Ir para o conteúdo

quarta-feira, 04 de novembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ESPORTES

Fifa libera acesso a documentos de projeto comercial fracassado

Membros do Conselho da Fifa poderão consultar documentos do projeto comercial FFE, que provocou uma crise e oposição da Uefa.

Compartilhe
WhatsApp

A Fifa autorizou os membros de seu Conselho a consultar documentos-chave do projeto fracassado de uma sociedade comercial aberta a investidores privados, conhecido como FFE, informou nesta terça-feira (3) uma fonte próxima ao caso.

Os conselheiros foram comunicados na segunda-feira por carta do secretário-geral da Fifa, Mattias Grafström. Eles deverão manifestar interesse nas próximas duas semanas para consultar o material pessoalmente, sob condições específicas, na sede da entidade, em Zurique, na Suíça.

A medida ocorre enquanto a Uefa tenta obter, na Justiça da Flórida, documentos relacionados ao projeto junto às filiais americanas da Fifa. A confederação europeia avalia apresentar uma denúncia à Justiça suíça por suposta gestão desleal.

A Uefa também enviou à Fifa perguntas sobre governança e pediu respostas em duas semanas, prazo considerado inviável pela entidade. A disputa envolve o presidente Gianni Infantino, que pretende concorrer à reeleição em março de 2027.

Com o prazo para registro de candidaturas marcado para 18 de novembro, a Uefa ainda não encontrou um nome capaz de enfrentar Infantino, que ocupa o cargo desde 2016. Em 23 de outubro, a Confederação Asiática de Futebol (AFC) declarou apoio ao dirigente.

O ex-jogador da seleção suíça Ramon Vega anunciou a intenção de se candidatar, mas, segundo a informação disponível, ainda não há indicação de que tenha obtido os cinco apoios necessários.

Fonte: O Globo

Leia também