Conecte-se conosco

Cidades

“Talento Eficiente” é marcado com apresentações culturais de pessoas com deficiência

Publicado

em

“Talento Eficiente” é marcado com apresentações culturais de pessoas com deficiência

A Secretária Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio do Programa Abrace Nós, promoveu, na manhã desta quarta-feira (18), no pátio da secretaria a amostra cultural “Talento Eficiente”, com apresentações de pessoas com deficiência. A ação aconteceu em alusão ao mês de aniversário de 169 anos de Teresina.

O “Talento Eficiente” teve como tema “Um abraço à Teresina” e contou com o show de talentos de pessoas assistidas pelos serviços da Semcaspi. A amostra cultural foi realizada com música ao vivo, dança, peça teatral, exposição de arte, demonstração de capoeira e muito mais.

De acordo com o secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, o “Talento Eficiente” é uma das ações que fomentam o protagonismo das pessoas com deficiência na sociedade.

“A gestão do Doutor Pessoa é voltada para fortalecer as políticas públicas. Com o Programa Abrace Nós, a Semcaspi tem fomentado oportunidades a população com deficiência. São encaminhamentos para vagas de trabalho e até capacitação. A ideia é alavancar, mais ainda, o número de atendimentos e de pessoas beneficiadas”, pontuou.

Segundo a coordenadora do Programa Abrace Nós, Janete Caminha, a intenção do evento foi demonstrar ao público em geral e a sociedade como as pessoas com deficiência são capazes de superar os estigmas impostos pela sociedade.

“Tivemos uma cadeirante dançando com a filha, um tetraplégico atuando e muitos outros demonstrando seus talentos. Tudo isso mostra o quanto estas pessoas são capazes de realizar algo. O Programa Abrace Nós tem qualificado as pessoas com deficiência no mercado de trabalho e aberto portas para elas fazerem o que elas quiserem na sociedade”, ressaltou.

Para a cantora, Nathalia Santos, que esteve presente em uma das apresentações, o evento reforça a importância da integração das pessoas com deficiências na sociedade e no meio artístico. “Demonstra que as pessoas que possuem necessidades especiais podem sim, está na frente do palco, e que a gente pode sim fazer o que quiser!”, destacou.

Dom Costa, ator do grupo de Teatro “Anjos Sem Asa”, deixou uma mensagem de força e coragem. “A importância do evento é algo indiscutível! Poder levar uma mensagem de esperança e paz no meio de todo esse caos. Nosso intuito com a peça é poder falar e mudar a realidade de algumas pessoas, sem elas precisarem vivenciar isso. Nem sempre precisamos viver uma realidade para ser tocado e viver através dela”, comentou.

PROGRAMA ABRACE NÓS

O Programe Abrace Nós promove a reintegração e inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho, por meio de ações e estratégias que viabilizam a promoção do protagonismo, participação cidadã e a mobilização social que possibilite contextos inclusivos.

Para mais informações, acesse o site do programa por meio do link: https://abracenos.pmt.pi.gov.br/ ou pelo telefone: (86) 3131-4745.

Foto: Divulgação (Semcaspi)

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Cidades

Fundação Wall Ferraz realiza Primeira Feira das Profissões do Centro Social do Parque Alvorada”

Publicado

em

Por

Fundação Wall Ferraz realiza Primeira Feira das Profissões do Centro Social do Parque Alvorada”

A Fundação Wall Ferraz, em Parceria com a AFIL – Associação Firmino Lacerda, realizou na manhã desta quinta-feira (02/12), a “Primeira Feira de Profissões, do Centro Social do Parque Alvorada”, realizada no bairro Parque Alvorada (zona norte). No momento estão sendo ofertados os cursos de “Recursos humanos” e “Empreendedorismo e Liderança”, na sede da AFIL.

No evento os alunos apresentaram na prática, o conteúdo e as habilidades adquiridas no decorrer dos cursos, entre as habilidades expostas, destacaram-se: processo de seleção, recrutamento, treinamento e contratação.

Na ocasião também aconteceu uma feira de empreendedores, organizada pelos alunos do curso “Empreendedorismo e liderança”, com a comercialização de produtos para o público, como alimentos, roupas, artigos de decoração, etc. E por fim, as atividades foram encerradas com o workshop presencial de tranças e unhas em gel.

“A qualificação profissional é importante em todas as fases da vida, seja para a busca do primeiro emprego ou para ingressar no mercado de trabalho. Estamos preparando pessoas da melhor maneira possível, auxiliando em seus conhecimentos para se tornarem profissionais capacitados para o mercado de trabalho”, disse Maykon Silva, presidente da FWF.

A nova parceria da FWF com a AFIL conta com a oferta de 10 cursos em diferentes áreas, através do projeto “Educação profissional com inovação tecnológica”, que tem como objetivo levar qualificação profissional gratuita para toda a população de Teresina. Essa parceria conta com recursos de emenda parlamentar do vereador Luís André.

Feira reuniu alunos e técnicos da FWF / Fotos: Ascom FWF

Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Cidades

Teresina teve 89 alunos de escolas municipais medalhistas em competição nacional de astronomia

Publicado

em

Por

Teresina teve 89 alunos de escolas municipais medalhistas em competição nacional de astronomia

A Agência Espacial Brasileira e a Sociedade Astronômica Brasileira divulgaram os nomes dos medalhistas da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Em Teresina, 89 alunos de escolas municipais foram premiados competindo com estudantes de grandes escolas públicas e privadas.

A OBA e a MOBFOG são olimpíadas científicas que mobilizam alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o país. O objetivo é incentivar o estudo e pesquisa da astronomia, descobrindo jovens talentos. Este ano, a preparação dos estudantes aconteceu de forma online.

No Programa Cidade Olímpica Educacional, da Secretaria Municipal de Educação (Semec), a turma participou de aulas, revisões e simulados no formato remoto. Os professores montaram um material de estudo exclusivo para essas competições, com programação aplicada também para os alunos de escolas municipais que não participam do Programa, mas toparam competir.

Foram 34 medalhas de ouro, com destaque para a Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, com nove alunos premiados. “Estamos bastante orgulhosos desse resultado, fruto de um trabalho de dedicação dos alunos e apoio dos professores, que sempre acreditam no potencial dos nossos estudantes. Esse foi um excelente resultado a nível nacional, competindo no mesmo nível de alunos da rede privada”, disse o secretário executivo de Ensino da Semec, Kleytton dos Santos.

Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Câmbio

Capa

Tempo

Caro leitor,

Diariamente você recebe dezenas notícias no seu whatsapp. Algumas são verdadeiras, outras não.

Por isso, é tão importante poder contar com uma fonte de informação confiável – e independente.

É isso que nós fazemos. Produzimos conteúdo. De relevância e com qualidade. Nós checamos as informações antes de publicar para que você receba apenas a verdade.

Nós analisamos os fatos para que você construa sua opinião. Nós entrevistamos pessoas, confrontamos autoridades e cobramos resultados do setor público.

O Jornal Diário do Povo faz jornalismo. E para fazer bem feito, nós precisamos do seu apoio. Assine o jornal. Custa pouco, mas vale muito. 

Banca de Jornal

Popular