Conecte-se conosco

Cidades

Prefeitura realiza a I Feira no Mercado do Produtor

Publicado

em

Prefeitura realiza a I Feira no Mercado do Produtor

O bairro Vale do Gavião, zona leste de Teresina, será palco para a Primeira Feira do Mercado do Produtor, que será realizada nos dias 7, 8 e 9 de maio, de 8h às 17h. O evento é promovido pela Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD/Leste) com apoio da Secretaria Municipal de Economia Solidária- Semest.

De acordo com o gerente de Serviços Urbanos (GSU) Renato Lopes, a SAAD/Leste participou com a melhoria estrutural e com a limpeza profunda da região, obedecendo a uma logística que garanta a segurança tanto de usuários quanto de permissionários.

“É um mercado com pouca visibilidade e movimentação desde sua construção, em 2016. A SAAD/Leste entrou com a pintura, limpeza, capina, retirada de entulhos e do mato, realizando também a terraplanagem das ruas, deixando-as transitáveis e melhorando os acessos. Tudo para que a feira possa acontecer da melhor forma possível. Fizemos as instalações das barracas, stands e a Semest ficou com a tarefa de organizar toda a feira, que vai oferecer confecções em geral, artesanato, vendas de frutas e verduras, carnes, laticínios, temperos, pastel e caldo de cana”, explicou Renato Lopes.

O Superintendente da SAAD/Leste, James Guerra, destacou que o órgão prossegue implementando melhorias e diversos serviços na zona Leste da capital. “É só a primeira etapa para as reformas dos mercados públicos da zona leste. Acreditamos que essa feira será de grande importância para aumentar a visibilidade do local e para o fortalecimento do mercado do agricultor familiar”, frisou Guerra.

A Secretaria de Meio Ambiente também estará presente no evento com a distribuição de mudas, entre espécies frutíferas e nativas. O Mercado do Produtor, situado na avenida Luzia de Andrade, do bairro Vale do Gavião, possui uma área ampla e ventilada, distribuída em 538 metros quadrados e atende aos moradores do Residencial Zequinha Freire, Jardim do Uruguai, Wilson Martins, Sigefredo Pacheco I e II, Miriam Pacheco e Loteamento Viva a Vida.

O evento é promovido pela Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD/Leste) com apoio da Secretaria Municipal de Economia Solidária- Semest. Foto: Ascom (SAAD/Leste)

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Cidades

IPMT realiza audiência pública sobre Regime de Previdência Complementar

Publicado

em

Por

IPMT realiza audiência pública sobre Regime de Previdência Complementar

A primeira audiência pública para discussão do Regime de Previdência Complementar (RPC) aconteceu na manhã desta sexta-feira (15) de forma virtual, e foi transmitida através do YouTube da Câmara Municipal de Teresina, como forma de fomentar o debate com todos os servidores.

A criação do RPC foi determinada pela Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019 (Reforma da Previdência) e deve ser feita por todos os estados e municípios que possuam Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) até novembro de 2021.

De acordo com o Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Teresina (IPMT) Kennedy Glauber, “a Previdência Complementar é uma opção para melhorar a aposentadoria dos servidores tendo, entre outras vantagens, a manutenção do seu nível de renda da ativa, já que o valor da aposentadoria, nas regras de hoje, é de acordo com a média dos salários do tempo de contribuição e como os salários do início da carreira são inferiores aos últimos níveis do plano de cargos e salários, geralmente o servidor se aposenta com um valor inferior ao seu último salário na ativa.”

A adesão ao RPC não é obrigatória e será aplicada somente aos servidores que ingressarem no serviço público municipal a partir da data de sua instituição. Já os servidores que estão na ativa terão a opção de migrar ou não para o RPC. Os benefícios para quem optar pela Previdência Complementar são vários, mas é importante lembrar que esta decisão tem caráter irrevogável, por isso deve ser bem pensada: ela funciona como se fosse uma poupança individual, cujo saldo acumulado não é vitalício.

“O IPMT está abrindo um canal de comunicação e para isto vamos realizar outras audiências que forem necessárias, explicando e fazendo simulações para os servidores. Estamos à disposição para tirar quaisquer dúvidas”, finalizou Kennedy.

Para quem não assistiu, a audiência está disponível AQUI

 

Kennedy Glauber, presidente do IPMT, durante audiência pública que discutiu o RPC / foto: Ascom IPMT

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Cidades

Empossada nova diretoria executiva do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Teresina

Publicado

em

Por

Empossada nova diretoria executiva do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Teresina

Eleita através de uma eleição híbrida que ocorreu no último dia 06 de outubro, tomou posse na manhã de hoje (15/10), na sede da Fundação Municipal de Cultural Monsenhor Chaves (FMC), a nova Diretoria Executiva do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Município de Teresina (CMPC). A partir de agora o conselho de cultura passa a ser presidido pelo músico Micael Cruz Fideles, que, no CMPC, representa a Sociedade Cívil/Música e que foi eleito pela maioria dos votos válidos.

Segundo o presidente Micael Fideles, a nova diretoria terá como meta principal a construção do Plano Municipal de Cultura e ainda a fomentação de políticas culturais por toda cidade. Ele também conta que pretende dar mais dinamismo ao conselho, o tornando mais participativo e colaborador.

“A gestão anterior fez um ótimo trabalho, vamos dar continuidade em alguns projetos e buscar outros que venham garantir a continuidade do respeito a quem faz cultura no município de Teresina, bem como a boa aplicação dos recursos públicos”, pontua Micael Fidelis.

A posse foi acompanhada pelo presidente da FMC, Scheyvan Lima, que destacou a importância do conselho nas decisões tomadas a respeito das políticas públicas voltadas para o setor cultural. Scheyvan também enfatizou que como gestor da cultura, irá continuar participando efetivamente das demandas do colegiado.

“É muito importante que os setores da cultura de Teresina estejam tão engajados como no atual momento nas questões que estruturam e organizam as políticas públicas do setor, especialmente no contexto da pandemia”, comenta Scheyvan Lima, parabenizando o jovem Micael Fidelis por ter se colocado a disposição para colaborar com a cultura teresinense.

O CMPC é um órgão integrante da gestão cultural, vinculado administrativamente e financeiramente a Prefeitura de Teresina, por meio da FMC, com a finalidade de promover a gestão democrática e autônoma da Cultura da capital piauiense.

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Câmbio

Capa

Tempo

Caro leitor,

Diariamente você recebe dezenas notícias no seu whatsapp. Algumas são verdadeiras, outras não.

Por isso, é tão importante poder contar com uma fonte de informação confiável – e independente.

É isso que nós fazemos. Produzimos conteúdo. De relevância e com qualidade. Nós checamos as informações antes de publicar para que você receba apenas a verdade.

Nós analisamos os fatos para que você construa sua opinião. Nós entrevistamos pessoas, confrontamos autoridades e cobramos resultados do setor público.

O Jornal Diário do Povo faz jornalismo. E para fazer bem feito, nós precisamos do seu apoio. Assine o jornal. Custa pouco, mas vale muito. 

Banca de Jornal

Popular