A Justiça Eleitoral testou, na manhã deste domingo (25), a autenticidade de dez urnas eletrônicas em diferentes municípios de São Paulo, antes do início da votação do segundo turno das eleições de 2026. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), todas as verificações foram realizadas regularmente e não apontaram irregularidades.
O procedimento verifica se os equipamentos utilizam os sistemas oficiais preparados, assinados digitalmente e lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante a auditoria, fiscais conferem a identificação das urnas, os lacres e as assinaturas digitais dos arquivos instalados.
A checagem inclui a comparação de resumos digitais, conhecidos como hashes, entre os arquivos presentes nas urnas e aqueles oficialmente lacrados pelo TSE. O teste ocorre antes da emissão da zerésima, relatório que comprova a ausência de votos registrados antes do início da votação.
Uma das auditorias foi realizada na seção 206 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Oscar Pennacino, em Osasco, na Grande São Paulo. O procedimento contou com autoridades eleitorais, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e integrantes da mesa receptora de votos.
As urnas foram escolhidas no sábado (24), durante uma cerimônia pública no TRE-SP, com acompanhamento de entidades fiscalizadoras, órgãos públicos, partidos políticos e organizações da sociedade civil. Os equipamentos selecionados estavam distribuídos por Osasco, Ribeirão Pires, Mogi Mirim, Alfredo Marcondes, Valinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Santo André, Taiaçu e Pederneiras.
Além dos testes de autenticidade, o TRE-SP realizou neste domingo testes de integridade em outras 33 urnas, no Centro Cultural São Paulo e na Universidade Paulista (Unip), no bairro do Paraíso, na capital.
O teste de integridade ocorre durante o mesmo período da votação oficial e busca verificar se as urnas registram corretamente os votos. Para isso, votos previamente registrados em cédulas de papel são digitados nos equipamentos, e os resultados são comparados ao final do procedimento, realizado em ambiente monitorado por câmeras.
Fonte: g1