Brasil, 19 de julho de 2025
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Morre Roberto Duailibi, ícone da publicidade brasileira, aos 89 anos

Roberto Duailibi, grande nome da publicidade, faleceu nesta sexta-feira, aos 89 anos, deixando um legado marcante no setor.

O mundo da publicidade brasileira se despede hoje de um de seus maiores ícones. Roberto Duailibi, escritor e publicitário, faleceu nesta sexta-feira, dia 18, aos 89 anos, deixando uma herança significativa que moldou o setor ao longo de sua vida. Membro da Academia Paulista de Letras desde 2015, Duailibi é lembrado por sua criatividade e inovação que repercutiram em várias gerações.

A trajetória de um pioneiro

Nascido filho de um libanês e de uma brasileira, Roberto Duailibi mudou-se para São Paulo aos 12 anos. Sua trajetória acadêmica começou com a formação pela Escola de Propaganda de São Paulo, onde se formou em 1956. Sua carreira no setor publicitário teve início no mesmo ano, quando começou a trabalhar na Colgate-Palmolive, e desde então, Duailibi nunca olhou para trás.

Com o tempo, ele se tornou um dos redatores mais reconhecidos do país, passando por algumas das melhores agências, como JWT, McCann Erickson e Standard Propaganda, onde alcançou o cargo de vice-presidente de criação. Seu talento e visão o levaram a fundar, em 1968, a DPZ, uma das agências publicitárias mais premiadas do Brasil. A DPZ se destacou não apenas pela qualidade de suas campanhas, mas por sua influência e contribuição para a revolução da publicidade no país na segunda metade do século XX.

Reconhecimento e legado

O impacto de Roberto Duailibi no setor não passou despercebido. Em 1969, ele foi eleito “Publicitário do Ano” no prestigioso Prêmio Colunistas, um reconhecimento que exemplifica sua habilidade e dedicação ao ofício. Mas seus feitos vão além da publicidade; Duailibi também se destacou na educação e nas instituições do setor. Ele foi professor e diretor de cursos na ESPM de São Paulo e ensinou também na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Sua relevância na indústria publicitária foi ainda reforçada por sua presidência em duas gestões da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP), além de ocupar posições em conselhos de diversas entidades, como a Fundação Bienal de São Paulo e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Contribuições literárias

Além de seu trabalho como publicitário, Duailibi também se lançou na carreira de escritor. Ele é autor de vários livros importantes, incluindo “Criatividade & Marketing”, em coautoria com Harry Simonsen Jr., onde introduziu o conceito de “régua heurística”, que visa estimular a criatividade nas empresas. Outro de seus trabalhos notáveis é “Cartas a um Jovem Publicitário”, lançado em 2005, além da coleção “Ideias Poderosas”, que criou em parceria com Marina Pechlivanis.

Impacto na geração de novos publicitários

Para muitos, Roberto Duailibi foi não apenas um mestre em publicidade, mas um verdadeiro mentor. Suas aulas e palestras inspiraram vários jovens que sonham em seguir seus passos na publicidade e propaganda. Seu legado de criatividade, ética e compromisso com a educação se perpetua por meio das gerações que passaram por suas orientações.

A perda de um gigante

A morte de Roberto Duailibi representa uma grande perda para o setor publicitário brasileiro, que se despede de um de seus gigantes. Sua forma única de enxergar a comunicação e a publicidade deixou uma marca indelével, não só em campanhas memoráveis, mas também na formação de novos profissionais que buscam inovar e manter viva a paixão pela publicidade.

As contribuições de Duailibi não serão esquecidas, e sua obra continua a influenciar publicitários de todo o Brasil. A indústria publicitária, certamente, sentirá sua falta, mas agradecerá eternamente por tudo o que ele fez.

Se você deseja saber mais sobre a trajetória de Roberto Duailibi, confira mais informações [neste link](https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/07/18/morre-roberto-duailibi-aos-89-anos.ghtml).

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