A agência argentina NOVA publicou nesta quarta-feira (28) que o presidente Javier Milei teria explorado, com respaldo de Donald Trump, a instalação de um “governo paralelo” brasileiro liderado por Flávio Bolsonaro na província de Misiones, na região da Tríplice Fronteira. A alegação, de elevada gravidade diplomática, permanece sem confirmação independente nas fontes consultadas.
Segundo a publicação, a iniciativa teria sido concebida pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e buscaria apoio de representantes da direita latino-americana, como Kast, no Chile, Keiko Fujimori, no Peru, e Abelardo de la Espriella, na Colômbia. Ainda conforme a NOVA, o reconhecimento rápido do resultado eleitoral brasileiro teria inviabilizado a proposta e levado à adoção de uma alternativa centrada na saída da família Bolsonaro do Brasil.
O texto consultado não apresenta documentos, registros de reuniões ou declarações identificadas que comprovem especificamente a discussão sobre um governo paralelo. Embora mencione fontes diplomáticas ao tratar de possível asilo, não esclarece quem teria acompanhado a formulação da estrutura política descrita. A existência da reportagem é verificável; a existência do plano continua sendo uma alegação do veículo.
A distinção é necessária porque há informações sobre a viagem de Flávio e relatos de eventual colaboração internacional que não demonstram, por si, a intenção de instituir uma autoridade rival à Presidência brasileira.
Em entrevista à emissora argentina A24, Simón Levy, apresentado como presidente da organização The Americas Council, afirmou que Milei tinha conhecimento de uma operação para retirar Flávio do Brasil e atribuiu sua autorização a Rubio. Trata-se de uma declaração identificada sobre o deslocamento do senador, não de confirmação do suposto governo paralelo.
O site Letra P também relatou, com base em três fontes do governo argentino, um pedido de Washington para facilitar a saída de Flávio. A reportagem concentra-se no apoio à viagem. Não apresenta confirmação da instalação de uma administração brasileira em Misiones.
Há, ainda, informações desencontradas no noticiário. A versão da NOVA consultada mantém a negativa argentina sobre a entrada do senador no país. Já a TN informou posteriormente que a Direção Nacional de Migrações confirmou a passagem de Flávio e familiares pela fronteira na noite de terça-feira (27). Esse registro ajuda a esclarecer o itinerário, mas não comprova a articulação política descrita pela agência.
A expressão “governo paralelo” exige precisão. Pode designar uma organização de oposição que fiscaliza o Executivo e apresenta propostas, sem reivindicar autoridade estatal. No Reino Unido, o gabinete de oposição acompanha os ministérios e desenvolve políticas alternativas dentro do funcionamento regular do Parlamento.
O próprio Lula organizou uma iniciativa com esse nome depois da derrota para Fernando Collor, em 1989. Segundo o Instituto Lula, a estrutura funcionou entre 1990 e 1992 para acompanhar criticamente o governo e formular propostas. Era um instrumento de oposição política, sem pretensão de substituir a Presidência por reconhecimento estrangeiro.
Outra categoria é o governo no exílio. A Polônia manteve uma administração fora de seu território durante a Segunda Guerra Mundial. Constituída na França em setembro de 1939, transferiu-se para Londres em junho de 1940. Sua origem estava vinculada à invasão e à ocupação do país, circunstâncias que não podem ser equiparadas automaticamente a uma derrota eleitoral.
O precedente venezuelano mostra uma terceira situação: a disputa pelo reconhecimento de quem pode representar o Estado. Em 2019, o Reino Unido reconheceu Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela. A controvérsia produziu consequências judiciais sobre o controle de ativos venezuelanos no exterior.
Diretorias rivais do Banco Central venezuelano, vinculadas a Nicolás Maduro e Guaidó, emitiram instruções conflitantes sobre reservas e outros recursos mantidos em instituições britânicas. A disputa chegou à Suprema Corte do Reino Unido, que examinou os efeitos do reconhecimento diplomático e das nomeações feitas pelos dois grupos.
É nesse ponto que uma eventual tentativa de criar uma autoridade rival poderia afetar a segurança jurídica internacional do Brasil. Em um cenário hipotético de reconhecimento externo, poderiam surgir controvérsias sobre representação diplomática, acesso a contas públicas no exterior e legitimidade para atuar em processos judiciais estrangeiros. Esses efeitos dependeriam de decisões concretas de governos, tribunais e instituições financeiras — não decorreriam automaticamente de uma proclamação política.
Dentro do Brasil, uma declaração feita no exterior não substituiria os mecanismos constitucionais de eleição, posse e sucessão presidencial. A Constituição estabelece como se constitui e se exerce a Presidência da República. Uma estrutura autoproclamada não receberia, por esse ato, competência para administrar o país ou editar normas válidas em seu território.
Na esfera diplomática, o eventual apoio estatal a uma tentativa de substituir autoridades constitucionais levantaria questões sobre o princípio da não intervenção. O artigo 19 da Carta da Organização dos Estados Americanos proíbe a intervenção direta ou indireta nos assuntos de outro Estado. O artigo 20 veda medidas coercitivas destinadas a forçar sua vontade soberana. A aplicação dessas disposições exigiria comprovar quais atos foram praticados e com qual finalidade.
Conceder proteção a uma pessoa, facilitar seu deslocamento e reconhecer um governo rival são decisões distintas. A apuração sobre uma delas não autoriza presumir as demais. No caso da publicação argentina, faltam elementos verificáveis para estabelecer se houve uma proposta formal, quem participou dela e quais providências teriam sido consideradas. São essas provas que poderiam transformar uma alegação de bastidor em um caso de repercussão institucional.