Ir para o conteúdo

sábado, 31 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

João Campos é cotado para ministério no quarto mandato de Lula

Aliados de Lula consideram João Campos nome certo para integrar o ministério no quarto mandato do presidente.

Compartilhe
WhatsApp

O ex-prefeito do Recife João Campos é considerado por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva um nome certo para integrar o ministério no quarto mandato do petista, segundo informações divulgadas em 31 de outubro de 2026.

Sem mandato após perder a disputa pelo governo de Pernambuco para Raquel Lyra (PSD), Campos preside o PSB, principal partido aliado do PT nas eleições de 2022 e deste ano. A legenda também abriga Geraldo Alckmin, vice da chapa presidencial.

De acordo com um auxiliar de Lula, a expectativa é que Campos seja indicado na primeira conversa formal entre o PSB e o presidente sobre a composição do novo governo. Ainda não há definição sobre qual ministério ele ocuparia, mas o entorno do petista considera possível que o partido pleiteie a pasta da Ciência e Tecnologia.

O ministério foi comandado por Eduardo Campos, pai de João, entre 2004 e 2005, no primeiro mandato de Lula. Eduardo morreu em um acidente aéreo em agosto de 2014, enquanto disputava a Presidência da República.

Aliados de Lula afirmam que o presidente só deve começar a decidir a composição do ministério após 16 de novembro, quando retornar de viagens à Turquia e às Filipinas. Na eleição para o governo de Pernambuco, Raquel Lyra venceu com 53,27% dos votos válidos, contra 44,82% de João Campos.

Fonte: O Globo

Leia também