Conecte-se conosco

Cidades

Indígenas venezuelanos participam da “Feira das Praças” com produtos artesanais

Publicado

em

Indígenas venezuelanos participam da “Feira das Praças” com produtos artesanais

Os indígenas venezuelanos, acolhidos em abrigos da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), estão vendendo produtos artesanais na “Feira das Praças”, que teve início nesta sexta-feira, (20), na Praça Saraiva, localizada no Centro da capital. As peças artesanais ficarão disponíveis para a venda até o encerramento do evento, neste sábado, (21).

Fotos: Ascom Semcaspi

A iniciativa da “Feira das Praças” é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec). A Secretaria Municipal de Assistência Social e Politicas Integradas (Semcaspi) participou da ação com o estande dos indígenas venezuelanos.

Segundo o secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, que esteve presente na exposição, essa é uma oportunidade para dos indígenas venezuelanos compartilharem a cultura deles com as peças artesanais.

“O Prefeito Dr. Pessoa tem se mostrado sensível para as melhorias nas condições de vida dos venezuelanos acolhidos nos abrigos. Este é um momento ímpar para que eles possam expor seus dons, talentos com artesanatos, artes e bijuterias a sociedade teresinense. O que é extremamente importante, pois não tiveram essa oportunidade em exposições anteriores”, pontuou.

Allan Cavalcante ressalta ainda que, para participar do evento, os indígenas venezuelanos tiveram toda uma preparação, por meio de capacitação para comprender o mercado de peças artesanais.

“Eles tiveram todo o apoio e assessoria da Semcaspi para confecção dos materiais e dos preços das peças. A ideia é orientar estes artesãos a colocar os preços devidos em seus produtos e compreender o mercado local. Apesar destas orientações, eles ficaram bem à vontade quanto a escolha dos preços e empolgados para a venda”, pontuou.

Para gerente de Proteção Social Básica da Semcaspi, Graciane Neves, a feira é um meio de compartilhar os talentos no artesanato dos indígenas venezuelanos com os teresinenses.

“Na feira, os venezuelanos estão mostrando o artesanato feito à mão por eles, como: colares, pulseiras e as redes. Eles participaram de um curso onde receberam todas as instruções para esse evento”, destacou.

PRODUTO DA TERRA

De acordo com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, a “Feira das Praças” é uma ação que promete se estender a mais espaços na capital e fomentando o maior número de empreendedores.

“Esta ação é a amostragem inicial. Vamos fazer isso em todos os recantos de Teresina. É uma iniciativa que envolve a natureza e o ganho econômico. O evento acontecendo nas praças públicas, não precisamos pagar imposto, nem pagar o espaço e nem a eletricidade. O que precisamos é apenas de pessoas que produzem e realizem seus empreendimentos. Queremos que seja compartilhado os produtos da terra”, esclarece.

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

FMS abre hoje (01) agendamento para 1ª e 2ª doses da pfizer

Publicado

em

Por

FMS abre hoje (01) agendamento para 1ª e 2ª doses da pfizer

A Fundação Municipal de Saúde abre hoje (01), às 18h, novo agendamento para vacinação de segunda dose da Pfizer para quem tem data no cartão de vacina até o dia 02 de janeiro de 2021.

Para ter direito à segunda dose é necessário também respeitar o intervalo mínimo de 3 semanas entre a primeira e a segunda dose. As vagas do agendamento são para vacinação na quinta (02) e sexta-feira (03). O agendamento é feito pelo site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/

Já às 20h, serão abertas vagas para agendamento de primeira dose (repescagem) da vacina da Pfizer para a população de 18 anos e mais. As vagas são para quinta (02) e sexta-feira (03).

Amanhã, quinta-feira (02), também tem drive para reforço da vacina contra covid para quem tem 18 e mais e intervalo mínimo de 5 meses após a segunda dose. Para os imunossuprimidos o intervalo é de 28 dias.

Os adolescentes de 12 a 18 anos também podem se vacinar amanhã (02) nos drives, mas devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. A vacinação em drive thru será das 9 às 17h nos seguintes locais:

Terminal do Parque Piauí
Terminal do Zoobotânico
Terminal do Livramento
Terminal do Buenos AiresNo momento da vacinação, a população deve apresentar um documento de identificação com foto e CPF ou cartão do SUS. Para a segunda dose e dose de reforço, é preciso ainda portar o cartão com registro das doses anteriores. Já os adolescentes devem estar acompanhados de pais ou responsáveis.

Foto: Divulgação (FMS)

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Cidades

Profissionais da licenciatura podem participar da I Jornada CREF Integra

Publicado

em

Por

Profissionais da licenciatura podem participar da I Jornada CREF Integra

Profissionais da Rede Municipal de Ensino que atuam na área da licenciatura podem participar do 4º ciclo da “I Jornada CREF Integra”, promovida pelo Conselho Regional de Educação Física do Piauí (CREF 15), que ocorre no dia 11/12, no Blue Tree Hotel. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) está apoiando o evento.

Os interessados podem realizar a inscrição até 08/12 através do link: http://www.eventos.inforgeneses.com.br//inscricao_semana/index.php?ei=Hba6zIPAPTEVky7aJ5OWhe_2q7o3tCiLQ5dT0nAtH-TDggWp2L5&evi=Ts0x5VxIQP1zFvntiYzU1MvpKLfH6RiK7mPg-V

O evento terá duas palestras: Educação Física Escolar e o Guia de Atividade Física para a População Brasileira”, que será ministrada por Valter Cordeiro Barbosa Filho; e Literacia Física no ensino da Educação Física Escolar, com Antônio Ricardo Catunda de Oliveira.

Em virtude da pandemia de Covid-19 as vagas serão limitadas.

 

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Câmbio

Capa

Tempo

Caro leitor,

Diariamente você recebe dezenas notícias no seu whatsapp. Algumas são verdadeiras, outras não.

Por isso, é tão importante poder contar com uma fonte de informação confiável – e independente.

É isso que nós fazemos. Produzimos conteúdo. De relevância e com qualidade. Nós checamos as informações antes de publicar para que você receba apenas a verdade.

Nós analisamos os fatos para que você construa sua opinião. Nós entrevistamos pessoas, confrontamos autoridades e cobramos resultados do setor público.

O Jornal Diário do Povo faz jornalismo. E para fazer bem feito, nós precisamos do seu apoio. Assine o jornal. Custa pouco, mas vale muito. 

Banca de Jornal

Popular