O III Drive Thru da Coleta Seletiva realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), conseguiu alcançar grande público. Cerca de 200 pessoas visitaram o local, durante a manhã de sábado (4), e mais de 500 quilos de material reciclável foram arrecadados.

Foram recebidos 150 quilos de papel, 40 quilos de plástico, 320 quilos de vidro e cinco quilos de metal.

Todos os resíduos descartados corretamente pelos participantes do Drive foram encaminhados para cooperativas cadastradas pela Prefeitura. Dessa forma, o lixo recolhido ajudou na geração de emprego e renda na cidade.

A participação da população foi muito ativa. Pessoas em carros, motos, bicicletas, e até mesmo a pé compareceram ao estande do Drive no Parque da Cidadania com o seu lixo reciclável. Pessoas de todas as idades estiveram presentes e receberam brindes em troca do material entregue.

A engenheira agrônoma Laís de Carvalho levou caixas de papelão e garrafas pets para o Drive e, como brinde, seus dois filhos pequenos escolheram brinquedos confeccionados pela equipe de Educação Ambiental do CTA (Consórcio Teresina Ambiental) com materiais reciclados.

“A ação aqui é perfeita, deveria ter mais vezes. A Prefeitura faz muito bem em investir nessa campanha de coleta de lixo, ajudar a população a praticar isso aqui. Muito importante diminuir o lixo pela cidade, principalmente nos cursos d’água. A Prefeitura está de parabéns”, contou Laís de Carvalho.

Pessoas que moram nos arredores do Parque da Cidadania também aproveitaram a oportunidade para descartar corretamente o lixo, indo a pé até o estande em que acontecia o evento. Mas, além delas, teresinenses de todas as zonas da cidade também compareceram nesta ação, como é o caso da enfermeira Caroline de Aquino, que mora no bairro Vale Quem Tem, zona Leste da capital.

Ela levou o porta-malas do carro cheio de caixas de papelão, devidamente limpas e amarradas por um barbante, e ainda se informou com os colaboradores da limpeza pública sobre a localização do Ponto de Entrega Voluntária (PEV) mais próximo a sua casa. Como brinde, a enfermeira escolheu uma linda muda de margarida.

“Eu achei a iniciativa bem legal e muito importante. Porque, por exemplo, eu estava juntando muitas caixas de papelão lá em casa por conta do trabalho do meu marido, que é representante comercial farmacêutico, e não sabia onde deixar. Ele recebe muitos produtos nessas caixas e depois que ele vende a mercadoria as caixas ficam lá em casa. Quando vimos o cartaz do Drive, achamos a oportunidade perfeita para nos livrarmos dessas caixas. Continuaremos acompanhando essas ações de coleta seletiva para participarmos sempre. Me informei também sobre os PEVs, para levar nossas caixas para lá sempre que pudermos”, explicou Caroline.

Também esteve presente no evento a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) panfletando informações sobre os serviços de proteção à violência de gênero oferecido pela Secretaria.

A pequena Ingrid Gabrielle, de 8 anos, com a ajuda de sua mãe, trouxe uma caixa de papelão cheia de garrafas PETs. Como brinde, a criança escolheu um cavalinho feito com cabo de madeira e garrafa PET reutilizáveis.

“A orientação do prefeito Dr. Pessoa é que ampliemos essas ações de incentivo à coleta seletiva em Teresina e nós vamos continuar com elas, de forma cada vez mais frequente. Já investimos mais de R$ 480 mil na coleta seletiva deste ano e ultrapassamos a marca de mil toneladas de material reciclável recolhido em 2021. Por mês, recolhemos, em média, mais de 100 toneladas. Nosso objetivo é aumentar significativamente esse número”, pontua o secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira.

O coordenador de Limpeza Pública, Fabrício Amaral, também esteve no evento e fez questão de participar com sua família, entregando materiais recicláveis em troca de brindes. “A coleta seletiva traz inúmeros benefícios: gera empregos, diminui os custos da limpeza pública, aumenta a vida útil do aterro sanitário, melhora a limpeza da cidade e reduz a poluição ambiental. É uma prática que precisamos estimular. Fazemos um apelo para que a população faça sua parte”, declara.

O secretário executivo da SEMDUH, Urias Gonzaga, frisa que condomínios, instituições públicas e empresas privadas têm o dever legal de contribuírem com a coleta seletiva e a Prefeitura dá todo o suporte necessário. “Basta entrar em contato conosco, a gente agenda uma visita, verifica a demanda e faz o recolhimento dos resíduos recicláveis com a frequência necessária para cada demanda e de forma completamente gratuita”, explica.

Devido ao sucesso, a SEMDUH fará novo drive em breve!

A comunidade entregou mais de 500 quilos de material reciclável

Mais de 200 pessoas participaram do evento no Parque da Cidadania

Crianças, como a Ingrid Gabrielle, de 8 anos, fizeram a festa no III Drive da Coleta Seletiva, escolhendo brinquedos feitos de material reciclável

Laís de Carvalho levou caixas de papelão e garrafas pets para o Drive e, como brinde, seus dois filhos escolheram brinquedos

Coordenador de Limpeza Pública, Fabrício Amaral, não só monitorou toda a ação como também entregou seus recicláveis

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Cidades

Fundação Wall Ferraz realiza Primeira Feira das Profissões do Centro Social do Parque Alvorada”

Publicado

em

Por

Fundação Wall Ferraz realiza Primeira Feira das Profissões do Centro Social do Parque Alvorada”

A Fundação Wall Ferraz, em Parceria com a AFIL – Associação Firmino Lacerda, realizou na manhã desta quinta-feira (02/12), a “Primeira Feira de Profissões, do Centro Social do Parque Alvorada”, realizada no bairro Parque Alvorada (zona norte). No momento estão sendo ofertados os cursos de “Recursos humanos” e “Empreendedorismo e Liderança”, na sede da AFIL.

No evento os alunos apresentaram na prática, o conteúdo e as habilidades adquiridas no decorrer dos cursos, entre as habilidades expostas, destacaram-se: processo de seleção, recrutamento, treinamento e contratação.

Na ocasião também aconteceu uma feira de empreendedores, organizada pelos alunos do curso “Empreendedorismo e liderança”, com a comercialização de produtos para o público, como alimentos, roupas, artigos de decoração, etc. E por fim, as atividades foram encerradas com o workshop presencial de tranças e unhas em gel.

“A qualificação profissional é importante em todas as fases da vida, seja para a busca do primeiro emprego ou para ingressar no mercado de trabalho. Estamos preparando pessoas da melhor maneira possível, auxiliando em seus conhecimentos para se tornarem profissionais capacitados para o mercado de trabalho”, disse Maykon Silva, presidente da FWF.

A nova parceria da FWF com a AFIL conta com a oferta de 10 cursos em diferentes áreas, através do projeto “Educação profissional com inovação tecnológica”, que tem como objetivo levar qualificação profissional gratuita para toda a população de Teresina. Essa parceria conta com recursos de emenda parlamentar do vereador Luís André.

Feira reuniu alunos e técnicos da FWF / Fotos: Ascom FWF

Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Cidades

Teresina teve 89 alunos de escolas municipais medalhistas em competição nacional de astronomia

Publicado

em

Por

Teresina teve 89 alunos de escolas municipais medalhistas em competição nacional de astronomia

A Agência Espacial Brasileira e a Sociedade Astronômica Brasileira divulgaram os nomes dos medalhistas da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Em Teresina, 89 alunos de escolas municipais foram premiados competindo com estudantes de grandes escolas públicas e privadas.

A OBA e a MOBFOG são olimpíadas científicas que mobilizam alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o país. O objetivo é incentivar o estudo e pesquisa da astronomia, descobrindo jovens talentos. Este ano, a preparação dos estudantes aconteceu de forma online.

No Programa Cidade Olímpica Educacional, da Secretaria Municipal de Educação (Semec), a turma participou de aulas, revisões e simulados no formato remoto. Os professores montaram um material de estudo exclusivo para essas competições, com programação aplicada também para os alunos de escolas municipais que não participam do Programa, mas toparam competir.

Foram 34 medalhas de ouro, com destaque para a Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, com nove alunos premiados. “Estamos bastante orgulhosos desse resultado, fruto de um trabalho de dedicação dos alunos e apoio dos professores, que sempre acreditam no potencial dos nossos estudantes. Esse foi um excelente resultado a nível nacional, competindo no mesmo nível de alunos da rede privada”, disse o secretário executivo de Ensino da Semec, Kleytton dos Santos.

Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Câmbio

Capa

Tempo

Caro leitor,

Diariamente você recebe dezenas notícias no seu whatsapp. Algumas são verdadeiras, outras não.

Por isso, é tão importante poder contar com uma fonte de informação confiável – e independente.

É isso que nós fazemos. Produzimos conteúdo. De relevância e com qualidade. Nós checamos as informações antes de publicar para que você receba apenas a verdade.

Nós analisamos os fatos para que você construa sua opinião. Nós entrevistamos pessoas, confrontamos autoridades e cobramos resultados do setor público.

O Jornal Diário do Povo faz jornalismo. E para fazer bem feito, nós precisamos do seu apoio. Assine o jornal. Custa pouco, mas vale muito. 

Banca de Jornal

Popular