A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), reuniu-se nesta quinta-feira (27) para avançar na criação de um novo sistema digital para avaliar o estágio probatório dos servidores municipais. A iniciativa visa modernizar o procedimento, tornando-o mais eficiente e seguro.
Avanços na construção do sistema de avaliação
Durante o encontro, Rondinele de Castro, desenvolvedor de sistemas da Secti, detalhou os progressos e explicou o funcionamento previsto da plataforma. “Tudo será feito dentro da plataforma, diminuindo a burocracia, considerando que são 323 escolas. A previsão é que o sistema esteja disponível em junho de 2026. Ele vai usar informações do GURU, o sistema de RH da Prefeitura, e estamos validando cada etapa junto com a Semec para garantir que tudo esteja alinhado e funcionando corretamente”, afirmou.
Importância da informatização do processo
Michelle de Brito Barbosa, presidente da Comissão Permanente de Avaliação do Estágio Probatório da Semec, destacou os benefícios da digitalização. “Nosso objetivo é conferir maior eficiência aos trabalhos realizados pela Comissão, além de garantir um registro próprio e atualizado sobre a situação dos servidores avaliados e avaliandos, considerando que do estágio probatório decorrem a estabilidade ou a exoneração do servidor”, ressaltou.
Compromisso com a modernização e transparência
Com essas ações, as Secretarias municipais reafirmam seu compromisso de modernizar procedimentos, promover maior transparência e aprimorar a eficiência dos serviços públicos municipais. O novo sistema promete facilitar o acompanhamento, reduzir a utilização de papel e garantir maior segurança na avaliação dos servidores públicos municipais.



