<
Usuários que utilizam o WhatsApp como principal meio de comunicação devem ficar atentos, pois a partir de dezembro de 2025, alguns dispositivos deixarão de ser compatíveis com o aplicativo. A mudança faz parte de um ajuste periódico feito pela Meta para garantir suporte às atualizações de sistema operacional e melhorias de segurança.
Por que o WhatsApp deixa de funcionar em certos celulares?
O WhatsApp analisa quais dispositivos com softwares mais antigos e menor quantidade de usuários ainda suportam o aplicativo. Essa decisão não é capricho, mas uma estratégia para acompanhar a constante modernização dos smartphones. Quando um aparelho tem um sistema obsoleto, ele não consegue receber as atualizações necessárias para o funcionamento do app, além de apresentar desempenho prejudicado e maior vulnerabilidade a ataques cibernéticos.
Segundo o Centro de Ajuda do WhatsApp, o aplicativo envia avisos aos usuários assim que o suporte ao sistema operacional estiver próximo de ser encerrado, tentando evitar que fiquem sem comunicação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/7/T/2c29KXQ36KQxxnNhlZcA/whatsapp-privacidade-gabby-jones-bloomberg.jpg)
Celulares que deixarão de usar WhatsApp em dezembro de 2025
Os dispositivos que atualmente não suportam mais o versão mínima do sistema operacional necessária para o WhatsApp incluem modelos mais antigos do iPhone, como:
- iPhone 5
- iPhone 5c
- iPhone 5s
- iPhone 6
- iPhone 6 Plus
Para usar o WhatsApp normalmente, o recomendado é adquirir um aparelho mais recente com Android OS 5.0 ou superior, ou iOS 15.1 ou mais atualizado. Caso o seu dispositivo esteja na lista, o ideal é atualizá-lo ou substituir por um modelo mais novo.
O que fazer se o seu celular estiver na lista?
O melhor caminho é trocar por um modelo mais recente que receba suporte às atualizações. Se isso não for possível de imediato, ainda é possível usar a versão do WhatsApp para desktop ou navegador, embora elas apresentem limitações em relação ao aplicativo no smartphone.
Ao receber o alerta de fim de suporte, também é recomendável verificar a versão do sistema na seção “Sobre o dispositivo” no Android ou “Informações” no iPhone.
Para mais detalhes, acesse o fonte original.



