Conecte-se conosco

Cidades

Sustentabilidade: Teresina já recolheu mais de mil toneladas de material reciclável em 2021

Publicado

em

Sustentabilidade: Teresina já recolheu mais de mil toneladas de material reciclável em 2021

Neste sábado (6), a Prefeitura de Teresina realiza o III Drive da Coleta Seletiva, que será no Parque da Cidadania, das 8h às 12h Foto(Ascom/Semduh)

Teresina recolheu 110 toneladas de material reciclável na coleta seletiva de outubro. No acumulado do ano, a capital ultrapassou a marca das mil toneladas recolhidas.

Os materiais enviados para a reciclagem foram descartados nos 21 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados por todas as zonas de Teresina, de um PEV itinerante e também de 15 instituições, 55 empresas, 43 bares e hotéis e 100 condomínios da cidade.

No total, foram 235 pontos de recolhimento de resíduos recicláveis em outubro.
“Comemoramos o resultado positivo que temos obtido, mas a quantidade de recicláveis pode ser muito maior. Precisamos de maior adesão dos condomínios, bares, restaurantes, lojas, escolas e demais estabelecimentos geradores de resíduos que, por lei, são obrigados a praticar a coleta seletiva, mas apenas a minoria cumpre”, destaca Fabrício Amaral, coordenador de Limpeza Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH).

A Lei Municipal Nº 3.923/2009 dispõe sobre a implantação obrigatória da coleta seletiva em condomínios e a Prefeitura de Teresina faz o recolhimento dos resíduos de forma completamente gratuita.

“Os síndicos nos procuram, nós enviamos uma equipe até o condomínio, fazemos uma reunião para repassar todas as orientações necessárias e marcamos os dias para o recolhimento do resíduo. Dependendo da demanda do condomínio, esse recolhimento pode ser feito uma vez por semana ou mais vezes, sem custo aos moradores”, esclarece o coordenador.

Praticar a coleta seletiva ajuda a gerar renda para famílias necessitadas que trabalham com reciclagem, reduz os custos com limpeza urbana, diminui a poluição do meio ambiente, aumenta a vida útil do aterro sanitário, evita o entupimento de bueiros e enchentes durante o período chuvoso, melhora a limpeza da cidade e evita o desmatamento.

“O prefeito Dr. Pessoa está muito atento a essa questão e tem nos incentivado a melhorar os números relacionados à coleta seletiva. Estamos desenvolvendo diversas ações para conscientizar a população sobre a importância de separar os resíduos corretamente e vamos começar a fiscalizar condomínios e empresas para que todos cumpram a lei municipal. Essa é uma questão de cidadania”, pontua o secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira.

Drive Thru da Coleta Seletiva

Neste sábado (6), a Prefeitura de Teresina realiza o III Drive da Coleta Seletiva, que será no Parque da Cidadania, das 8h às 12h. Para participar, basta ir até o local levando seu material reciclável limpo, seco e já separado.

As equipes do Drive Thru receberão esses resíduos e, em agradecimento pela participação, farão a entrega de brindes, como produtos feitos com materiais recicláveis e podas de árvores.

Confira alguns dos materiais que podem ser entregues:

•Papel: caixas de papelão (desmontadas), cadernos, livros obsoletos, revistas, jornais, caixas de sapato (desmontadas), rolo de papel toalha ou papel alumínio, envelopes, folhetos, folders, panfletos, etc.

•Plásticos: embalagens de produtos de higiene pessoal (shampoo, sachês, condicionador, sabonete líquido), embalagens de produtos de limpeza doméstica, tampas, PVC, brinquedos, baldes, cadeiras, potes de alimentos (limpos), garrafas PET, etc.

•Metal: latas (alumínio e aço) de bebidas em geral, frascos de desodorante aerossol, desodorizador de ambientes, cobre, panelas sem cabo, canos de metal, objetos de alumínio, etc.

•Vidro: vasilhas de bebida (garrafas inteiras ou quebradas), potes de alimento em geral (limpos). Ao descartar itens quebrados, embale-os com jornal ou coloque-os em garrafas pet ou caixas.

Produtos que não são aceitos na coleta seletiva de Teresina: descartáveis, espelhos, louças, marmitex, lâmpadas, pilhas, frascos de remédio e frascos de perfume.

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Transporte coletivo ganha reforço devido ao Enem neste domingo (28)

Publicado

em

Por

Transporte coletivo ganha reforço devido ao Enem neste domingo (28)

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) por conta da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (28), fará o reforço na frota de ônibus para atender aos alunos que farão a segunda prova do Enem. A ordem de serviço será para uma frota de 100 ônibus no total, com um reforço de 70 ônibus a mais, a fim de garantir transporte público aos candidatos que irão fazer a prova do Enem na ida e na volta para casa.

Normalmente a frota é reduzida no final de semana, principalmente aos domingos, que a frota é de 30 ônibus, mas nesse domingo de prova do Enem a Strans fará um aumento significativo na frota de ônibus para o deslocamento dos estudantes para os locais de prova.

O gerente de Planejamento de Transportes da Strans, Felipe Leal, explica que para este segundo domingo de aplicação de provas do Enem, a Strans determinou uma ordem de serviço para 100 ônibus, com a preocupação da equipe de planejamento no reforço na frota das rotas das linhas que passam pelos locais de provas que tiveram maior número de inscritos, como Universidades e Faculdades. O aumento da frota foi de acordo com a necessidade do estudo de demanda distribuídos entre os quatro Consórcios que operam o sistema. O reforço será principalmente nos horários de maior pico, das 9h às 13h e das 16h até 18h30, na entrada e na saída das provas.

“Para garantir o deslocamento dos estudantes aos locais de provas do Enem, faremos um reforço na frota de ônibus neste segundo domingo, principalmente aqueles locais com maior concentração de inscritos no Enem. Estamos disponibilizando o quadro de horários com as linhas de ônibus disponíveis por cada Consórcio que irão atender aos usuários neste segundo dia de prova do Enem”, destaca o gerente de Planejamento de Transportes da Strans, Felipe Leal.

Ainda de acordo com o gerente, “é importante que os estudantes se programem para sair de casa a tempo, lembramos ao usuário do transporte público que o horário que consta no quadro é o horário de saída dos ônibus do ponto de origem de cada linha, dentro do bairro. O estudante precisa ficar atento e consultar o quadro de horário e assim se programar melhor para sair de casa no domingo do Enem”, orienta o gerente de Planejamento do Transporte Público, Felipe Leal.

Para evitar problemas no deslocamento a Strans orienta que os estudantes devem ficar atentos aos itinerários das respectivas linhas de seus bairros. Os candidatos podem baixar o aplicativo SIU Mobile Teresina, já disponível nas plataformas Android e IOS, que é uma opção para os usuários do transporte público, com a ferramenta os usuários têm mais facilidade para o deslocamento.

A Strans realizará a fiscalização do cumprimento da ordem de serviço expedida junto aos Consórcios e as empresas que operam o sistema de transporte público.

A segunda etapa da prova do Enem ocorre neste domingo (28), e os portões de acesso ao local da prova fecharão às 13h, no horário de Brasília. E as provas terminam às 18h30, neste segundo domingo da prova do Enem 2021.

Consulte abaixo o quadro de horário das linhas de ônibus disponíveis para este domingo (28) de ENEM.

 

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Cidades

17 depósitos irregulares de sucatas são alvos de fiscalização da SAAD Sul

Publicado

em

Por

17 depósitos irregulares de sucatas são alvos de fiscalização da SAAD Sul

A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD Sul), realizou ação de fiscalização e notificação de diversos pontos irregulares de sucata na Zona Sul de Teresina. A ação visa coibir o depósito de material de ferro velho em áreas proibidas pela Prefeitura de Teresina.

Nos locais notificados foi constatada acondicionamento de peças em depósitos sem a devida organização, possibilitando a proliferação da ação de insetos e roedores, instalação inadequada de estabelecimentos de compra e venda de sucatas, violando o Código de Postura do Município. Segundo a Lei 3.610, que não permite a permanência de veículos destinados ao comércio de ferro velho, bem como sua exposição em calçadas, vias e terrenos públicos.

Em um dos pontos detectados pelos fiscais, veículos se encontram depositados na calçada e em área pública localizada em frente ao estabelecimento. Segundo o Gerente de Controle e Fiscalização (GCF) da SAAD Sul, Maxsuel Santilio, todos os proprietários foram notificados, caso não cumpra a orientação dentro do prazo de 15 dias, será autuado e multado. O valor da multa varia entre 694,25 reais até 3.471,23 reais.

O superintendente da SAAD Sul, Juca Alves, enfatiza a importância da fiscalização e cumprimento das normas. “Todas medidas tomadas pela GCF, são medidas para garantir o bem estar da população e o cuidado com os espaços públicos da nossa Zona Sul. A Prefeitura de Teresina tem se comprometido cada vez mais em garantir que os espaços públicos sejam bem cuidados para que a população desfrute com segurança destes”, concluiu Juca Alves.

Maxsuel Santilio destaca ainda como as sucatas irregulares prejudicam a comunidade. “Com a chegada do período de chuva, os veículos que são descartados em espaços irregulares colaboram com a proliferação de insetos e roedores, tornando a questão também assunto de saúde pública, por isso estamos cumprindo a rigor o código de postura municipal, para garantir segurança e bem estar aos munícipes ”, concluiu Maxsuel Santilio.

Foto: Divulgação (SAAD Sul)

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Câmbio

Capa

Tempo

Caro leitor,

Diariamente você recebe dezenas notícias no seu whatsapp. Algumas são verdadeiras, outras não.

Por isso, é tão importante poder contar com uma fonte de informação confiável – e independente.

É isso que nós fazemos. Produzimos conteúdo. De relevância e com qualidade. Nós checamos as informações antes de publicar para que você receba apenas a verdade.

Nós analisamos os fatos para que você construa sua opinião. Nós entrevistamos pessoas, confrontamos autoridades e cobramos resultados do setor público.

O Jornal Diário do Povo faz jornalismo. E para fazer bem feito, nós precisamos do seu apoio. Assine o jornal. Custa pouco, mas vale muito. 

Banca de Jornal

Popular