Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ELEIÇÕES

Partidos que apoiaram Flávio reconhecem vitória de Lula

União Brasil, Republicanos e Podemos reconhecem a vitória de Lula, enquanto Flávio Bolsonaro questiona o resultado das eleições de 2026.

Compartilhe
WhatsApp

Os presidentes nacionais do União Brasil, Antonio Rueda, do Republicanos, Marcos Pereira, e do Podemos, Renata Abreu, reconheceram nesta segunda-feira, 26 de outubro, a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais de 2026, apesar de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) questionar o resultado.

O PL, partido de Flávio, ainda não se manifestou sobre a eleição. Após a confirmação da derrota, o senador afirmou que as eleições deveriam ser anuladas.

Em nota, Rueda disse que a soberania popular se manifestou nas urnas e que o resultado proclamado pela Justiça Eleitoral deve ser respeitado por todos. O dirigente também declarou disposição para apoiar medidas voltadas ao crescimento do país, à geração de empregos e à redução das desigualdades.

Marcos Pereira parabenizou Lula e afirmou que o novo mandato deverá contemplar também os eleitores de Flávio Bolsonaro, com respeito às diferenças e diálogo com o Congresso Nacional.

Renata Abreu afirmou que o Podemos deseja que o governo Lula tenha sabedoria e responsabilidade para conduzir o país. Segundo ela, o partido continuará atuando com independência no Parlamento.

União Brasil, Republicanos e Podemos adotaram neutralidade no primeiro turno, mas apoiaram Flávio na segunda etapa. A federação formada por União Brasil e PP ainda não se manifestou como grupo, e o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PP-PI), não comentou.

Outras legendas também reconheceram a vitória de Lula. O MDB cumprimentou o petista, enquanto PSD e PSDB, que não haviam se posicionado no segundo turno, também o parabenizaram.

O presidente do Missão, Renan Santos, descartou a existência de fraude durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Já o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, questionou o resultado e alegou que o PT utilizou a máquina pública e o Supremo Tribunal Federal para permanecer no poder.

Fonte: O Globo

Leia também