O diretor de Atração de Investimentos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SDE), Ulysses Moraes, informou que o projeto de implantação do novo terminal de combustíveis em Teresina está em fase final de tramitação. O investimento do Governo do Piauí nessa obra, que funcionará na região do Terminal de Petróleo de Teresina, será de R$ 67 milhões. “Estamos na última fase de tramitação desse projeto para iniciar para que possamos licitar, fazer tomada de preço, escolher quem vai fazer efetivamente a obra”, enfatiza Ulysses Moraes.
O diretor de Atração de Investimentos ressaltou “essa vinda de combustíveis é essencial para a logística do nosso estado, tendo em vista que o Piauí tem uma defasagem de quase 30% do seu combustível e os terminais locais não conseguem atender toda a demanda do estado”.
Ele acrescentou que com esse novo terminal em Teresina, poderá até haver uma queda no preço dos combustíveis ao consumidor, considerando que os postos que hoje não conseguem atendimento nos terminais locais, buscam os seus combustíveis por meio de caminhões-tanque no Ceará, Maranhão e até em Pernambuco. Ulysses explica que é um custo muito alto enviar caminhões para trazer esses produtos e agora eles virão inteiramente por meio da linha férrea, com abastecimento pelo Porto de Itaqui.
De acordo com o diretor, esse terminal de Teresina é um investimento que vai melhorar muito a infraestrutura logística do estado nessa questão do combustível, que tem tanto afetado a vida dos piauienses por conta do alto preço. “É uma vitória muito grande que estamos prestes a concluir a fase burocrática, de vencer toda essa burocracia de aprovação do projeto”, pontua Ulysses. A expectativa é que depois de aprovado o projeto pela Prefeitura de Teresina, no segundo semestre do ano de 2024, esse terminal de combustíveis será inaugurado.
Finalizando, o superintendente do Desenvolvimento Econômico, Deusval Lacerda de Moraes, destaca as metas da secretaria alinhadas ao plano estratégico do Governo para serem alcançadas ao longo dos quatro anos de mandato. “A grande meta da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), que tem a deputada Janaínna Marques como titular, e que faz parte do Plano de Governo do governador Rafael Fonteles é a criação de 12 parques empresariais nos territórios produtivos do Piauí, que vão atrair novos investimentos industriais e comerciais para Estado fortalecendo o empreendedorismo, gerar trabalho, emprego e renda para os piauienses, estimular a produtividade e a inovação na produção e melhorar o ambiente de negócios no Estado do Piauí.”