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Orquestras sanfônicas de Teresina e do Rio de Janeiro se unem para homenagear Dominguinhos

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Orquestras sanfônicas de Teresina e do Rio de Janeiro se unem para homenagear Dominguinhos

Acontecerá na próxima sexta-feira (23/07), no Teatro João Paulo II, localizado no bairro Parque Ideal, na zona Sudeste de Teresina (PI), o lançamento de um projeto que homenageia os oito anos da morte do músico e sanfoneiro Dominguinhos, ícone da cultura nordestina que até hoje encanta pessoas com suas belas canções. O projeto que destaca umas das principais obras de Dominguinhos através de um vídeo, é uma parceria entre as orquestras sanfônicas dos municípios de Teresina (PI) e Rio de Janeiro (RJ).

Nascido no Nordeste e tendo morado parte de sua vida no Rio de Janeiro, Dominguinhos ainda é referência musical na vida de milhares de estudantes de acordeon em todo o país. Suas canções atravessam gerações e inspiram projetos musicais, a exemplo da Orquestra Sanfônica de Teresina que reúne jovens e adultos da capital piauiense.

A cantora e acordeonista Écore Nascimento faz parte desse projeto que é mantido pela pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, ela destaca que Dominguinhos serviu de inspiração para que a gestão municipal trabalhasse a profissionalização de novos acordeonistas.

“No dia 23 de Julho de 2013, todo o Brasil ficou em luto pela perda de Dominguinhos. Foi um momento difícil para quem tinha o sonho de conhecer de perto um dos maiores músicos que o Brasil já teve e que muito nos representa com sua música. Ele foi minha principal influência para iniciar os estudos com o acordeon e até hoje sua obra me motiva a homenageá-lo”, fala Écore Nascimento.

Ivan Silva é o maestro da Orquestra Sanfônica de Teresina, ele conta que através do dom de Dominguinhos, milhares de jovens e adultos começaram a se dedicar a arte do acordeon, servindo de inspiração para a criação de diversos grupos.

“Dominguinhos é uma das minhas principais referências musicais. Ele trouxe uma nova identidade para o acordeon no Nordeste e possibilitou uma nova forma de pensar e de tocar a sanfona na música popular brasileira “. Afirma o maestro Ivan Silva.

Na capital do Rio de Janeiro, o projeto será lançado nas redes sociais da orquestra carioca, o acordeonista Marcelo Caldi, fala que essa parceria une duas regiões distintas em um trabalho que só engrandece a cultura brasileira.

“Ficamos muito felizes com esta parceria. A Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro já trabalha com arranjos e versões que fazem homenagem a Dominguinhos e fazer esta ponte entre Sudeste e Nordeste possibilita uma troca de experiências incrível. Só nos fortalece enquanto músicos e também como orquestra”, explica Marcelo Caldi.

A partir de sexta-feira (23 de Julho) todo o Brasil poderá conferir o trabalho das Orquestras, que estará disponível nas redes sociais da Fundação Cultural Monsenhor Chaves e ainda nos instagram @sanfonicathe e @orquestrasanfonicarj.

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Com Informação da Prefeitura de Teresina

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Professora monta diário da quarentena com relatos da rotina dos alunos em casa

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Professora monta diário da quarentena com relatos da rotina dos alunos em casa

O momento de pandemia trouxe uma série de problemas sociais, mas também motivou importantes reflexões. O isolamento social foi a temática escolhida pela professora Jerlany Séba para influenciar os alunos a escrever sobre suas rotinas. A atividade é parte da disciplina protagonismo juvenil na Escola Municipal Ofélio Leitão, zona Sul de Teresina.

Fotos: Ascom Semec

A unidade de ensino funciona em jornada de tempo integral, por isso possui em sua grade curricular disciplinas diversificadas. No protagonismo juvenil, a turma é estimulada a ter autonomia e responsabilidade para tomar decisões. Nesse sentido, as atividades práticas ganham destaque, sempre com a intenção de preparar os alunos para que sejam os principais atores de seus projetos de vida.

No Diário da Quarentena, desafio proposto pela professora Jerlany aos alunos do 6º ao 9º ano, os estudantes relataram em textos e desenhos as vivências do período em casa. “A pandemia alterou profundamente a rotina que nossos alunos tinham na escola, além do aprendizado formal, do espaço de socialização e crescimento pessoal”, disse a professora.

As produções trazem relatos pessoais sobre a rotina dentro de casa, onde compartilham suas comidas favoritas, filmes mais assistidos, animais de estimação e até desenhos sobre as paisagens vistas da janela. Tudo foi compilado em um diário da turma, que será discutido no retorno presencial.

“Falar sobre essas mudanças é fundamental para que possam aprender a se reorganizar em um contexto diferente. Traz reflexões sobre essa vivência e constrói memórias afetivas sobre experiências agradáveis durante o isolamento. Vamos mostrar que o aprendizado real pode ser mais significativo que os momentos difíceis que cada um deles está enfrentando”, conclui a professora.

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Com Informação da Prefeitura de Teresina

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Teresina é exemplo para o Programa Nacional de Alimentação Escolar

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Teresina é exemplo para o Programa Nacional de Alimentação Escolar

Fotos: Ascom Semec

Representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estiveram reunidos com técnicos da Secretaria Municipal da Educação de Teresina, nesta semana, para reforçar a participação da agricultura familiar na alimentação escolar. O objetivo é de fomentar ações conjuntas de fortalecimento dos agricultores familiares e de promoção da segurança alimentar e nutricional, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A série de visitas, que teve início em abril, deve percorrer todas as capitais do país.

De acordo com o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Garigham Amarante, a cidade de Teresina é um verdadeiro exemplo para o Pnae, tendo em vista os números alcançados, acima de 30%, que representam um comprometimento com a Agricultura Familiar, garantindo que os alimentos cheguem até os alunos, tanto neste momento de pandemia, como em um futuro bem próximo com o retorno das aulas presenciais. “Estamos percorrendo todas as capitais brasileiras, verificando como está a adesão aos produtos da agricultura familiar, o que os alunos estão consumindo. Em algumas capitais, infelizmente, não verificamos o alcance de 30% de aquisição dos produtos, mas em outras capitais, este número é superado. Teresina está acima do esperado”, enfatiza Garigham.

A coordenadora-geral do Pnae, Karine Santos, disse que a capital Teresina vem executando as ações de merenda escolar, seguindo as orientações do Governo Federal, com a legislação vigente, que é especifica para este momento de pandemia. “Conferimos que os kits de gêneros alimentícios estão sendo entregues aos pais dos estudantes. E o que é melhor, Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação está valorizando e mantendo as aquisições junto a agricultura familiar. Então, na composição do kit que chega até o aluno, dispõe de alimentos da agricultura familiar e para o Pnae é muito importante, por que é possível fomentar a economia local e garantir a necessidade nutricional do estudante. Seguimos nesta parceria com o município de Teresina”, ressalta Karine Santos.

O secretário, professor Nouga Cardoso disse que é um compromisso da Prefeitura de Teresina, através da Semec, adquirir produtos cultivados pelos trabalhadores da agricultura, valorizando o que vem sendo produzido na região, com alimentos de qualidade.

Já a secretária executiva de Gestão da Semec, professora Edileusa Sampaio ressaltou o comprometimento de toda a equipe de nutricionista da Secretaria que vem realizando uma busca ativa, seja na entrega dos kits, bem como na análise da qualidade dos produtos que chegam à mesa dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Participaram da reunião, técnicos da Semec, o secretário executivo de Ensino, Kleytton Santos e o secretário municipal de Produção Agropecuária, Coronel Edvaldo Marques.

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Com Informação da Prefeitura de Teresina

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