O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI) orientou as empresas do comércio lojista, incluindo lojas instaladas em shopping centers, a suspender as atividades neste domingo (25), data do segundo turno das eleições de 2026.
Segundo comunicado divulgado pela entidade, a orientação ocorreu após a notificação, no sábado (24), de uma decisão judicial na Ação Civil Pública nº 001745-52.2026.22.0006. Conforme o sindicato, a decisão reconheceu o dia 25 de outubro como feriado nacional e apontou que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2026-2028 não autoriza o funcionamento do comércio lojista na data.
O documento é assinado pelo presidente do Sindilojas-PI, Tertulino Ribeiro Passos, e afirma que a suspensão deve ser cumprida pelas empresas do segmento. A entidade também informou que a medida alcança os estabelecimentos localizados em shopping centers.
A decisão foi atribuída pelo sindicato ao juiz Gustavo Lima Martins. Até a publicação do comunicado, shopping centers de Teresina que costumam manter lojas abertas aos domingos ainda eram consultados sobre o funcionamento no dia da votação.
Fonte: g1 Piauí