O Metrópoles recebeu o 1º prêmio de jornalismo do Conselho Federal de Administração (CFA) pela reportagem “Elas lideram: a força das mulheres na cultura do DF”. Esta matéria multimídia destaca as conquistas e desafios enfrentados por quatro importantes produtoras culturais do Distrito Federal: Ruskaya Zanini, Sara Rocha, Amanda Bittar e Juliana Jacinto, que estão à frente de projetos que dinamizam a cena cultural local.
A importância da reportagem
O minidocumentário que integra o especial multimídia foi reconhecido como o melhor trabalho da categoria vídeo no concurso. Com apenas nove minutos, ele apresenta relatos das entrevistadas sobre como suas perspectivas femininas contribuíram para o sucesso de suas iniciativas culturais. Além disso, o material conta com a participação de especialistas, como Juliana Solidade, do CFA, e Viviane Pinto, da plataforma Lab Criação, que sugerem mudanças nas políticas de incentivo para aumentar a presença feminina na economia cultural.
O minidocumentário e sua equipe
O projeto multimídia “Elas lideram: a força das mulheres na cultura do DF” foi idealizado pela editoria de entretenimento do Metrópoles. A apuração e redação ficaram a cargo de Yasmin Rajab, com coordenação e edição de Érica Montenegro, Ranyelle Andrade e Beatriz Queiroz. O design visual foi elaborado por Gui Prímola e Carla Senna, enquanto as fotografias foram capturadas por Breno Esaki, Hugo Barreto, Luís Nova e Vinícius Schmidt. A edição das imagens ficou sob responsabilidade de Daniel Ferreira e Michael Melo.
Realizado pela equipe de vídeo do Metrópoles, o minidocumentário é fruto do trabalho conjunto de profissionais como Giuliano Gazzoni, Natália Jaguaribe, Guilherme Guimarães, Lucas Akasaki, Brenno Alves, Rebeca Hadassa, Blandu Correia, Gabriel Foster, Leonardo Hladczuk e Mark Vales. A revisão da matéria foi realizada por Juliana Garcês, e a parte técnica, para que o conteúdo fosse transmitido, ficou a cargo de Italo Ridney, Saulo Marques e Alvino Rodrigues.
Reconhecimento e impacto
A primeira edição do prêmio de jornalismo do CFA buscou estimular a publicação de matérias que valorizem a profissão de administrador. O Metrópoles, ao receber essa honraria, demonstra a importância de coberturas que trazem à tona a força feminina e as lutas das mulheres na área cultural, um campo frequentemente dominado por narrativas e vozes masculinas.
O conteúdo premiado é um reflexo do comprometimento do Metrópoles em promover diversificação nas histórias que conta, além de enfatizar a necessáidade de mudança nas políticas culturais. Isso mostra que a mídia tem um papel crucial em dar visibilidade a questões significativas e que impactam diretamente a sociedade.
Documentário disponível para visualização
Os interessados em conhecer mais sobre essa importante narrativa podem assistir ao minidocumentário “Elas lideram: a força das mulheres na cultura do DF”. O reconhecimento do Metrópoles não apenas celebra a conquista, mas também reforça a importância de um compromisso contínuo com a verdadeira representação da diversidade e da inclusão na sociedade.
A crescente atenção às vozes femininas na cultura é um sinal encorajador de que mais iniciativas desse tipo precisam ser realizadas. O sucesso desta reportagem pode inspirar muitos outros projetos que busquem contar histórias de mulheres que fazem a diferença em suas comunidades.
O prêmio recebido pelo Metrópoles é uma vitória não só para a equipe, mas para todos aqueles que acreditam na valorização da diversidade e na força transformadora da cultura.


