Ir para o conteúdo

sexta-feira, 30 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Karl Bushby se aproxima do fim de volta ao mundo a pé

Após 28 anos e cerca de 50 mil quilômetros, Karl Bushby se prepara para concluir a viagem a pé até Hull, na Inglaterra.

Compartilhe
WhatsApp

O britânico Karl Bushby, de 57 anos, se prepara para concluir em 2 de novembro uma expedição de cerca de 50 mil quilômetros iniciada há 28 anos, com destino a Hull, sua cidade natal, na Inglaterra.

Bushby chegou ao Reino Unido em 5 de outubro, após atravessar a nado o Canal da Mancha e alcançar a praia de Shakespeare, perto de Dover. Na ocasião, ainda restavam aproximadamente 400 quilômetros até Hull, onde sua família prepara uma recepção.

A chamada Expedição Goliath começou em 1º de novembro de 1998, em Punta Arenas, no Chile. Ex-paraquedista do Exército britânico, Bushby carregava seus pertences em um carrinho de duas rodas e pretendia concluir o percurso em cerca de 12 anos.

Problemas financeiros, restrições migratórias, conflitos políticos e o fechamento de fronteiras prolongaram a viagem. Durante o trajeto, ele atravessou a região do Darién, entre a Colômbia e o Panamá, e ficou 18 dias detido por autoridades panamenhas.

Em 2006, Bushby e o aventureiro francês Dimitri Kieffer cruzaram o Estreito de Bering sobre blocos de gelo e por trechos dentro da água. Os dois foram detidos na Rússia por problemas relacionados à entrada no país, e restrições impostas pelo governo russo interromperam a jornada por longos períodos.

Em 2024, Bushby atravessou o Mar Cáspio a nado em uma travessia de 31 dias, acompanhada por nadadores profissionais do Azerbaijão e embarcações de apoio. No ano seguinte, ele cruzou a pé a Ponte do Bósforo, em Istambul, passando da Ásia para a Europa.

Em entrevista à BBC, Bushby afirmou que chegar ao território britânico foi um momento especial após tantos anos longe de casa. Ele também disse considerar que chegou o momento de encerrar a expedição.

Fonte: O Globo

Leia também