Na última quinta-feira (13), teve início um novo capítulo na história das travessias aquaviárias de São Paulo, com o leilão da parceria público-privada (PPP) do Sistema de Travessias Hídricas. O consórcio Acqua Vias SP foi o vencedor do certame, oferecendo um desconto significativo de 12,60% sobre o valor estimado no edital, que previa uma contraprestação anual média de R$ 461,18 milhões. Essa conquista representa não apenas uma melhoria no transporte aquaviário, mas também uma significativa economia para os cofres públicos.
Resultados do leilão e impacto financeiro
O leilão foi realizado na sede da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, e atraiu a atenção de várias empresas que se interessaram em administrar e operar as 14 linhas de travessias do estado. Outras três propostas foram apresentadas, com descontos que variaram: o Consórcio Travessias SP com 8,10%, CS Infra S.A com 5,53% e Comporte Participações S.A com 2,53%.
O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância do leilão, afirmando que com este, o estado já contratou R$ 373 bilhões em investimentos, o que não só melhora a logística e segurança do transporte, mas também promete a geração de novos empregos. “É emprego na veia,” comentou o governador, enfatizando o potencial impacto positivo dessa iniciativa na economia local.
Modernização das travessias aquaviárias
Com um total de investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões, a PPP do Sistema de Travessias Hídricas de São Paulo tem como objetivo modernizar e ampliar as travessias que atendem aproximadamente 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos anualmente. O contrato, que terá uma duração de 20 anos, prevê a aquisição de mais de 40 novas embarcações, com a maioria delas sendo de tecnologia 100% elétrica.
Benefícios ambientais e operacionais
A modernização das travessias aquaviárias não traz apenas benefícios em termos de transporte, mas também promete uma redução significativa nas emissões de poluentes. Estima-se que a implementação desse projeto possa resultar na diminuição de até 18 mil toneladas de CO₂ por ano, consolidando o Sistema de Travessias Hídricas de São Paulo como um dos maiores programas de descarbonização do transporte aquaviário no país.
Os recursos alocados para essa modernização também contemplam a requalificação e ampliação de 20 terminais, a construção de novas oficinas de manutenção, centros de controle operacional, cabines automáticas de cobrança, além de sistemas de automação e segurança. Esses avanços garantirão um serviço mais eficiente e seguro para os usuários.
Certificação internacional e próximos passos
Durante a estruturação do projeto, a iniciativa obteve reconhecimento internacional ao se tornar a primeira no Brasil a receber a certificação Blue Dot Network, concedida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Esse selo comprova que o projeto segue os mais altos padrões de governança, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social, demonstrando o compromisso do Estado de São Paulo com a qualidade e a eficiência de seus serviços públicos.
Nos próximos meses, o governo irá dar início às etapas de adjudicação e homologação, com a assinatura do contrato prevista para o primeiro semestre de 2026. Após a formalização, haverá uma fase de transição operacional, onde a Semil (atual operadora) manterá as operações em colaboração com a nova concessão por um período de três meses. A gestão será totalmente assumida pelo consórcio Acqua Vias SP no sétimo mês.
O investimento será implementado de forma gradual, começando pela fabricação das novas embarcações e a modernização dos terminais. O cronograma determina que todas as travessias devem operar com capacidade plena até o final do sétimo ano, já com as obras finalizadas e a frota elétrica em operação.
Com essas melhorias, espera-se que o transporte aquaviário no estado de São Paulo ganhe nova vida, trazendo mais conforto, segurança e eficiência para os passageiros e veículos que utilizam essas travessias diariamente. O consórcio Acqua Vias SP, formado pelas empresas BK Consultoria e Serviços, Internacional Marítima, Rodonave Navegações, Zetta Infraestrutura e Participações, e Innovia Soluções Inteligentes, se compromete a tornar essa visão uma realidade nos próximos anos.
A travessia Santos-Guarujá, que é reconhecida como a maior do mundo em número de veículos transportados, dará início a essa nova era de transformação e modernização no sistema de travessias do litoral paulista e na região metropolitana, beneficiando milhões de cidadãos.


