Conecte-se conosco

Cidades

Prefeitura de Teresina vai investir quase 40 milhões para revitalizar margens dos rios em Teresina

Publicado

em

Prefeitura de Teresina vai investir quase 40 milhões para revitalizar margens dos rios em Teresina

Durante reunião com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, a secretária municipal do Meio Ambiente, Elisabeth Sá, apresentou um dos principais projetos da pasta para a cidade: o VIDA RIOS.

Serão quase 40 milhões em investimentos que vão revitalizar e transformar as margens do rios Parnaíba e Poti na capital.

“Fico muito feliz em ver um projeto tão abrangente e completo como o Vida Rios. O objetivo da gestão municipal é cuidar da nossa gente. Os rios fazem parte da nossa história e agora serão ainda mais importantes para Teresina”, disse o prefeito Dr. Pessoa.

O projeto, que foi elaborado por arquitetos, técnicos e especialistas da Prefeitura de Teresina, através das Secretarias do Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Habitação com apoio da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro, vai valorizar os rios de Teresina e reinventar a relação do Poti e do Parnaíba com a população local.

“O VIDA RIOS será um marco para a gestão municipal de Teresina. Vamos transformar aquela área e queremos entregar em agosto, no aniversário da cidade, como presente a nossa população. O VIDA RIOS vai atravessar gerações”, revelou Elisabeth Sá, secretária do Meio Ambiente.

Projeto Vida Rios vai transformar área

O projeto inclui, desde a revitalização de todo o Cais do Parnaíba e a recuperação da mata ciliar, até a requalificação de ruas próximas. Ações como a construção de restaurantes flutuantes e pedalinhos também estão sendo pensadas para atrair os teresinenses.

“Estamos pensando em um projeto completo, que trará opções de lazer para os moradores, estacionamentos e restaurantes, e vamos tornar o Centro da cidade mais agradável para todos”, declara o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira.

O projeto será implantado em 3 etapas e a primeira já será contemplada através do Programa Ação Centro para englobar o tradicional cais do Rio Parnaíba e a origem da cidade. O Cais do Parnaíba será construído em dois trechos e vai da Ponte Metálica até a Praça Da Costa e Silva.

Recursos já garantidos viabilizam projeto

O superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, garantiu também que já está em tratativas para obter mais recursos para implementar ações do Vida Rios.

“Estamos trabalhando para fazer acontecer e transformar o projeto em realidade. Já conseguimos através do senador Marcelo Castro recursos para a primeira etapa e vamos agora avançar para conseguir todo o orçamento para o Vida Rios”, revelou Roncalli Filho, superintendente da SAAD Centro.

“O nosso principal objetivo é devolver vida ao Centro, aproximar a população dos rios, mas também realizar feiras na Praça Da Costa e Silva, exposições, enfim, trazer atrativos para que as pessoas redescubram o centro. É algo que terá a cara da gestão do nosso prefeito, um olhar social e a valorização do meio ambiente, dos rios. Enfim, trará um impacto positivo para essa área da cidade”, completou o secretário de Planejamento, João Henrique Sousa.

Serão quase 40 milhões em investimentos que vão revitalizar e transformar as margens do rios Parnaíba e Poti na capital. Foto: Rômulo Piauilino (Semcom)

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeito Dr. Pessoa pede a ministro aumento de repasse federal para custeio da saúde em Teresina

Publicado

em

Por

Prefeito Dr. Pessoa pede a ministro aumento de repasse federal para custeio da saúde em Teresina

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, se reuniu na tarde desta quarta-feira (16), em Brasília (DF), com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A audiência contou com a presença do secretário de Planejamento de Teresina, João Henrique Sousa e dos três senadores do Piauí, Marcelo Castro (MDB), Elmano Férrer (PP) e Ciro Nogueira (PP). O médico piauiense José Lira também participou do encontro a convite do prefeito Dr. Pessoa.

Na oportunidade, o prefeito relatou ao ministro a dificuldade que o município tem tido em arcar financeiramente com os custos da saúde.

A cidade de Teresina, que atende hoje grande parte de pacientes do interior do Piauí e ainda recebe pessoas vindas de Estados da região Nordeste, como Maranhão e Pará, hoje investe 53% da receita corrente líquida do município em saúde.

“Relatamos ao ministro a situação enfrentada pelos municípios em relação ao custeio da saúde pública e pedimos um auxílio nessa área pois está ficando cada vez mais difícil financeiramente, principalmente devido ao aumento de investimentos no setor devido à pandemia de coronavírus”, explicou o prefeito.

Na oportunidade, também foi apresentado a Marcelo Queiroga o projeto para a construção do Hospital da Mulher de Teresina.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, se reuniu na tarde desta quarta-feira (16), em Brasília (DF), com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga Fotos: Divulgação / Semcom

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Cidades

Semcaspi firma parceria com Defesa Civil para atender famílias em áreas e em casas de riscos

Publicado

em

Por

Semcaspi firma parceria com Defesa Civil para atender famílias em áreas e em casas de riscos

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) firmou parceria com a Secretaria Municipal da Defesa Civil para atender famílias que vivem em áreas e em casas de riscos em Teresina. A reunião aconteceu nessa terça-feira (15), no gabinete da Semcaspi.

O secretário da Semcaspi, Márcio Allan, ressalta que as parcerias na gestão têm como principal objetivo reforçar e ampliar os serviços prestados na assistência social.

“A nossa gestão será pautada em parcerias para um melhor atendimento ao público da Semcaspi e na elaboração e execução de projetos. Atualmente, já fechamos parcerias com a Prodater, a Eturb, a Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e, agora, com a Defesa Civil”, destacou o secretário.

Para o secretário da Defesa Civil, Carlos Ribeiro, essa parceria visa ampliar o atendimento às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, inclusive, a alimentar.

“A parceria tem como foco principal a distribuição de cestas básicas às famílias cadastradas pela Defesa Civil. Estamos realizando cadastro das famílias que moram em áreas ou em casas de riscos. Estas pessoas precisam de assistência do poder público e vamos aprimorar os serviços que já disponibilizamos”, pontuou.

Em março deste ano, a Defesa Civil Municipal, que integrava os serviços da Semcaspi, foi desmembrada e ganhou status de secretaria.

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) firmou parceria com a Secretaria Municipal da Defesa Civil Fotos(Ascom/Semcaspi)

=
Com Informação da Prefeitura de Teresina

Continue lendo

Câmbio

Capa

Tempo

Caro leitor,

Diariamente você recebe dezenas notícias no seu whatsapp. Algumas são verdadeiras, outras não.

Por isso, é tão importante poder contar com uma fonte de informação confiável – e independente.

É isso que nós fazemos. Produzimos conteúdo. De relevância e com qualidade. Nós checamos as informações antes de publicar para que você receba apenas a verdade.

Nós analisamos os fatos para que você construa sua opinião. Nós entrevistamos pessoas, confrontamos autoridades e cobramos resultados do setor público.

O Jornal Diário do Povo faz jornalismo. E para fazer bem feito, nós precisamos do seu apoio. Assine o jornal. Custa pouco, mas vale muito. 

Banca de Jornal

Popular