Entre os dias 24 e 28 de novembro, a cidade de Nairobi, no Quênia, foi palco de um seminário promovido pelo CEPACS/SCEAM, pela organização Ajuda à Igreja que Sofre e pelo Dicastério para a Comunicação. O evento reuniu 40 participantes de 20 nacionalidades, incluindo diretores, produtores, responsáveis pela comunicação e jornalistas da Televisão Católica de diversas partes da África. O foco do seminário foi reafirmar a importância de fortalecer a presença da Televisão Católica, visando uma colaboração mais eficaz na evangelização do continente africano.
O papel das televisões católicas na comunicação da Igreja
O objetivo do encontro foi analisar a identidade e missão das televisões católicas no continente, além de discutir os desafios e oportunidades que se apresentam no mundo digital. Durante os três dias de debates, diretores de canais, comunicadores e líderes pastorais refletiram sobre o futuro da comunicação da Igreja. Palavras-chave como cooperação, partilha de conteúdos e inovação foram essenciais nas discussões, bem como a realização de formações técnicas e o fortalecimento da presença digital.
Na abertura do evento, o Secretário Geral da Associação das Conferências Episcopais da África Oriental (AMECEA), Pe. Anthony Makunde, destacou o papel fundamental que os profissionais de comunicação católicos desempenham na sociedade. Ele reforçou que “a Igreja não deve permanecer silenciosa” no ambiente digital; caso contrário, “outros moldarão os corações e as mentes do nosso povo”, enfatizando o poder da comunicação na formação da consciência coletiva.
A importância do Serviço da Televisão Católica em África
A fundação Ajuda à Igreja que Sofre utilizou a plataforma para falar sobre o Serviço da Televisão Católica em África (Catholic Television Service in África – CTSA), uma iniciativa visionária que busca estabelecer um serviço de televisão católica no continente. Um dos compromissos mais celebrados durante o seminário foi o de capacitar comunicadores africanos em sua missão de evangelizar, através de apostilas que vão aprimorar a qualidade da comunicação da Igreja Católica em África.
O CTSA tem como objetivo criar uma forte conexão entre a África e outras regiões, principalmente a América Latina, onde existe uma experiência consolidada de colaboração com centenas de canais de televisão. Na América Latina, o projeto “Comunicação da Boa Nova” se destaca, promovendo um ecossistema de comunicação onde católicos e não católicos trabalham juntos.
Iniciativas para melhorar a programação da televisão católica
O Presidente do CEPACS-SCEAM, o Bispo da Diocese de Kondoa, Dom Bernardin Mfumbusa, salientou a importância do encontro. Segundo ele, foi uma oportunidade única para explorar novas colaborações. “Existem muitos canais de televisão em África, mas falta uma rede de parcerias efetivas”, comentou. O Bispo manifestou ainda a necessidade de capacitar jornalistas e agentes de comunicação, o que permitirá uma melhor circulação de informações e a criação de uma plataforma de programação comum.
A nova rede de colaboração pretende unir os diferentes canais de televisão, permitindo a troca de experiências e a partilha de programas, reduzindo assim os custos de produção e ampliando o alcance da mensagem católica.
Construindo pontes e compartilhando histórias africanas
A iniciativa conta também com um compromisso de compartilhar narrativas africanas pelo mundo, tornando a comunicação da Igreja mais dinâmica e criativa. O Bispo de Kondoa instou os jornalistas a usarem sua criatividade e audácia para aprimorar o sistema comunicativo da Igreja em África, buscando levar a voz do continente à comunidade católica global.
O seminário em Nairobi foi, portanto, um passo significativo na construção de sinergia entre os especialistas e jornalistas dos meios católicos em África. Com o auxílio das novas tecnologias e o compromisso de compartilhar histórias autênticas e cativantes, espera-se que as televisões católicas se tornem um farol de esperança e verdade no continente.
O encontro finalizou com um sentimento de responsabilidade renovada e colaboração mútua, visando um futuro mais iluminado pela palavra e pela ação da Igreja na África.
Leia mais sobre o evento e suas repercussões.


