Conecte-se conosco

Cultura

Paulo Gustavo piora e médicos recorrem a pulmão artificial

Publicado

em

Divulgação

O ator Paulo Gustavo (42 anos) apresentou piora no seu quadro clínico nesta sexta-feira(2) e médicos começam novo tratamento por Oxigenação por Membrana Extracorpórea – ECMO. Internado numa UTI desde o último dia 13 de março, Paulo Gustavo luta para se recuperar da Covid-19.

“Optamos pelo início da terapia coadjuvante com Ecmo, com o objetivo de permitir uma melhor recuperação da função pulmonar. Após o agravamento ocorrido, a situação permanece estável nas últimas horas”

Equipe médica do ator paulo gustavo, em boletim clínico

O que é a ECMO e como o tratamento pode salvar Paulo Gustavo

A ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), que o ator Paulo Gustavo está sendo submetido, é um tratamento feito por aparelho médico complexo que assume a função do pulmão e ou coração artificiais para pacientes que estão com os órgãos comprometidos.

Ator Paulo Gustavo passa por novo tratamento para pacientes críticos com Covid-19

O sangue é bombeado longe do corpo através de uma cânula que seja introduzida em uma veia principal e passada através de uma câmara de ar da membrana com fluxo do oxigênio para se tornar oxigenada antes de ser retornado ao corpo. Funciona como um pulmão artificial.

Pulmão artificial

Até esta sexta-feira(2), Paulo Gustavo estava internado na UTI e usava um respirador, máquina mais simples utilizada por todos os pacientes intubados.

Ela não subsitui a função do pulmão e apenas injeta um fluxo contínuo de oxígênio no paciente. Já a ECMO, que funciona como um pulmão artificial, e é mais complexa, faz a circulação e a oxigenação artificiais do sangue. A máquina é ligada ao paciente através de cateteres.

No mundo, segundo estudo até agosto de 2020, foram realizadas mais de duas mil ECMOs para Covid-19, e 55% dos pacientes que utilizaram o pulmão artificial conseguiram se recuperar.

O uso do pulmão artificial é um procedimento médico para aliviar o trabalho do pulmão do paciente. No caso de Paulo Gustavo, ele alivia o organismo e garante as trocas gasosas no sangue, o que pode contribuir para sua recuperação.

Os estudos médicos sobre o uso do aparelho em pacientes com Covid-19 são recentes.

Pai do ator pede corrente de orações ao Brasil

Júlio Marcos, pai do ator Paulo Gustavo, pediu em suas redes sociais uma corrente de oração pela recuperação de seu filho. “Por isso, nesse domingo de Páscoa, abençoado, vamos unir nossa fé, com muita força e energia, às 18 horas, um horário muito forte num dia muito especial!”, disse.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *