Conecte-se conosco

Cidades

Casa Dona Carlotinha: Teresina ganhará novo espaço cultural

Publicado

em

Casa Dona Carlotinha: Teresina ganhará novo espaço cultural

Com o intuito de continuar valorizando a cultura local, a Prefeitura de Teresina, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), estará presenteando a cidade com uma nova opção cultural, trata-se da Casa Dona Carlotinha, localizada na Praça João Luís Ferreira, no Centro da capital. Neste primeiro momento o espaço deverá abrigar parte do acervo da Casa da Cultura, fechada ainda no ano passado por conta da pandemia da Covid-19 e que este ano teve a sua reabertura prejudicada por problemas de edificação.

Kennedy Glauber (IPMT) e Scheyvan Lima (FMC) / foto: Ascom FMC

O presidente da FMC, Scheyvan Lima, esclarece que a Casa Dona Carlotinha é um edifício tombado pertencente à própria prefeitura e que por conta disso, a parceria representa mais economia para os cofres públicos, uma vez que a gestão não terá que arcar com grandes despesas para alugar um prédio particular que custaria muito caro.

“Muitos dos espaços que temos são alugados, isso onera muito os cofres públicos, por isso estamos buscando agora opções que venham a contribuir com a diminuição de gastos, usando melhor o dinheiro que o povo investe na cidade através dos impostos. O prefeito Dr. Pessoa, está muito preocupado com essa situação referente a aluguéis e por isso determinou que sejam buscadas soluções para usos de prédios próprios, já que para ele, o dinheiro público precisa ser melhor investido”, conclui Scheyvan Lima, afirmando ainda que sobre a Casa da Cultura, o desejo da gestão é que o espaço seja mantido.

O prédio que abriga a Casa Dona Carlotinha pertence ao IPMT, de acordo com o presidente do órgão, Kennedy Glauber, este é um espaço que só vem a engrandecer a cultura local, uma vez que se trata de uma edificação histórica.

“A nossa gestão do IPMT se coloca à completa disposição da FMC, quanto ao avanço das políticas de Cultura da nossa cidade, no sentido de trazer benefícios reais aos nossos munícipes. Entendemos que a Casa da Dona Carlotinha somará em muito para a qualidade da prestação do serviço da FMC e ficamos felizes em podermos participar diretamente desse momento”, diz Kennedy Glauber.

Casa Dona Carlotinha

Localizada na Praça João Luís Ferreira, no Centro de Teresina. O local é característica da arquitetura implantada no Brasil na segunda metade do século XIX, sob inspiração do ecletismo, utilizando uma nova implantação da casa do lote, com jardim e entradas laterais. O imóvel possui grande valor histórico por ter servido de residência do Dr.Anísio Brito, figura de muita importância no meio cultural piauiense, historiador, literato, diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu do Piauí, da Escola Normal e do Liceu Piauiense.

A edificação foi adquirida e restaurada pela Prefeitura Municipal de Teresina e agora passa a ser administrada pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeito Dr. Pessoa anuncia auxílio para os carroceiros

Publicado

em

Por

Prefeito Dr. Pessoa anuncia auxílio para os carroceiros

A ideia é que a bolsa possibilite um descanso aos finais de semana para os animais, que trabalham arduamente puxando carroças na cidade Fotos(Semcom)

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, se reuniu na manhã deste domingo (1) com carroceiros, na sede da Associação dos Trabalhadores em Veículos de Tração Animal, na avenida Boa Esperança, zona Norte da capital.

Na oportunidade, o prefeito anunciou um estudo para a criação de um projeto de lei para garantir um auxílio financeiro a esses trabalhadores. O projeto deve ser concluído pela prefeitura e enviado para análise da Câmara Municipal ainda neste mês.

De acordo com o prefeito, a ideia é que a bolsa possibilite um descanso aos finais de semana para os animais, que trabalham arduamente puxando carroças na cidade.

“Os animais são seres irracionais, mas que sentem condições físicas tal qual os humanos, que têm garantidos na constituição o descanso semanal do trabalho. A ideia é que os carroceiros que serão cadastrados pela prefeitura possam conceder esse descanso aos animais mediante à compensação paga pelo poder público”, garantiu o prefeito.

A presidente da Associação, Ana Cristina Lima, a Tina, ressalta a importância da valorização desses profissionais que também atuam na limpeza pública da cidade.

“Os carroceiros muitas vezes são marginalizados e esquecidos enquanto categoria profissional, nós só temos a agradecer a presença do prefeito e a sensibilidade para com a nossa categoria”, declarou Tina Lima.

Doutor Pessoa também anunciou a inclusão dos profissionais de veículos de tração animal em programa social de cestas básicas do município.

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Cidades

Professora monta diário da quarentena com relatos da rotina dos alunos em casa

Publicado

em

Por

Professora monta diário da quarentena com relatos da rotina dos alunos em casa

O momento de pandemia trouxe uma série de problemas sociais, mas também motivou importantes reflexões. O isolamento social foi a temática escolhida pela professora Jerlany Séba para influenciar os alunos a escrever sobre suas rotinas. A atividade é parte da disciplina protagonismo juvenil na Escola Municipal Ofélio Leitão, zona Sul de Teresina.

Fotos: Ascom Semec

A unidade de ensino funciona em jornada de tempo integral, por isso possui em sua grade curricular disciplinas diversificadas. No protagonismo juvenil, a turma é estimulada a ter autonomia e responsabilidade para tomar decisões. Nesse sentido, as atividades práticas ganham destaque, sempre com a intenção de preparar os alunos para que sejam os principais atores de seus projetos de vida.

No Diário da Quarentena, desafio proposto pela professora Jerlany aos alunos do 6º ao 9º ano, os estudantes relataram em textos e desenhos as vivências do período em casa. “A pandemia alterou profundamente a rotina que nossos alunos tinham na escola, além do aprendizado formal, do espaço de socialização e crescimento pessoal”, disse a professora.

As produções trazem relatos pessoais sobre a rotina dentro de casa, onde compartilham suas comidas favoritas, filmes mais assistidos, animais de estimação e até desenhos sobre as paisagens vistas da janela. Tudo foi compilado em um diário da turma, que será discutido no retorno presencial.

“Falar sobre essas mudanças é fundamental para que possam aprender a se reorganizar em um contexto diferente. Traz reflexões sobre essa vivência e constrói memórias afetivas sobre experiências agradáveis durante o isolamento. Vamos mostrar que o aprendizado real pode ser mais significativo que os momentos difíceis que cada um deles está enfrentando”, conclui a professora.

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Câmbio

Capa

Tempo

Caro leitor,

Diariamente você recebe dezenas notícias no seu whatsapp. Algumas são verdadeiras, outras não.

Por isso, é tão importante poder contar com uma fonte de informação confiável – e independente.

É isso que nós fazemos. Produzimos conteúdo. De relevância e com qualidade. Nós checamos as informações antes de publicar para que você receba apenas a verdade.

Nós analisamos os fatos para que você construa sua opinião. Nós entrevistamos pessoas, confrontamos autoridades e cobramos resultados do setor público.

O Jornal Diário do Povo faz jornalismo. E para fazer bem feito, nós precisamos do seu apoio. Assine o jornal. Custa pouco, mas vale muito. 

Banca de Jornal

Popular