Conecte-se conosco

Cidades

Semcaspi e Semjuv promovem ação integrativa com população em situação de rua

Publicado

em

Semcaspi e Semjuv promovem ação integrativa com população em situação de rua

A ação integrativa foi intitulada “Expressões da Rua” e contou com dinâmicas, música com DJ, grafitagem e lanche para os assistidos Fotos(Ascom/Semcaspi)

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv), promoveu, na manhã desta quinta-feira, (19), no Centro de Valorização para População em Situação de Rua (CVPSR), uma ação integrativa com a população de rua. O evento aconteceu em alusão ao Dia Nacional de Luta da População de Rua.

A ação integrativa foi intitulada “Expressões da Rua” e contou com dinâmicas, música com DJ, grafitagem e lanche para os assistidos do Centro de Valorização para População em Situação de Rua.

De acordo com Lidiane Oliveira, gerente do Centro Pop/CVPSR, a atividade faz referência ao dia de luta pela população em situação de rua, marcado nacionalmente pelo ocorrido em 2004, que foi o assassinato de sete pessoas que dormiam na Praça da Sé, em São Paulo.

“O que conquistamos, hoje, é fruto deste massacre, embora doloroso. A gente precisar estar relembrando, sempre, para que esta população não fique invisibilizada em nosso cotidiano. A ação ‘Expressões da Rua’ tem este nome em função disso. Entender quem são estas pessoas? O que elas sentem? O que elas falam? Quantas vezes a gente enxerga esta população quando andamos pela rua? Existe muito senso comum e preconceito e a gente precisa romper com isso”, ressaltou.

Edson Araújo, gerente da unidade Casa do Caminho, fala sobre a importância de proporcionar dignidade e cidadania a população de rua, com a implementação de políticas públicas.

“O Dia Nacional de Luta pela População de Rua se transformou numa data para melhorar as condições de vida desta população. A criação do Centro de Valorização, que agregou o Centro Pop e a Casa do Caminho, veio justamente para dar esta resposta. Quando falamos de luta, a gente fala em direitos sociais, direito à moradia, educação, lazer e alimentação. Isso tudo a gente pode ofertar no Centro de Valorização, que marca a história da nossa cidade e a história de cada um destes usuários, que frequentam nossos serviços diariamente”, pontuou Edson Araújo.

Para Débora Ferraz, gerente executiva de Articulação de Projeto da Semjuv, rememorar a data trazendo exemplos de superação é importante por trazer esperança, especialmente, aos jovens que estão em situação de rua.

“A população jovem de rua é muito grande. Estamos ofertando para este público um DJ e um artista plástico, como momento de inspiração. A gente fez questão de convidar estas pessoas, estes artistas, que tiveram um pé nesta realidade. O que eles, hoje, estão produzindo é algo que vai além de arte, é resistência, é luta, é memória”, comentou.

ACOLHIMENTO

Joelson Oliveira, 33 anos de idade, conta sobre a experiência de sair das ruas da capital e ser acolhido pelo Centro de Valorização para População em Situação de Rua, com a sua esposa, Luziana Conceição, que está gestante de sete meses.

“Eu estou na rua com minha esposa e não tenho condições para sair dela agora, por vários motivos. Estamos acolhidos no Centro de Valorização. Aqui, tenho sido bem acolhido, não é apenas um local para dormir e comer, tem um objetivo principal, que é transformar vidas. O acolhimento é importante até a pessoa se preparar para estar de volta a sociedade e ter um emprego”, relatou, que já está há quatro dias acolhido pelo Centro de Valorização.

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Cidades

Fundação Wall Ferraz realiza Primeira Feira das Profissões do Centro Social do Parque Alvorada”

Publicado

em

Por

Fundação Wall Ferraz realiza Primeira Feira das Profissões do Centro Social do Parque Alvorada”

A Fundação Wall Ferraz, em Parceria com a AFIL – Associação Firmino Lacerda, realizou na manhã desta quinta-feira (02/12), a “Primeira Feira de Profissões, do Centro Social do Parque Alvorada”, realizada no bairro Parque Alvorada (zona norte). No momento estão sendo ofertados os cursos de “Recursos humanos” e “Empreendedorismo e Liderança”, na sede da AFIL.

No evento os alunos apresentaram na prática, o conteúdo e as habilidades adquiridas no decorrer dos cursos, entre as habilidades expostas, destacaram-se: processo de seleção, recrutamento, treinamento e contratação.

Na ocasião também aconteceu uma feira de empreendedores, organizada pelos alunos do curso “Empreendedorismo e liderança”, com a comercialização de produtos para o público, como alimentos, roupas, artigos de decoração, etc. E por fim, as atividades foram encerradas com o workshop presencial de tranças e unhas em gel.

“A qualificação profissional é importante em todas as fases da vida, seja para a busca do primeiro emprego ou para ingressar no mercado de trabalho. Estamos preparando pessoas da melhor maneira possível, auxiliando em seus conhecimentos para se tornarem profissionais capacitados para o mercado de trabalho”, disse Maykon Silva, presidente da FWF.

A nova parceria da FWF com a AFIL conta com a oferta de 10 cursos em diferentes áreas, através do projeto “Educação profissional com inovação tecnológica”, que tem como objetivo levar qualificação profissional gratuita para toda a população de Teresina. Essa parceria conta com recursos de emenda parlamentar do vereador Luís André.

Feira reuniu alunos e técnicos da FWF / Fotos: Ascom FWF

Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Cidades

Teresina teve 89 alunos de escolas municipais medalhistas em competição nacional de astronomia

Publicado

em

Por

Teresina teve 89 alunos de escolas municipais medalhistas em competição nacional de astronomia

A Agência Espacial Brasileira e a Sociedade Astronômica Brasileira divulgaram os nomes dos medalhistas da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Em Teresina, 89 alunos de escolas municipais foram premiados competindo com estudantes de grandes escolas públicas e privadas.

A OBA e a MOBFOG são olimpíadas científicas que mobilizam alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o país. O objetivo é incentivar o estudo e pesquisa da astronomia, descobrindo jovens talentos. Este ano, a preparação dos estudantes aconteceu de forma online.

No Programa Cidade Olímpica Educacional, da Secretaria Municipal de Educação (Semec), a turma participou de aulas, revisões e simulados no formato remoto. Os professores montaram um material de estudo exclusivo para essas competições, com programação aplicada também para os alunos de escolas municipais que não participam do Programa, mas toparam competir.

Foram 34 medalhas de ouro, com destaque para a Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, com nove alunos premiados. “Estamos bastante orgulhosos desse resultado, fruto de um trabalho de dedicação dos alunos e apoio dos professores, que sempre acreditam no potencial dos nossos estudantes. Esse foi um excelente resultado a nível nacional, competindo no mesmo nível de alunos da rede privada”, disse o secretário executivo de Ensino da Semec, Kleytton dos Santos.

Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Câmbio

Capa

Tempo

Caro leitor,

Diariamente você recebe dezenas notícias no seu whatsapp. Algumas são verdadeiras, outras não.

Por isso, é tão importante poder contar com uma fonte de informação confiável – e independente.

É isso que nós fazemos. Produzimos conteúdo. De relevância e com qualidade. Nós checamos as informações antes de publicar para que você receba apenas a verdade.

Nós analisamos os fatos para que você construa sua opinião. Nós entrevistamos pessoas, confrontamos autoridades e cobramos resultados do setor público.

O Jornal Diário do Povo faz jornalismo. E para fazer bem feito, nós precisamos do seu apoio. Assine o jornal. Custa pouco, mas vale muito. 

Banca de Jornal

Popular