O Mundial de Clubes de Vôlei Feminino começa nesta terça-feira (9) em São Paulo, trazendo grande expectativa para o público brasileiro que poderá acompanhar de perto as disputas das melhores equipes do mundo. Com dois representantes nacionais, o Praia Clube, de Minas Gerais, atual campeão sul-americano, e o Osasco, vencedor da Superliga 2024/25, os fãs de vôlei estão ansiosos para ver as performances dos seus times favoritos em quadra.
Estreias brasileiras e programação dos jogos
O Praia Clube fará sua estreia no Ginásio Pacaembu, enfrentando o Zamalek, do Egito, a partir das 10h (horário de Brasília), pelo Grupo B. Já o Osasco, que começa sua trajetória no torneio às 20h30, enfrentará o Alianza Lima, do Peru, que é estreante na competição, na primeira rodada do Grupo A. A expectativa é alta entre os torcedores que acompanharão as partidas, que terão transmissão ao vivo na VBTV, o serviço de streaming da Federação Internacional de Vôlei.
Além dos times brasileiros, a competição conta também com dois clubes da Itália: o Conegliano, campeão atual e que conta com a presença da ponteira da seleção brasileira Gabi Guimarães, e o Scandicci, que participa pela primeira vez do torneio. Os outros participantes incluem o Zhetysu, do Cazaquistão, e o Orlando Valkyries, dos Estados Unidos.
Formato da competição e expectativas
O Mundial de Clubes segue um formato onde os quatro clubes de cada grupo jogam entre si, o que resulta em um turno único. Os dois melhores de cada chave avançarão para as semifinais, que ocorrerão no dia 13 de dezembro, e a grande decisão do título acontecerá no dia 14 de dezembro, um domingo, às 16h30.
O Osasco está em busca de seu segundo título mundial, tendo conquistado o primeiro em 2012. Por sua vez, o Praia Clube sonha em alcançar a primeira conquista da sua história na competição, após ter finalizado em quarto lugar em três das seis edições que participou. O Brasil já foi campeão com outras duas equipes no passado: o Sadia, em 1991, e o Sorocaba, em 1994.
Composição dos grupos e jogos da primeira fase
Grupos do Mundial
CHAVE A
- Osasco
- Zhetysu (Cazaquistão)
- Scandicci (Itália)
- Alianza Lima (Peru)
CHAVE B
- Conegliano (Itália)
- Praia Clube
- Zamalek (Egito)
- Orlando Valkyries (EUA)
Programação dos jogos
As partidas da primeira fase foram programadas conforme segue:
- **Terça-feira (9)**
- 10h – Praia Clube x Zamalek
- 13h30 – Conegliano x Orlando
- 17h – Zhetysu x Scandicci
- 20h30 – Osasco x Alianza Lima
- **Quarta (10)**
- 10h – Praia Clube x Orlando
- 13h30 – Zhetysu x Alianza
- 17h – Conegliano x Zamalek
- 20h30 – Osasco x Scandicci
- **Quinta (11)**
- 10h – Zamalek x Orlando
- 13h30 – Conegliano x Praia Clube
- 17h – Scandicci x Alianza
- 20h30 – Osasco x Zhetysu
- **Sexta (13)**
- 13h – semifinal 1
- 16h30 – semifinal 2
- **Sábado (14)**
- 13h – disputa por medalha de bronze
- 16h30 – decisão do título
Com a realização do Mundial de Clubes de Vôlei Feminino em São Paulo, o Brasil está prestes a viver momentos de muita emoção e adrenalina nas quadras. O apoio da torcida será fundamental para que nossas equipes possam brigar pelo título e fazer história mais uma vez.


