Ir para o conteúdo

quarta-feira, 04 de novembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ECONOMIA

Tesla e SpaceX caem após democratas assumirem controle do Congresso dos EUA

Ações da Tesla e da SpaceX recuam após democratas conquistarem o controle do Congresso dos Estados Unidos.

Compartilhe
WhatsApp

As ações da Tesla e da SpaceX recuaram no pré-mercado dos Estados Unidos nesta quarta-feira (4), após os democratas conquistarem o controle do Congresso nas eleições de meio de mandato. Os papéis da Tesla caíam cerca de 5%, enquanto os da SpaceX recuavam 6,9%.

O resultado eleitoral aumentou a preocupação de investidores com possíveis regras mais rigorosas para o setor de inteligência artificial e com a eventual fusão entre a fabricante de veículos elétricos e a empresa de foguetes, satélites e inteligência artificial de Elon Musk.

Musk apoiou o presidente Donald Trump durante a campanha e destinou quase US$ 450 milhões ao Partido Republicano, segundo o texto. Após o resultado, publicou no X, em tom de brincadeira, que seus “lasers espaciais de interferência eleitoral” não haviam funcionado.

Analistas afirmaram que o fortalecimento dos democratas pode ampliar a fiscalização sobre Musk e atrasar uma eventual operação entre Tesla e SpaceX. A fusão ainda está em fase de estudos, e uma iniciativa para anunciar um acordo até o primeiro semestre de 2027 foi mencionada por pessoas familiarizadas com o assunto, conforme informado pela Bloomberg.

A derrota republicana no Texas também afetou as empresas de Musk, que mantêm no estado as sedes da Tesla e da SpaceX. Segundo Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell, a presença das companhias e de instalações como o centro de dados Colossus 3 no estado contribuiu para a pressão sobre os papéis.

As bolsas internacionais tiveram desempenho misto. O índice Nikkei, do Japão, caiu 1,42%, enquanto os futuros de Nasdaq, Dow Jones e S&P 500 registravam altas antes da abertura do mercado americano.

Fonte: O Globo

Leia também