A vila de Nanmoku, na província japonesa de Gunma, tenta atrair jovens de Belén, no Peru, para conter o envelhecimento populacional e evitar o risco de desaparecimento. A iniciativa ganhou força após uma visita recente da prefeita peruana e de duas jovens à comunidade, que tem 1.300 habitantes.
Nanmoku é considerada a localidade com a população mais idosa do Japão: 70% dos moradores têm 65 anos ou mais. Um relatório de um centro de estudos classificou o município, em 2014, como o que corria maior risco de desaparecer.
Durante a visita, Belén e Nanmoku assinaram um acordo de cidades-irmãs para ampliar os laços culturais e interpessoais. As autoridades japonesas esperam que a parceria incentive jovens peruanos a se mudar para a vila, embora ainda não esteja claro como eles poderiam obter residência.
O prefeito de Nanmoku, Saijo Hasegawa, afirmou que a comunidade precisa ampliar seus horizontes e atrair mais moradores, inclusive estrangeiros. Segundo ele, cerca de 60 pessoas morrem no município por ano, enquanto nascem apenas dois ou três bebês.
Belén, distrito de Iquitos, na região amazônica do Peru, tem cerca de 60 mil habitantes e média de idade de 27 anos. A prefeita Lina Arista López disse que os jovens podem se interessar por viver em outras cidades devido à falta de empregos na região, onde muitos moradores dependem do comércio informal e da agricultura.
Uma jovem de 19 anos que participou da viagem, Wendy Sangama, disse ter admirado Nanmoku e afirmou que se mudaria para o local caso tivesse essa oportunidade. Já Yuki Wanibuchi, que se mudou de Kyoto para a vila, avaliou que estrangeiros enfrentariam dificuldades como a barreira do idioma e a necessidade de carro para viver na comunidade.
Fonte: O Globo