Conecte-se conosco

Cidades

Ônibus Lilás: Projeto orienta sobre violência doméstica e presta assistência jurídica para mulheres

Publicado

em

Ônibus Lilás: Projeto orienta sobre violência doméstica e presta assistência jurídica para mulheres

O projeto “Ônibus Lilás” tem como objetivo oferecer salas com atendimentos e orientações sobre a prevenção à violência contra à mulher de forma gratuita. A abertura aconteceu nesta terça-feira (03), na Escola Conselheiro Saraiva, no Povoado Boa Hora, zona Norte de Teresina, das 8h até às 16h00. A programação percorrerá outras zonas rurais até sexta-feira (06).

Fotos: Rômullo Piauilino / Semcom

“É muito importante um evento como esse estar presente para as mulheres da zona rural, que nem sempre possuem acesso à internet ou como chegar ao atendimento especializado de combate à violência. Ficamos muito contentes com essa abertura e feliz com a receptividade das mulheres participando das oficinas e atividades que estão sendo realizadas pelos nossos serviços da Secretaria da Mulher”, ressalta Karla Berger, secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM).

Todo o projeto é realizado através da parceria com a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEMP-PI) e a SMPM, no qual o município fica responsável pela programação e execução das atividades.

“É uma parceria muito importante para a retomada desse projeto na nossa capital. São várias mulheres que estão acessando esses canais de atendimento, fortalecendo as políticas de atendimento à mulher no município de Teresina”, declara Zenaide Lustosa, coordenadora da Cemp.

As atividades do evento foram abertas com uma roda de conversa sobre a rede de atendimento disponível à mulher em situação de violência com as mulheres do povoado Boa Hora. Estiveram no momento as representantes da Guarda Municipal de Teresina, OAB Mulher, Defensoria Pública e Ministério Público do Piauí. Em uma das salas, o Centro de Referência Esperança Garcia (Creg), serviço oferecido pela SMPM para mulheres em situação de violência, estava presente fazendo orientações jurídicas e psicológicas para o público feminino da comunidade.

“Esse primeiro momento é importante porque explana para as mulheres os seus direitos, onde e como acessá-los se estiverem em uma situação de violência. É o momento que ela sabe que existe uma rede na qual ela pode procurar para sair do lar agressor”, detalha a assistente social da SMPM, Caroline Leal.

Além disso, os órgãos da justiça estavam presentes nas salas prestando atendimentos sobre processos e medidas judiciais, como pedidos de divórcios, atualização da medida protetiva, alimentos e pensão. Cortes de cabelos, designer de sobrancelhas e depilação também foram outros oferecidos em parceria com a Fundação Wall Ferraz.

Maria da Conceição, moradora do povoado, soube do projeto através das redes sociais da Secretaria da Mulher. Em processo de separação do ex-companheiro, acessou os serviços judiciais para dar entrada no processo de divórcio e aproveitou para usar os serviços de beleza.

“Como vou pouco ao Centro de Teresina, aproveitei o momento para dar entrada no meu processo de separação legal. Estou adorando o projeto aqui na comunidade e espero que sempre retorne. Hoje sou eu que preciso, mas amanhã pode ser minha vizinha, amiga ou minhas filhas”, declara Maria da Conceição.

A programação segue até sexta-feira (06) em povoados da zona rural de Teresina; confira:

Dia 04.08

Zona Leste – Comunidade Santa Teresina: Escola Municipal Santa Teresina

Dia 05.08

Zona Sudeste – Comunidade Taboca do Pau Ferrado: Escola Sagrado Coração de Jesus

Dia 06.08

Zona Sul – Comunidade Cerâmica Cil: Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Cidades

Fundação Wall Ferraz realiza Primeira Feira das Profissões do Centro Social do Parque Alvorada”

Publicado

em

Por

Fundação Wall Ferraz realiza Primeira Feira das Profissões do Centro Social do Parque Alvorada”

A Fundação Wall Ferraz, em Parceria com a AFIL – Associação Firmino Lacerda, realizou na manhã desta quinta-feira (02/12), a “Primeira Feira de Profissões, do Centro Social do Parque Alvorada”, realizada no bairro Parque Alvorada (zona norte). No momento estão sendo ofertados os cursos de “Recursos humanos” e “Empreendedorismo e Liderança”, na sede da AFIL.

No evento os alunos apresentaram na prática, o conteúdo e as habilidades adquiridas no decorrer dos cursos, entre as habilidades expostas, destacaram-se: processo de seleção, recrutamento, treinamento e contratação.

Na ocasião também aconteceu uma feira de empreendedores, organizada pelos alunos do curso “Empreendedorismo e liderança”, com a comercialização de produtos para o público, como alimentos, roupas, artigos de decoração, etc. E por fim, as atividades foram encerradas com o workshop presencial de tranças e unhas em gel.

“A qualificação profissional é importante em todas as fases da vida, seja para a busca do primeiro emprego ou para ingressar no mercado de trabalho. Estamos preparando pessoas da melhor maneira possível, auxiliando em seus conhecimentos para se tornarem profissionais capacitados para o mercado de trabalho”, disse Maykon Silva, presidente da FWF.

A nova parceria da FWF com a AFIL conta com a oferta de 10 cursos em diferentes áreas, através do projeto “Educação profissional com inovação tecnológica”, que tem como objetivo levar qualificação profissional gratuita para toda a população de Teresina. Essa parceria conta com recursos de emenda parlamentar do vereador Luís André.

Feira reuniu alunos e técnicos da FWF / Fotos: Ascom FWF

Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Cidades

Teresina teve 89 alunos de escolas municipais medalhistas em competição nacional de astronomia

Publicado

em

Por

Teresina teve 89 alunos de escolas municipais medalhistas em competição nacional de astronomia

A Agência Espacial Brasileira e a Sociedade Astronômica Brasileira divulgaram os nomes dos medalhistas da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Em Teresina, 89 alunos de escolas municipais foram premiados competindo com estudantes de grandes escolas públicas e privadas.

A OBA e a MOBFOG são olimpíadas científicas que mobilizam alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o país. O objetivo é incentivar o estudo e pesquisa da astronomia, descobrindo jovens talentos. Este ano, a preparação dos estudantes aconteceu de forma online.

No Programa Cidade Olímpica Educacional, da Secretaria Municipal de Educação (Semec), a turma participou de aulas, revisões e simulados no formato remoto. Os professores montaram um material de estudo exclusivo para essas competições, com programação aplicada também para os alunos de escolas municipais que não participam do Programa, mas toparam competir.

Foram 34 medalhas de ouro, com destaque para a Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, com nove alunos premiados. “Estamos bastante orgulhosos desse resultado, fruto de um trabalho de dedicação dos alunos e apoio dos professores, que sempre acreditam no potencial dos nossos estudantes. Esse foi um excelente resultado a nível nacional, competindo no mesmo nível de alunos da rede privada”, disse o secretário executivo de Ensino da Semec, Kleytton dos Santos.

Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Câmbio

Capa

Tempo

Caro leitor,

Diariamente você recebe dezenas notícias no seu whatsapp. Algumas são verdadeiras, outras não.

Por isso, é tão importante poder contar com uma fonte de informação confiável – e independente.

É isso que nós fazemos. Produzimos conteúdo. De relevância e com qualidade. Nós checamos as informações antes de publicar para que você receba apenas a verdade.

Nós analisamos os fatos para que você construa sua opinião. Nós entrevistamos pessoas, confrontamos autoridades e cobramos resultados do setor público.

O Jornal Diário do Povo faz jornalismo. E para fazer bem feito, nós precisamos do seu apoio. Assine o jornal. Custa pouco, mas vale muito. 

Banca de Jornal

Popular