Conecte-se conosco

Cidades

Prefeitura concluiu 22 obras de iluminação pública nos primeiros 7 meses de gestão

Publicado

em

Prefeitura concluiu 22 obras de iluminação pública nos primeiros 7 meses de gestão

A Coordenação de Iluminação Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) concluiu 22 importantes obras nos primeiros sete meses de gestão do prefeito Doutor Pessoa. Outras 17 obras já foram iniciadas e serão concluídas até o mês de setembro.

As obras são executadas com recursos próprios e fazem parte do contrato de concessão administrativa. Elas abrangem regiões urbanas e rurais de Teresina. Ao todo, 567 novos pontos de iluminação foram implantados neste ano.

Dentre as obras entregues está a iluminação do prolongamento da Avenida São Francisco, na zona Sudeste. (Foto: Ascom/Semduh)

De janeiro a agosto, a Prefeitura iluminou as academias populares dos seguintes locais: Vila do Avião, Loteamento Parque Eldorado, Residencial Árvores Verdes, Bairro Vale Quem Tem, Residencial Miriam Pacheco, Residencial Sigefredo Pacheco, Bairro Piçarreira, Conjunto HBB, Residencial Pedro Balzi e Parentão.

Na zona sudeste, foi implantada a iluminação da Avenida São Francisco, com a instalação de 75 luminárias LED e foram concluídas também a iluminação da Curva São Paulo e da Quadra de Esportes do Renascença I, na área urbana. Já na área rural foram instaladas 102 luminárias no Assentamento El Shaday.

Na zona norte, quatro obras foram concluídas: a iluminação da Avenida Senador Fausto Castelo Branco e do Campo de Futebol Society do Conjunto Maria da Inglaterra, ambos no Bairro Aroeiras; a instalação de 30 luminárias LED no Residencial Padre Humberto, na Chapadinha, e a iluminação da Praça da Avenida Rosana Neres, no Parque Brasil.

Dentre as obras entregues está a iluminação do prolongamento da Avenida São Francisco, na zona Sudeste. (Foto: Ascom/Semduh)

Na zona sul, a Praça dos Carmelos, a praça em frente ao ginásio do Residencial Mário Covas, no Angelim e a praça e o campo de futebol society da Igreja de São João Evangelista, no Parque Sul ganharam iluminação nova. Além disso, a Prefeitura instalou 90 luminárias na Vila Babilônia, no Portal da Alegria.

Na zona leste, foram realizadas a iluminação da praça e do campo de futebol society da Vila Maria, no Vale Quem Tem, e a iluminação da Praça do Anjo Torto (alça da Ponte Estaiada), no bairro de Fátima.

“Nós temos executado várias obras em paralelo à modernização que já estávamos fazendo, que substitui as luminárias existentes por luminárias LED. Um dos focos que tivemos foi a iluminação de quadras esportivas, campos de futebol e academias populares. Além disso, temos a determinação do nosso prefeito Doutor Pessoa, de agilizar a modernização. Tínhamos um prazo de 24 meses, mas a previsão que temos agora é de concluir em até 16 meses. Até o final deste ano teremos modernizado quase 100 mil pontos de iluminação em Teresina”, explica o coordenador de Iluminação Pública da Semduh, Augusto César.

Atualmente, a pasta já modernizou mais de 40 mil pontos de iluminação da cidade. “A população tem se mostrado satisfeita e nós estamos empenhados em atender as demandas e necessidades que surgirem o mais breve possível”, acrescenta Augusto.

O secretário da Semduh, Edmilson Ferreira, comemora os resultados obtidos até o momento. “Estamos seguindo todas as determinações do prefeito Doutor Pessoa, de priorizar as necessidades da população e buscar soluções eficientes e práticas. Usar a tecnologia a nosso favor é uma forma de avançar no desenvolvimento da cidade e por isso estamos acelerando a modernização das luminárias. Além disso, temos equipes de plantão 24 horas para atender as demandas que surgirem”, destaca o gestor.

Obras em andamento

Confira abaixo a relação de obras relacionadas à iluminação pública que já foram iniciadas e que têm previsão para serem concluídas até o mês de setembro:

– Modernização da rede IP, com implantação de LED  do campo de futebol do bairro Morros-leste
– Modernização da rede IP, com implantação de LED  do campo de futebol Carlos Lima, Dirceu I-Sudeste
– Modernização da rede IP, com implantação de LED  do campo de futebol do Parque ambiental da Macaúba-Sul
– Modernização da rede IP, com implantação de LED  do campo de futebol do Satélite, Leste
– Modernização da rede IP, com implantação de LED  da Praça Rio Branco-Centro
– Modernização da rede IP, com implantação de LED  da Praça Saraiva-Centro
– Modernização da rede IP, com implantação de LED  na quadra de esportes da praça do Poty Velho-Norte
– Modernização da rede IP, com implantação de LED  na quadra de esportes Edmilson Jorge, Dirceu I- Sudeste
– Modernização da rede IP, com implantação de LED  na quadra de esportes vila da Paz-Sul
– Modernização da rede IP, com implantação de LED  na quadra de esportes Parque Itararé-Sul
– Ampliação da rede de IP através de implantação de iluminação nova em LED na quadra de areia do Res. Torquato Neto- Portal da Alegria
– Ampliação da rede de IP através de implantação de iluminação nova em LED na quadra de areia do Res. Dignidade- Angelim-Sul
– Ampliação da rede de IP através de implantação de iluminação nova em LED no Campo de Futebol do Parque Wall Ferraz, próximo ao colégio Marista, Santa Maria-Norte
– Ampliação da rede de IP através de implantação de iluminação nova em LED da Praça e Quadra de areia do Residencial Vamos Ver o sol, Parque Sul-Sul
– Ampliação da rede de IP através de implantação de iluminação nova em LED da Av.Prof. Camilo Filho, trecho próximo à av. Noé Mendes- Sudeste
– Ampliação da rede de IP através de implantação de iluminação nova em LED da Quadra de esporte do Parque Sul, Zona Sul

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Transporte coletivo ganha reforço devido ao Enem neste domingo (28)

Publicado

em

Por

Transporte coletivo ganha reforço devido ao Enem neste domingo (28)

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) por conta da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (28), fará o reforço na frota de ônibus para atender aos alunos que farão a segunda prova do Enem. A ordem de serviço será para uma frota de 100 ônibus no total, com um reforço de 70 ônibus a mais, a fim de garantir transporte público aos candidatos que irão fazer a prova do Enem na ida e na volta para casa.

Normalmente a frota é reduzida no final de semana, principalmente aos domingos, que a frota é de 30 ônibus, mas nesse domingo de prova do Enem a Strans fará um aumento significativo na frota de ônibus para o deslocamento dos estudantes para os locais de prova.

O gerente de Planejamento de Transportes da Strans, Felipe Leal, explica que para este segundo domingo de aplicação de provas do Enem, a Strans determinou uma ordem de serviço para 100 ônibus, com a preocupação da equipe de planejamento no reforço na frota das rotas das linhas que passam pelos locais de provas que tiveram maior número de inscritos, como Universidades e Faculdades. O aumento da frota foi de acordo com a necessidade do estudo de demanda distribuídos entre os quatro Consórcios que operam o sistema. O reforço será principalmente nos horários de maior pico, das 9h às 13h e das 16h até 18h30, na entrada e na saída das provas.

“Para garantir o deslocamento dos estudantes aos locais de provas do Enem, faremos um reforço na frota de ônibus neste segundo domingo, principalmente aqueles locais com maior concentração de inscritos no Enem. Estamos disponibilizando o quadro de horários com as linhas de ônibus disponíveis por cada Consórcio que irão atender aos usuários neste segundo dia de prova do Enem”, destaca o gerente de Planejamento de Transportes da Strans, Felipe Leal.

Ainda de acordo com o gerente, “é importante que os estudantes se programem para sair de casa a tempo, lembramos ao usuário do transporte público que o horário que consta no quadro é o horário de saída dos ônibus do ponto de origem de cada linha, dentro do bairro. O estudante precisa ficar atento e consultar o quadro de horário e assim se programar melhor para sair de casa no domingo do Enem”, orienta o gerente de Planejamento do Transporte Público, Felipe Leal.

Para evitar problemas no deslocamento a Strans orienta que os estudantes devem ficar atentos aos itinerários das respectivas linhas de seus bairros. Os candidatos podem baixar o aplicativo SIU Mobile Teresina, já disponível nas plataformas Android e IOS, que é uma opção para os usuários do transporte público, com a ferramenta os usuários têm mais facilidade para o deslocamento.

A Strans realizará a fiscalização do cumprimento da ordem de serviço expedida junto aos Consórcios e as empresas que operam o sistema de transporte público.

A segunda etapa da prova do Enem ocorre neste domingo (28), e os portões de acesso ao local da prova fecharão às 13h, no horário de Brasília. E as provas terminam às 18h30, neste segundo domingo da prova do Enem 2021.

Consulte abaixo o quadro de horário das linhas de ônibus disponíveis para este domingo (28) de ENEM.

 

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Cidades

17 depósitos irregulares de sucatas são alvos de fiscalização da SAAD Sul

Publicado

em

Por

17 depósitos irregulares de sucatas são alvos de fiscalização da SAAD Sul

A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD Sul), realizou ação de fiscalização e notificação de diversos pontos irregulares de sucata na Zona Sul de Teresina. A ação visa coibir o depósito de material de ferro velho em áreas proibidas pela Prefeitura de Teresina.

Nos locais notificados foi constatada acondicionamento de peças em depósitos sem a devida organização, possibilitando a proliferação da ação de insetos e roedores, instalação inadequada de estabelecimentos de compra e venda de sucatas, violando o Código de Postura do Município. Segundo a Lei 3.610, que não permite a permanência de veículos destinados ao comércio de ferro velho, bem como sua exposição em calçadas, vias e terrenos públicos.

Em um dos pontos detectados pelos fiscais, veículos se encontram depositados na calçada e em área pública localizada em frente ao estabelecimento. Segundo o Gerente de Controle e Fiscalização (GCF) da SAAD Sul, Maxsuel Santilio, todos os proprietários foram notificados, caso não cumpra a orientação dentro do prazo de 15 dias, será autuado e multado. O valor da multa varia entre 694,25 reais até 3.471,23 reais.

O superintendente da SAAD Sul, Juca Alves, enfatiza a importância da fiscalização e cumprimento das normas. “Todas medidas tomadas pela GCF, são medidas para garantir o bem estar da população e o cuidado com os espaços públicos da nossa Zona Sul. A Prefeitura de Teresina tem se comprometido cada vez mais em garantir que os espaços públicos sejam bem cuidados para que a população desfrute com segurança destes”, concluiu Juca Alves.

Maxsuel Santilio destaca ainda como as sucatas irregulares prejudicam a comunidade. “Com a chegada do período de chuva, os veículos que são descartados em espaços irregulares colaboram com a proliferação de insetos e roedores, tornando a questão também assunto de saúde pública, por isso estamos cumprindo a rigor o código de postura municipal, para garantir segurança e bem estar aos munícipes ”, concluiu Maxsuel Santilio.

Foto: Divulgação (SAAD Sul)

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Câmbio

Capa

Tempo

Caro leitor,

Diariamente você recebe dezenas notícias no seu whatsapp. Algumas são verdadeiras, outras não.

Por isso, é tão importante poder contar com uma fonte de informação confiável – e independente.

É isso que nós fazemos. Produzimos conteúdo. De relevância e com qualidade. Nós checamos as informações antes de publicar para que você receba apenas a verdade.

Nós analisamos os fatos para que você construa sua opinião. Nós entrevistamos pessoas, confrontamos autoridades e cobramos resultados do setor público.

O Jornal Diário do Povo faz jornalismo. E para fazer bem feito, nós precisamos do seu apoio. Assine o jornal. Custa pouco, mas vale muito. 

Banca de Jornal

Popular