Conecte-se conosco

Cidades

Casa Dona Carlotinha: Teresina ganhará novo espaço cultural

Publicado

em

Casa Dona Carlotinha: Teresina ganhará novo espaço cultural

Com o intuito de continuar valorizando a cultura local, a Prefeitura de Teresina, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), estará presenteando a cidade com uma nova opção cultural, trata-se da Casa Dona Carlotinha, localizada na Praça João Luís Ferreira, no Centro da capital. Neste primeiro momento o espaço deverá abrigar parte do acervo da Casa da Cultura, fechada ainda no ano passado por conta da pandemia da Covid-19 e que este ano teve a sua reabertura prejudicada por problemas de edificação.

Kennedy Glauber (IPMT) e Scheyvan Lima (FMC) / foto: Ascom FMC

O presidente da FMC, Scheyvan Lima, esclarece que a Casa Dona Carlotinha é um edifício tombado pertencente à própria prefeitura e que por conta disso, a parceria representa mais economia para os cofres públicos, uma vez que a gestão não terá que arcar com grandes despesas para alugar um prédio particular que custaria muito caro.

“Muitos dos espaços que temos são alugados, isso onera muito os cofres públicos, por isso estamos buscando agora opções que venham a contribuir com a diminuição de gastos, usando melhor o dinheiro que o povo investe na cidade através dos impostos. O prefeito Dr. Pessoa, está muito preocupado com essa situação referente a aluguéis e por isso determinou que sejam buscadas soluções para usos de prédios próprios, já que para ele, o dinheiro público precisa ser melhor investido”, conclui Scheyvan Lima, afirmando ainda que sobre a Casa da Cultura, o desejo da gestão é que o espaço seja mantido.

O prédio que abriga a Casa Dona Carlotinha pertence ao IPMT, de acordo com o presidente do órgão, Kennedy Glauber, este é um espaço que só vem a engrandecer a cultura local, uma vez que se trata de uma edificação histórica.

“A nossa gestão do IPMT se coloca à completa disposição da FMC, quanto ao avanço das políticas de Cultura da nossa cidade, no sentido de trazer benefícios reais aos nossos munícipes. Entendemos que a Casa da Dona Carlotinha somará em muito para a qualidade da prestação do serviço da FMC e ficamos felizes em podermos participar diretamente desse momento”, diz Kennedy Glauber.

Casa Dona Carlotinha

Localizada na Praça João Luís Ferreira, no Centro de Teresina. O local é característica da arquitetura implantada no Brasil na segunda metade do século XIX, sob inspiração do ecletismo, utilizando uma nova implantação da casa do lote, com jardim e entradas laterais. O imóvel possui grande valor histórico por ter servido de residência do Dr.Anísio Brito, figura de muita importância no meio cultural piauiense, historiador, literato, diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu do Piauí, da Escola Normal e do Liceu Piauiense.

A edificação foi adquirida e restaurada pela Prefeitura Municipal de Teresina e agora passa a ser administrada pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

FMS abre hoje (01) agendamento para 1ª e 2ª doses da pfizer

Publicado

em

Por

FMS abre hoje (01) agendamento para 1ª e 2ª doses da pfizer

A Fundação Municipal de Saúde abre hoje (01), às 18h, novo agendamento para vacinação de segunda dose da Pfizer para quem tem data no cartão de vacina até o dia 02 de janeiro de 2021.

Para ter direito à segunda dose é necessário também respeitar o intervalo mínimo de 3 semanas entre a primeira e a segunda dose. As vagas do agendamento são para vacinação na quinta (02) e sexta-feira (03). O agendamento é feito pelo site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/

Já às 20h, serão abertas vagas para agendamento de primeira dose (repescagem) da vacina da Pfizer para a população de 18 anos e mais. As vagas são para quinta (02) e sexta-feira (03).

Amanhã, quinta-feira (02), também tem drive para reforço da vacina contra covid para quem tem 18 e mais e intervalo mínimo de 5 meses após a segunda dose. Para os imunossuprimidos o intervalo é de 28 dias.

Os adolescentes de 12 a 18 anos também podem se vacinar amanhã (02) nos drives, mas devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. A vacinação em drive thru será das 9 às 17h nos seguintes locais:

Terminal do Parque Piauí
Terminal do Zoobotânico
Terminal do Livramento
Terminal do Buenos AiresNo momento da vacinação, a população deve apresentar um documento de identificação com foto e CPF ou cartão do SUS. Para a segunda dose e dose de reforço, é preciso ainda portar o cartão com registro das doses anteriores. Já os adolescentes devem estar acompanhados de pais ou responsáveis.

Foto: Divulgação (FMS)

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Cidades

Profissionais da licenciatura podem participar da I Jornada CREF Integra

Publicado

em

Por

Profissionais da licenciatura podem participar da I Jornada CREF Integra

Profissionais da Rede Municipal de Ensino que atuam na área da licenciatura podem participar do 4º ciclo da “I Jornada CREF Integra”, promovida pelo Conselho Regional de Educação Física do Piauí (CREF 15), que ocorre no dia 11/12, no Blue Tree Hotel. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) está apoiando o evento.

Os interessados podem realizar a inscrição até 08/12 através do link: http://www.eventos.inforgeneses.com.br//inscricao_semana/index.php?ei=Hba6zIPAPTEVky7aJ5OWhe_2q7o3tCiLQ5dT0nAtH-TDggWp2L5&evi=Ts0x5VxIQP1zFvntiYzU1MvpKLfH6RiK7mPg-V

O evento terá duas palestras: Educação Física Escolar e o Guia de Atividade Física para a População Brasileira”, que será ministrada por Valter Cordeiro Barbosa Filho; e Literacia Física no ensino da Educação Física Escolar, com Antônio Ricardo Catunda de Oliveira.

Em virtude da pandemia de Covid-19 as vagas serão limitadas.

 

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Câmbio

Capa

Tempo

Caro leitor,

Diariamente você recebe dezenas notícias no seu whatsapp. Algumas são verdadeiras, outras não.

Por isso, é tão importante poder contar com uma fonte de informação confiável – e independente.

É isso que nós fazemos. Produzimos conteúdo. De relevância e com qualidade. Nós checamos as informações antes de publicar para que você receba apenas a verdade.

Nós analisamos os fatos para que você construa sua opinião. Nós entrevistamos pessoas, confrontamos autoridades e cobramos resultados do setor público.

O Jornal Diário do Povo faz jornalismo. E para fazer bem feito, nós precisamos do seu apoio. Assine o jornal. Custa pouco, mas vale muito. 

Banca de Jornal

Popular