Brasil, 20 de julho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Daily Show destrói ataque de Trump a Biden com vídeo que revela contradição

Nesta quinta-feira, o apresentador Jordan Klepper, do “The Daily Show”, satirizou o ex-presidente Donald Trump ao apontar uma clara contradição em suas declarações sobre o presidente Joe Biden e o atual presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Trump, que atualmente critica Powell por não reduzir as taxas de juros, havia nomeado o próprio Powell para o cargo em 2017 e apoiado sua recondução em 2021, ambas aprovadas pelo Senado.

Trump e as contradições sobre Jerome Powell

Durante uma fala recente, Trump descreveu Powell como um “péssimo” presidente do Fed e se mostrou surpreso por Biden “ter colocado” e “ampliado” seu mandato. No entanto, Klepper reproduziu um vídeo em que Trump, durante a cerimônia de nomeação de Powell, elogiou o então presidente, chamando-o de “forte”, “comprometido” e “inteligente”.

“Vamos voltar ao momento em que Joe Biden nomeou Jerome Powell e ver o que ele disse na ocasião”, brincou Klepper, enquanto exibia o vídeo do anúncio feito por Trump na Casa Branca. Na gravação, Trump destaca a força, comprometimento e inteligência de Powell, comentários que agora entram em total conflito com as suas críticas recentes.

Reações e ameaças de Trump ao Fed

O apresentador destacou ainda as ameaças constantes de Trump de demitir Powell e a postura tranquila do próprio presidente do Fed frente às intimidações. Quando questionado, em novembro passado, se acreditava que o presidente tinha poder para demiti-lo, Powell respondeu claramente: “Isso não é permitido por lei”.

“Wow!”, comentou Klepper, enquanto a plateia do “The Daily Show” aplaudia Powell, que repetiu sua resposta na gravação. Klepper brincou, “Ele ainda acrescentou: ‘Tenta, sua vadia’”, aumentando o tom de sátira da variável política de Trump.

O episódio reforça como a narrativa oficial de Trump sobre seu relacionamento com o Fed e Jerome Powell é contraditória, evidenciando as mudanças de discurso do ex-presidente. Para Klepper, a situação mostra que, apesar das declarações atuais, Trump apoiou firmemente Powell em momentos-chave, antes de começar a criticá-lo por motivos políticos.

Impacto e contexto político

O vídeo e a sátira proporcionados por Klepper evidenciam a teatralidade das ações e declarações de Trump, refletindo uma estratégia de ataque que não condiz com seu próprio histórico de nomeações. Essa contradição pode reforçar a percepção de instabilidade nas posições do ex-presidente e oferecer uma narrativa satírica sobre a sua incoerência política.

Para entender melhor as declarações de Trump e o papel de Powell, consulte análises na HuffPost e outros especialistas em política econômica.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes