O Cybertruck da Tesla, inicialmente considerado o futuro dos veículos elétricos, está se mostrando um verdadeiro fiasco comercial. No segundo trimestre de 2025, a fabricante vendeu apenas 4.306 unidades, representando uma queda preocupante de 50,8% em comparação às 8.755 unidades entregues no mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do Kelley Blue Book. Essa queda acentuada sinaliza que a tão hypada picape pode não ter futuro nas estradas norte-americanas.
A trajetória do Cybertruck desde seu lançamento
Quando o Cybertruck foi revelado em novembro de 2019, Elon Musk o descreveu como “uma picape melhor que a F-150, mais rápida que um Porsche 911”. Seu design futurista e exoesqueleto de aço inoxidável rapidamente o tornaram um fenômeno viral e um tema de debate acalorado. Porém, quase seis anos depois, a picape está se transformando em uma curiosidade de nicho, ao invés de um produto de massa.
O lançamento oficial do Cybertruck aconteceu em novembro de 2023, porém anos atrás do previsto, com os modelos básicos partindo de $72,235 e as versões top de linha ultrapassando $100,000. As primeiras análises acenderam um alerta vermelho com relatos de falhas de software, acabamentos ruins e uma autonomia decepcionante para um veículo desse porte.
Os números atuais vão ao encontro das críticas e dos avisos feitos por antigos fãs: o Cybertruck não está atraindo os consumidores.
Cybertruck looks like the future https://t.co/K2GAhH0vaN
— Elon Musk (@elonmusk) 31 de dezembro de 2024
Outras montadoras também enfrentam desafios
Não é apenas a Tesla que está sofrendo com esses números. O F-150 Lightning, da Ford, um de seus carros elétricos mais emblemáticos, também apresentou um trimestre difícil, com vendas caindo 26,1%, passando de 7.902 para 5.842 unidades no segundo trimestre de 2024. Essa queda sugere que a empolgação por picapes elétricas grandes e caras pode estar esfriando rapidamente.
Em contrapartida, o Chevrolet Silverado EV, que adota uma abordagem mais convencional em termos de design e estratégia de preços, está ganhando espaço no mercado. A General Motors vendeu 3.056 unidades do Silverado EV no último trimestre, refletindo um crescimento de 39,2% em comparação ao ano anterior. Embora ainda esteja atrás da Tesla e da Ford em números absolutos, o crescimento do Silverado mostra que há uma demanda por picapes elétricas, mas talvez não para modelos luxuosos e experimentais.
O futuro do Cybertruck em uma indústria em transformação
Para a Tesla, a queda nas vendas do Cybertruck chega em um momento delicado. As vendas totais de veículos elétricos da marca nos EUA caíram 12,6% no segundo trimestre, fazendo parte de uma desaceleração mais ampla da indústria. Enquanto o Model 3 ganha força e o Model Y se mantém como o EV mais vendido, o Cybertruck já está sendo visto como o elo mais fraco da Tesla.
O Cybertruck foi projetado para ser um evento cultural, um produto que rompesse todas as regras e redefinisse o que uma picape poderia ser. Contudo, rapidamente está se tornando um exemplo de promessas exageradas e entregas decepcionantes.
O futuro do Cybertruck e da própria Tesla no mercado automobilístico dependerá de como a empresa lidará com esses desafios e se conseguirá reconquistar a confiança dos consumidores que uma vez se empolgaram com a ideia inovadora que ele representava.