A Embraer fechou nesta segunda-feira um acordo com a Grécia para fornecer três aeronaves KC-390 Millennium à Força Aérea Helênica, com opção de compra de mais três unidades. A primeira entrega está prevista para 2027.
Segundo a fabricante, a negociação ocorreu por meio de um acordo governamental entre Grécia e Portugal. Com a aquisição, a Grécia se torna o sétimo país europeu a comprar o KC-390, ao lado de Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, República Tcheca e Suécia.
Além dos países europeus, o modelo foi adquirido pelas forças aéreas do Brasil, da República da Coreia, do Uzbequistão, dos Emirados Árabes Unidos e da Colômbia.
A Embraer afirma que o acordo ampliará as capacidades gregas de transporte aéreo, reabastecimento em voo e operações militares. A empresa também prevê maior interoperabilidade com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e forças aliadas, além de possíveis sinergias europeias em treinamento, suporte e logística.
“Estamos honrados com a decisão da Grécia de adquirir o KC-390 Millennium. Essa escolha ressalta a confiança que importantes membros da OTAN possuem em nossa aeronave”, afirmou Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, em comunicado.
O KC-390 pode transportar até 26 toneladas de carga e atingir 470 nós. A aeronave também pode ser usada no transporte de tropas, lançamento de equipamentos e pessoal, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias.
O modelo pode operar em pistas não pavimentadas e atuar como avião-tanque, fornecendo combustível a outras aeronaves, ou como receptor durante o voo.
Fonte: O Globo