Brasil, 7 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

CNU 2025: formato, critérios e regras da prova discursiva

Neste domingo (7), mais de 45,4 mil candidatos participam da segunda etapa do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025, realizado em 228 cidades do país. A prova discursiva é uma etapa crucial que pode impulsionar a classificação final, especialmente devido ao peso atribuído às respostas na nota final do concurso.

Como será a estrutura da prova discursiva?

O formato varia conforme o nível da vaga. Os candidatos de nível superior responderão a duas questões discursivas, de até 30 linhas cada, com valor de 22,5 pontos por resposta. Já os de nível intermediário farão uma redação dissertativo-argumentativa, também limitada a 30 linhas, totalizando 30 pontos. Ambos os formatos exigem clareza, objetividade e domínio da norma culta da língua portuguesa.

O que será avaliado na prova?

No nível superior, metade da nota avalia o domínio técnico do conteúdo, incluindo precisão conceitual, atendimento ao enunciado e uso adequado dos conhecimentos específicos. A outra metade valoriza aspectos de língua portuguesa, como ortografia, coesão e coerência. Para o nível intermediário, a foco está na qualidade da argumentação e na capacidade de escrita, segundo orientações do edital.

Como preparar-se para a prova discursiva?

Revisar os eixos temáticos do edital e praticar a redação é fundamental. A recomendação de professores como Letícia Bastos é focar em mapas mentais, temas atuais e assuntos relacionados a conhecimentos específicos, além de fazer simulados, respeitando o limite de linhas e o tempo de elaboração, para adaptar-se ao ambiente da prova.

O que pode zerar na prova?

Respostas fora do espaço delimitado, ilegíveis ou escritas com caneta incorreta (azul ou preta, de corpo transparente) são motivos de eliminação. O candidato deve evitar assinar ou inserir marcas na folha definitiva, além de guardar atenção às orientações de uso de documentos e objetos permitidos — como o uso do documento digital, disponível no aplicativo do governo.

Horários e locais da prova

Os portões serão fechados às 12h30 (horário de Brasília) e a prova começará às 13h. A duração varia: três horas para nível superior, até às 16h, e duas horas para nível intermediário, até às 15h. Os candidatos devem permanecer ao menos uma hora na sala, entregando o cartão de respostas, e as últimas pessoas devem aguardar juntas a assinatura da ata.

As provas serão realizadas em diferentes regiões do Brasil, e o local de cada candidato está informado no cartão de confirmação, acessível pelo site da banca, a inscrição-cpnu.conhecimento.fgv.br. Recomenda-se levar o documento impresso para facilitar a localização do local.

Próximos passos

A divulgação do resultado preliminar da prova discursiva está prevista para 23 de janeiro de 2026, seguida do período de recursos nos dias 26 e 27 do mesmo mês. A nota definitiva será publicada em 18 de fevereiro, junto às listas de classificação para vagas imediatas e de espera, com previsão de convocação a partir de 20 de fevereiro de 2026.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes