Conecte-se conosco

Cidades

Semcaspi e ONU promoverão treinamento com servidores dos abrigos de indígenas venezuelanos

Publicado

em

Semcaspi e ONU promoverão treinamento com servidores dos abrigos de indígenas venezuelanos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) recebeu na manhã desta terça-feira, (30/06), no auditório, a Organização das Nações Unidas (ONU), para debater estratégias e soluções sobre os abrigos, que acolhem indígenas venezuelanos. A ONU vai promover, a partir desta quarta-feira, (01/07), curso de treinamento com os servidores dos abrigos.

Além da ONU, a reunião contou também com a participação: da Fraternidade Federação Humanitária Internacional (FFIH); da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc); das Secretarias Executivas do SUAS e das Políticas Integradas e da Gerência de Proteção Social Especial da Semcaspi.

De acordo com Márcio Allan, secretário da Semcaspi, a ideia é capacitar os servidores que atuam nos abrigos e qualificar as políticas públicas de Teresina.

“Visitamos na semana passada os abrigos dos venezuelanos e tomei conhecimento, de forma direta, das atuais demandas destas famílias. A ideia é pensar conjuntamente em estratégias alternativas para sanar as demandas. Esta tem sido uma das metas da gestão do Doutor Pessoa, melhorar as condições de vida das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social”, esclareceu.

Segundo Aline Teixera, secretária executiva do SUAS, a proposta é importante pela soma de experiências dos representantes da ONU com os servidores dos abrigos na capital.

“Aqui em Teresina estamos há dois anos e eles estão há mais de cinco anos. A expectativa é que esses diálogos e esse compartilhamento de experiências sejam bastante frutíferos. O que queremos é  continuar trabalhando com os indígenas venezuelanos aqui e tendo êxito nas experiências, nas articulações respeitando a cultura, intercalando a cultura deles com a nossa e reinserindo eles nas políticas públicas da nossa sociedade, sem anular a cultura que eles têm, mas agregando nossos valores culturais”, explicou.

Para Sebastian Roa, representante da agência da ONU para refugiados (Acnur), o objetivo é fortalecer as equipes que estão trabalhando com os indígenas refugiados aqui em Teresina.

“Nós estamos, conjuntamente, com nossos parceiros da Fraternidade Internacional, que estão em Roraima. Esse treinamento será baseado na experiência, que tivemos lá. A ideia é justamente fortalecer e edificar possibilidades de melhorar o trabalho, conseguir encontrar os caminhos, fazer uma avaliação de onde a gente consegue avançar ainda mais e construir de alguma forma estratégias intersetorialidade e coordenação com as entidades”, pontuou.

ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA

Ricardo Baumgartner, Gerente Operacional da FFIH, conta que em Roraima, já são dois mil indígenas venezuelanos, que residem em abrigos desde 2016 e que o acolhimento tem como foco a assistência humanitária.

“A ideia de vir aqui ao Piauí é trocar e compartilhar um pouco as experiências, que já tivemos em Roraima com essa população, dentro desse contexto humanitário, que estamos vivendo e trazer um pouco de tudo que nós passamos e contribuir aqui para que também os indígenas possam ter uma assistência humanitária devida, fazendo com que o acolhimento ocorra de forma adequada, envolvendo o Estado, os acolhidos e a Assistência Social”, indicou.

Foto: Divulgação (Semcaspi)

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Cidades

Representantes da PMT estão em Itú (SP) para conhecer gestão educacional no município

Publicado

em

Por

Representantes da PMT estão em Itú (SP) para conhecer gestão educacional no município

Nesta quarta-feira (27/10), representantes da Prefeitura Municipal de Teresina estiveram na cidade de Itú (SP), para conhecer projetos voltados para a primeira infância na área educacional, como participantes da Rede Urban95. Além da experiência com ensino remoto e híbrido durante a pandemia da COVID-19.

A comitiva é formada pelos secretários municipais de Planejamento e Educação, Joao Henrique Sousa e Nouga Cardoso, respectivamente; e pela Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Teresina, Kárita Allen. Além dos representantes da Prefeitura, acompanham a visita técnica representantes do Governo do Estado, como a Diretora de Ensino da Secretaria Estadual de Educação, Maria José Mendes, e da Gerente de Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação, Marília Aragão.

“Nosso prefeito Dr. Pessoa tem muita preocupação com a assistência dos alunos da rede pública. Com o foco na gestão de pessoas, temos buscado referências exitosas para que possamos acompanhar e adaptar a nossa realidade. Como Planejamento do município, buscamos dar assistência as demais secretarias e, por isso, estamos aqui acompanhados do Secretário Nouga”, disse João Henrique Sousa.

(Foto: Ascom/Semplan)

A visita técnica é acompanhada pelo Prefeito de Itu, Guilherme Gazzola. “Ficamos felizes de ser referência na educação e em projetos voltados para a primeira infância. A equipe da Prefeitura de Teresina e do Governo do Estado do Piauí podem conhecer como temos enfrentado esta pandemia e as adaptações que tem sido muito assertivas para a retomada do ensino presencial”, disse Gazzola.

Um dos importantes diferenciais do sistema viabilizado em Itú é o fato do professor da sala de aula ser o mesmo da vídeo-aula, estratégia que visou contribuir para a manutenção do vínculo professor/aluno e amenizar os impactos pedagógicos provocados pelo cenário pandêmico. “Pudemos verificar como os alunos residentes na extensa zona rural da cidade recebem atenção especial por parte pela equipe da Secretaria de Educação de Itu. Isso é muito importante para que possamos melhorar ainda mais a nossa estratégia de retomada e de atenção especial aos alunos da rede municipal”, explicou Nouga Cardoso, Secretário Municipal de Educação.

(Foto: Ascom/Semplan)

Teresina passou a integrar a rede Urban 95 neste segundo semestre deste ano. O município receberá suporte e acompanhamento para construir diagnósticos sobre a primeira infância, implementar o Plano Municipal pela Primeira Infância e promover ações de requalificação de espaços públicos, mobilidade para famílias, gestão de dados e melhorias de serviços para a primeira infância. Isso será muito positivo para nossa cidade.

Visita Técnica

A equipe também visitou o Parque Mundo da Criança, situado em Jundiaí. O espaço público tem acesso gratuito e também uma proposta sustentável onde busca unir brincadeira e educação. O Parque possui diversos espaços que funcionam como área de lazer e também salas de aula, visando a integração de aprendizado e lazer, onde as crianças podem aprender brincando. O Parque também possui um sistema de funcionamento estrutural que integra pessoas com deficiência em todos os espaços, sem segmentar apenas uma área que seja de sua utilização.

(Foto: Ascom/Semplan)

A Urban95 já é uma parceira do Departamento Agenda Teresina 2030, que é vinculado à Secretaria de Planejamento e Coordenação. A Prefeitura busca um alinhamento positivo à projetos como esse que envolvem um desenvolvimento sustentável e uma melhor unidade na utilização de espaços urbanos voltados para inclusão da primeira infância. “Nessa viagem temos a oportunidade de aprender com um sistema de educação que já vem dando certo, e nosso objetivo é fazer com que esse método seja inspiração para o desenvolvimento de melhorias dentro do nosso município” conclui Kárita Allen, Secretária Executiva de Planejamento Estratégico e Gestão.

 

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Cidades

Avenidas Miguel Rosa e Centenário estão na programação de limpeza de hoje (28)

Publicado

em

Por

Avenidas Miguel Rosa e Centenário estão na programação de limpeza de hoje (28)

As equipes de limpeza reforçam o serviço de capina e varrição das avenidas Miguel Rosa, Centenário, Elias João Tajra, João XXIII, Ulisses Marques, Castelo do Piauí, Aquiles Wall Ferraz, dentre outras.

Também estão na programação quatro cemitérios, dando continuidade a força-tarefa para o Dia de Finados.

Todos os dias, mais de mil colaboradores realizam o serviço de capina e varrição em Teresina. A programação de limpeza é definida pelas Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs), coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) e executada pelo Consórcio Teresina Ambiental (CTA).

Confira abaixo a programação de limpeza desta quinta-feira (28):

Centro

· Equipe A (a partir das 07:00hrs): Av. Centenário – Aeroporto

· Equipe B (a partir das 07:00hrs): Cemitério São José – Matinha

· Equipe C (a partir das 07:00hrs): Cemitério São José – Matinha

· Equipe D (a partir das 08:00hrs): Cemitério São José – Matinha

· Equipe E (a partir das 11:00hrs): Cemitério São José – Matinha

· Equipe F (a partir das 11:00hrs): Cemitério São José – Matinha

· Equipe de Praças (a partir das 08:00hrs): Cemitério São José – Matinha

· Equipe Volante (a partir das 08:00hrs): Praça da Liberdade – Centro

· Equipe de Lagoas (a partir das 09:00hrs): – Lagoa da Nova Brasília – Canal São Joaquim

· Equipe de Poda Alta (a partir das 08:00hrs): Praça Carlos Feitosa – São Joaquim

Zona Leste

· Equipe A (a partir das 07:00hrs): Av. Elias João Tajra – Fátima

· Equipe B (a partir das 07:00hrs): Av. Nossa Sra. de Fátima – Fátima

· Equipe C (a partir das 07:00hrs): Av. João XXIII, Santa Isabel

· Equipe D (a partir das 08:00hrs): Av. Ulisses Marques – Ininga

· Equipe E (a partir das 08:00hrs): Av. Ulisses Marques – Ininga

· Equipe F (a partir das 09:00hrs): Av. Aquiles Wall Ferraz – Santa Isabel

· Equipe G (a partir das 09:00hrs): Rua 01, Residencial Paris – Samapi

· Equipe H (a partir das 08:00hrs): Av. Ulisses Marques – Ininga

· Equipe I (a partir das 09:00hrs): R. Desembargador João de Deus Lima, Santa Isabel

· Equipe J (a partir das 11:00hrs): Av. Pres. Jânio Quadros – Santa Isabel

· Equipe A1 (a partir das 08:00hrs): R. Jornalista Dondon, Horto

· Equipe B1 (a partir das 08:00hrs): R. Jornalista Dondon, Horto

· Equipe C1 (a partir das 11:00hrs): R. Jornalista Dondon, Horto

· Equipe Poda Baixa (a partir das 08:00hrs): Av. Raul Lopes – Noivos

· Equipe Poda Alta (a partir das 17:00hrs): – Praça Sen. Bernardino Viana – R. Des. José Lourenço – São João

· Equipe A (a partir das 11:00hrs): – Av. Pres. Jânio Quadros – Santa Isabel

· Equipe B (a partir das 11:00hrs): – Av. Ulisses Marques – Ininga

· Equipe C (a partir das 11:00hrs): – Av. Ulisses Marques – Ininga

Zona Norte

· Equipe A (a partir das 08:00hrs): Av. Poty – Parque Brasil

· Equipe H (volante) (a partir das 08:00hrs): Av. Castelo do Piauí

· Equipe D (a partir das 09:00hrs): Rua 02 – Nova Teresina

· Equipe E (a partir das 09:00hrs): R. Jornalista Costa Vieira – Nova Teresina

· Equipe F (a partir das 09:00hrs): R. Anízio Martins – Nova Teresina

· Equipe G (a partir das 09:00hrs): R. Professor Vespasiano Rubim – Nova Teresina

· Equipe B (a partir das 11:00hrs): Cemitério do Buenos Aires, Av. Castelo do Piauí

· Equipe C (a partir das 11:00hrs): Cemitério do Buenos Aires, Av. Castelo do Piauí

· Equipe I (a partir das 11:00hrs): Rua 02 – Nova Teresina

· Equipe A (a partir das 08:00hrs): – Parque Lagoas do Norte, Av. Freitas Neto – Mocambinho

· Equipe G (a partir das 08:00hrs): Cemitério do Buenos Aires, Av. Castelo do Piauí

· Equipe J (a partir das 08:00hrs): Cemitério do Buenos Aires, Av. Castelo do Piauí

· Equipe L (a partir das 08:00hrs): Cemitério do Buenos Aires, Av. Castelo do Piauí

· Equipe M (a partir das 08:00hrs): Cemitério do Buenos Aires, Av. Castelo do Piauí

· Equipe Q (a partir das 08:00hrs): Cemitério do Buenos Aires, Av. Castelo do Piauí

· Equipe Campo de Futebol (a partir das 08:00hrs): Cemitério da Santa Maria das Vassouras

· Equipe de Poda Baixa (a partir das 08:00hrs): – Centro Social da Juventude – Santa Maria da Codipi

· Equipe de Poda Alta (a partir das 07:00hrs): Av. Freitas Neto

· Equipe Lagoas (a partir das 08:00hrs): A – Bomba da Av. Santa Clara (Dique) – Mocambinho B – Canal da Av. Poti

· Equipe de Transbordo (a partir das 08:00hrs): – Buenos Aires – Parque Brasil – Leonel Brizola – Jacinta Andrade

Zona Sudeste

· Equipe A (a partir das 08:00hrs): Av. Poty – Parque Brasil

· Equipe H (volante) (a partir das 08:00hrs): Av. Castelo do Piauí

· Equipe D (a partir das 09:00hrs): Rua 02 – Nova Teresina

· Equipe E (a partir das 09:00hrs): R. Jornalista Costa Vieira – Nova Teresina

· Equipe F (a partir das 09:00hrs): R. Anízio Martins – Nova Teresina

· Equipe G (a partir das 09:00hrs): R. Professor Vespasiano Rubim – Nova Teresina

· Equipe B (a partir das 11:00hrs): Cemitério do Buenos Aires, Av. Castelo do Piauí

· Equipe C (a partir das 11:00hrs): Cemitério do Buenos Aires, Av. Castelo do Piauí

· Equipe I (a partir das 11:00hrs): Rua 02 – Nova Teresina

· Equipe A (a partir das 08:00hrs): – Parque Lagoas do Norte, Av. Freitas Neto – Mocambinho

· Equipe G (a partir das 08:00hrs): Cemitério do Buenos Aires, Av. Castelo do Piauí

· Equipe J (a partir das 08:00hrs): Cemitério do Buenos Aires, Av. Castelo do Piauí

· Equipe L (a partir das 08:00hrs): Cemitério do Buenos Aires, Av. Castelo do Piauí

· Equipe M (a partir das 08:00hrs): Cemitério do Buenos Aires, Av. Castelo do Piauí

· Equipe Q (a partir das 08:00hrs): Cemitério do Buenos Aires, Av. Castelo do Piauí

· Equipe Campo de Futebol (a partir das 08:00hrs): Cemitério da Santa Maria das Vassouras

· Equipe de Poda Baixa (a partir das 08:00hrs): – Centro Social da Juventude – Santa Maria da Codipi

· Equipe de Poda Alta (a partir das 07:00hrs): Av. Freitas Neto

· Equipe Lagoas (a partir das 08:00hrs): A – Bomba da Av. Santa Clara (Dique) – Mocambinho B – Canal da Av. Poti

· Equipe de Transbordo (a partir das 08:00hrs): – Buenos Aires – Parque Brasil – Leonel Brizola – Jacinta Andrade

Zona Sul

· Equipe A (a partir das 07:00hrs): Av. Industrial Gil Martins – Três Andares

· Equipe B (a partir das 07:00hrs): Av. Prof. Valter Alencar – Macaúba

· Equipe C (a partir das 07:00hrs): R. Eurípides de Aguiar – Macaúba

· Equipe D (a partir das 07:00hrs): – R. Luiza Rodrigues, Res. Francisco das Chagas Oliveira, Vamos Ver o Sol

· Equipe E (a partir das 09:00hrs): R. Buriti dos Lopes – Macaúba

· Equipe F (a partir das 09:00hrs): R. Climério Bento Gonçalves – Macaúba

· Equipe G (a partir das 07:00hrs): – Quadra B 07, Res. Francisco das Chagas Oliveira, Vamos Ver o Sol

· Equipe H (a partir das 07:00hrs): R. Manoel Cipriano Lira – Parque Sul

· Equipe I (a partir das 07:00hrs): R. Projetada, Povoado Alegria

· Equipe J (a partir das 09:00hrs): R. Porto – Macaúba

· Equipe K (a partir das 11:00hrs): Escolão do Parque Piauí

· Equipe L (a partir das 08:00hrs): Av. 02, Conjunto Teresina Sul, Angelim

· Equipe M (a partir das 08:00hrs): R. 05, Conjunto Teresina Sul, Angelim

· Equipe Extra (a partir das 08:00hrs): R. Dr. João Soares, Residencial Justina Ribeiro

· Equipe Volante (a partir das 07:00hrs): R. São João do Piauí – São Pedro

· Equipe Galeria (a partir das 08:00hrs): Rua Seis – Parque dos Sonhos, Angelim

· Equipe A1 (a partir das 08:00hrs): Av. Miguel Rosa, Três Andares

· Equipe B1 (a partir das 08:00hrs): Praça das Crianças, Parque Piauí

· Equipe C1 (a partir das 08:00hrs): Praça do Campo do Promorar

· Equipe Campo de Futebol (a partir das 08:00hrs): Campo da Macaúba

· Equipe Poda Baixa (a partir das 08:00hrs): Cemitério Areias – Promorar

· Equipe de Poda Alta (a partir das 08:00): Cemitério Areias – Promorar

· Equipe de Transbordo (a partir das 08:00hrs): – Teresina Sul – Rua Mitarcia, Santa Antônio

Foto: Divulgação (Semduh)

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Câmbio

Capa

Tempo

Caro leitor,

Diariamente você recebe dezenas notícias no seu whatsapp. Algumas são verdadeiras, outras não.

Por isso, é tão importante poder contar com uma fonte de informação confiável – e independente.

É isso que nós fazemos. Produzimos conteúdo. De relevância e com qualidade. Nós checamos as informações antes de publicar para que você receba apenas a verdade.

Nós analisamos os fatos para que você construa sua opinião. Nós entrevistamos pessoas, confrontamos autoridades e cobramos resultados do setor público.

O Jornal Diário do Povo faz jornalismo. E para fazer bem feito, nós precisamos do seu apoio. Assine o jornal. Custa pouco, mas vale muito. 

Banca de Jornal

Popular