Mais de 300 soldados dos Estados Unidos chegarão à Colômbia a partir de 27 de outubro para participar de um treinamento conjunto de combate ao narcotráfico, informou o Ministério da Defesa colombiano.
Os exercícios ocorrerão entre 30 de outubro e 11 de novembro e também abordarão o combate à mineração ilegal e a drones carregados com explosivos. Mais de 400 militares colombianos uniformizados participarão das atividades.
O treinamento será realizado por terra e mar, com troca de conhecimentos médicos para o atendimento de feridos em áreas minadas. A base militar de Tolemaida, localizada a pouco mais de 100 quilômetros de Bogotá, será o principal local das atividades.
Os militares americanos integram o Batalhão de Montanha dos Estados Unidos, especializado em operações em terrenos difíceis, condições climáticas extremas e áreas de alta montanha. A operação também poderá apoiar forças de Operações Especiais dos EUA e militares colombianos envolvidos em incursões contra supostos traficantes.
Esta será a quarta edição do exercício conjunto Vanguardia del Sur. A edição anterior, realizada em 2022, reuniu 150 militares americanos, segundo o Exército colombiano.
A Colômbia integra o Escudo das Américas, aliança de segurança e combate às drogas promovida pelo governo de Donald Trump e formada por 19 parceiros regionais. Organizações de direitos humanos manifestaram preocupação com possíveis riscos a civis, enquanto especialistas questionam a eficácia de operações militares contra integrantes de grupos de tráfico de drogas.
Fonte: O Globo