Brasil, 2 de dezembro de 2025
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Pagamento por aproximação passa a ser aceito no metrô de São Paulo

A partir de 1º de dezembro, passageiros do Metrô de São Paulo poderão pagar a tarifa usando cartões de débito e crédito com tecnologia de aproximação, em projeto piloto nas linhas 1-Azul, 3-Vermelha, 2-Verde e 15-Prata.

A partir desta segunda-feira (1º), o pagamento da tarifa do Metrô em São Paulo passou a aceitar cartões físicos de débito e crédito com tecnologia de aproximação. A iniciativa faz parte de um projeto piloto iniciado nas estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha e que será expandido para as linhas 2-Verde e 15-Prata ao longo de dezembro. O objetivo é avaliar a aceitação dos passageiros e realizar ajustes necessários, com duração inicial de seis meses e possibilidade de prorrogação.

Aceitabilidade dos cartões e regras do uso

Serão aceitos cartões Mastercard, Visa e Elo habilitados para pagamentos por aproximação. Neste momento, cartões virtuais em smartphones ou smartwatches não serão aceitos. Durante o período de testes, cada cartão poderá ser usado para uma passagem por vez, e o usuário deverá esperar 30 minutos para utilizá-lo novamente na catraca do metrô, podendo esse período ser reduzido após avaliação.

Segundo informações do Metrô, cada estação terá uma catraca exclusiva para o pagamento por aproximação, devidamente sinalizada. Estações de maior movimento contarão com promotores para orientar os passageiros no uso do novo método.

“A novidade traz como principais benefícios aos passageiros a rapidez no embarque, já que o pagamento acontece em segundos; mais conveniência, uma vez que dispensa recargas e uso de dinheiro físico; integração com meios digitais, permitindo utilizar cartões cadastrados em carteiras eletrônicas, ampliando o leque de opções ao passageiro e melhorando o fluxo nas estações”, informa o Metrô.

Estações que já aceitam o pagamento por aproximação

Na Linha 1-Azul, as estações que já aceitam o novo método são: Tucuruvi (com orientadores), Parada Inglesa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Santana, Carandiru, Portuguesa-Tietê (com orientadores), Armênia, Tiradentes, Luz, São Bento (com orientadores), Liberdade (com orientadores), São Joaquim, Vergueiro, Paraíso (com orientadores), Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde-Ultrafarma, São Judas e Conceição.

Na Linha 3-Vermelha, incluem-se as estações Palmeiras-Barra Funda (com orientadores), Marechal Deodoro, Santa Cecília, República (com orientadores), Anhangabaú (com orientadores), Sé, Pedro II, Brás, Bresser-Mooca, Tatuapé (com orientadores), Carrão-Assaí Atacadista (com orientadores), Penha-Lojas Besni, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança, Patriarca-Vila Ré, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera.

Para a Linha 2-Verde, o projeto será iniciado em dezembro nas estações Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Brigadeiro, Chácara Klabin, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente.

Na Linha 15-Prata, as estações que passarão a aceitar o pagamento por aproximação são São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus e Jardim Colonial.

Segundo o Metrô, a implementação busca oferecer maior comodidade, agilidade e maior integração dos meios de pagamento, facilitando o fluxo nas estações e evitando o uso de dinheiro físico.

Para mais informações, acesse a notícia completa no site da Agência Brasil.

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